Explicação pessoal durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.

Autor
Airton Sandoval (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Airton Sandoval Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2018 - Página 74
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, ASSUNTO, NOTA, AUTORIA, GRUPO, SENADO, DESTINAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBJETIVO, CONDENAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CRITICA, DESRESPEITO, CONGRESSISTA, DEFESA, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

    O SR. AIRTON SANDOVAL (PMDB - SP. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, todos têm acompanhado a minha posição nesta Casa. Eu não cheguei aqui caído do céu, Sr. Presidente. Existem muitos colegas nesta Casa que conhecem a minha história. Eu fui Deputado Federal por quatro legislaturas, fui Constituinte e assinei essa Constituição. Poucos dos que aqui estão talvez tenham assinado essa Constituição, e ninguém tem mais respeito por ela do que eu, Sr. Presidente. O que eu não posso aceitar é que um colega suba à tribuna para criticar os seus colegas que aqui estão pelas suas posições.

    Eu venho aqui para exercer um mandato. Com voto ou sem voto, eu estou exercendo esse mandato e não aceito nenhuma censura de colega de nenhuma natureza. Eu tenho assistido à oposição cumprir aqui o seu papel, um papel importante da democracia, mas não posso aceitar de um Senador, que também assina essa Constituição, que venha com desrespeito aos seus colegas, desrespeito de qualquer natureza.

    Se continuarmos dessa forma, nós vamos ser piores do que o Supremo Tribunal Federal, criando aquela vergonha que aconteceu há poucos dias naquela Casa, e ele quer reeditar essa vergonha aqui, no Senado Federal. Nós não vamos admitir isso, pelo menos não da minha parte.

    Estou aqui para defender a Constituição, defender o meu Estado de São Paulo e defender o povo brasileiro. E não aceito censura de qualquer natureza. E o Sr. Renan Calheiros que vá cuidar da vida dele! Não merece o meu respeito!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2018 - Página 74