Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Anúncio de realização de audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Regional, sobre o sistema ferroviário urbano.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Anúncio de realização de audiência pública, na Comissão de Desenvolvimento Regional, sobre o sistema ferroviário urbano.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2018 - Página 47
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, ASSUNTO, REDE FERROVIARIA, CIDADE.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Senador Dário, quero aqui fazer o comunicado de uma audiência pública que a Comissão de Desenvolvimento Regional, que presido aqui no Senado, estará realizando nesta próxima quarta-feira para tratar de um tema muito importante, que é exatamente a questão do sistema ferroviário urbano.

    Essa audiência deve-se ao fato de o Governo Federal ter divulgado, recentemente, Senador Dário, um corte – imagine só! – de quase 50% na verba prevista no Orçamento de 2018 para o sistema ferroviário urbano. Esse corte, Senador Dário, é cruel. Ele vai afetar os metrôs das regiões metropolitanas de todo o País, em especial de cinco capitais que são operadas pela CBTU, que é a nossa Companhia Brasileira de Trens Urbanos. Refiro-me exatamente aos metrôs operados pela CBTU em Natal, na região metropolitana lá no meu Estado, bem como em João Pessoa, Maceió e Belo Horizonte.

    Diante disso, Sr. Presidente, claro que é dever da Comissão de Desenvolvimento Regional tratar desse tema. A audiência está prevista para quarta-feira. Espero que aqui estejam os nossos convidados, que já estão confirmando presença, como o superintendente nacional da CBTU, bem como os superintendentes regionais de Natal, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte, etc. Convidamos também um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, meu Estado, um especialista nessa temática da questão do transporte urbano. E o fato é que nós não podemos aceitar isso.

    Num período recente, nos governos Lula e Dilma, Senadora Vanessa, nós tratávamos de projetos de modernização e expansão do metrô, do sistema ferroviário urbano. Agora nós vamos viver exatamente tempos de desmonte? Porque, se permanecer esse corte, repito, de 50% na verba que é destinada para o funcionamento dos metrôs, isso vai significar, na prática, de repente, inviabilizar o funcionamento.

    E como é que fica a população? Principalmente a população mais carente, Senador Dário, que sabe a diferença que faz, de repente, ter a passagem subsidiada no VLT, a diferença que isso faz do ponto de vista da sua sobrevivência, do ponto de vista do seu orçamento?

    Nós não podemos deixar que isso aconteça de maneira nenhuma.

    Portanto, quarta-feira, repito, às 9h, na Comissão de Desenvolvimento Regional – que presido aqui no Senado Federal –, haverá essa importante audiência para tratar da questão da redução orçamentária de 2018, no que diz respeito ao sistema ferroviário urbano, aos metrôs.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2018 - Página 47