Discurso durante a 37ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar a erradicação da Febre Aftosa no Brasil e o reconhecimento internacional da condição de país livre da doença.

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Sessão especial destinada a comemorar a erradicação da Febre Aftosa no Brasil e o reconhecimento internacional da condição de país livre da doença.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/2018 - Página 30
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA, RECONHECIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, AUSENCIA, DOENÇA, GADO, PAIS.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Eu começo cumprimentando, Senador Moka, V. Exª por esta sessão solene de erradicação da febre aftosa. V. Exª, antes de Senador, é um médico; e, como médico, é extremamente humano; e, como humano, V. Exª cuida da humanidade; e, cuidando da humanidade, V. Exª está cuidando da febre aftosa, que com certeza é realmente uma das piores doenças por que o nosso rebanho foi tomado.

    Quero aqui, em nome do Ministro Maggi, saudar todos que compõem a Mesa. E quero também, em nome...

    Acho que aí que caiu o meu papelzinho, não é? Ali. Por isso que eu quero pegar de volta. Cadê os universitários? Me deem aqui...

    Não poderia deixar de, em nome do Guilherme Marques, saudar os servidores do Mapa e, em nome da Judi Nóbrega, saudar todos os servidores do Mapa. Então, saúdo as mulheres também.

    Sem nenhuma dúvida, a minha presença aqui, agora no final, foi extremamente importante no sentido de que tudo sobre a febre aftosa aqui já foi explicado, já foi esclarecido, os males, os bens, os benefícios ou não, e coube a mim somente o agradecimento.

    E há um dito popular que diz que só sabe onde o sapato aperta quem o calça. E nós, o Estado de Roraima, enquanto Território, fomos o maior exportador de carne bovina ali da Região Norte. E, quando passou a Estado, lamentavelmente mudou a nossa matriz econômica, e nós vivemos aí um sofrimento de 50 anos, vivendo com a febre aftosa.

    E nosso maior desafio não era nem praticamente eliminar a febre aftosa, que era um grande desafio. Mas nosso maior medo era que Manaus, que também sofria da mesma consequência, e o Amapá saíssem como livres, e nós íamos comer até os ossos, porque não haveria mais para onde tirar realmente o gado, já que a base do nosso setor primário é a pecuária. E Roraima sempre teve um campo que favoreceu muito a pecuária.

    Nós agradecemos muito ao Ministério da Agricultura, que foi extremamente importante, desde a ex-Ministra Kátia Abreu, no início, e na conclusão, no dia 25 de abril de 2017, há quase um ano, quando Roraima ficou livre da febre aftosa, já na gestão do Ministro Maggi. Então, eu quero aqui o parabenizar.

    Sem nenhuma dúvida, ele passou por um grande desafio, que foi a questão daquela denúncia, aqui já colocada pelo Senador Cidinho, com relação à Operação Carne Fraca, que trouxe, sem nenhuma dúvida, um grande dano ao mercado, mas que também trouxe... É na crise que a gente busca alternativas. Eu já vi muitos dizerem que aquela crise causou um grande dano ao mercado, à imagem do País, mas também possibilitou a recuperação de grandes frigoríficos, que estavam desativados, o que descentralizou a produção. Isso deu ao mercado uma melhor oportunidade.

    Então, quero parabenizar todos os que hoje fazem o Ministério da Agricultura, todos os envolvidos direta ou indiretamente com a pecuária. Quero parabenizar também o Ministro pela coragem, pela determinação, pelo amor à causa e por ter superado essa dificuldade, mostrando sempre a sua capacidade. Aqui, como nosso colega, Senador, sempre teve essa magnitude e, agora, como Ministro, enfrenta esse grande desafio.

    Mais uma vez, quero saudar o nosso Presidente desta sessão, o Senador Moka, que teve iluminação e a felicidade de fazer esta justa homenagem, este reconhecimento que, sem nenhuma dúvida, abre para o Brasil uma grande porteira, dá aos pecuaristas um grande alívio. O Brasil é um grande criador de genética, de qualidade e quantidade. E nós, assim, vamos trilhar pelo caminho de ser o melhor exportador de carne bovina do mundo.

    Bom dia e muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/2018 - Página 30