Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de manifesto assinado pela maioria dos senadores a favor da democracia e contra o autoritarismo.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Leitura de manifesto assinado pela maioria dos senadores a favor da democracia e contra o autoritarismo.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2018 - Página 50
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • LEITURA, MANIFESTO, AUTORIA, MAIORIA, BANCADA, SENADOR, ASSUNTO, DESAPROVAÇÃO, IDEOLOGIA, AUTORITARISMO, DEFESA, DEMOCRACIA, DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) – Presidente, antes de começarmos as nossas votações, eu quero chamar atenção para a gravidade da crise que nós estamos vivendo, a preocupação com a defesa da democracia. E até por isso eu quero levar para V. Exª agora um manifesto, que é um manifesto muito simples, mas que eu acho que, neste momento, é um manifesto importante.

    É um manifesto que só fala de democracia. Não dá para ninguém ser contra esse manifesto. Agora, queríamos de fato que fosse um manifesto assinado pela maior parte dos Senadores desta Casa neste momento, principalmente pelo que aconteceu ontem à noite.

    Então, eu quero ler rapidamente esse manifesto aqui, passar para V. Exª. Eu sei que a Senadora Lídice da Mata também está querendo falar no mesmo sentido.

Manifesto à Nação em defesa da democracia

Nós, membros do Congresso Nacional que assinamos este documento, consideramos que a democracia brasileira vem enfrentando, nos tempos recentes, seus maiores desafios desde a entrada em vigor da Constituição cidadã de 1988.

Ideias autoritárias vêm transitando nas redes sociais, em plataformas eleitorais e, de forma preocupante, em setores civis e militares com responsabilidade institucional.

A intolerância e o ódio ultrapassaram as disputas verbais e já se materializam em atos criminosos estimulados pelo discurso autoritário.

Este momento grave exige a união de todas as forças comprometidas com o processo democrático, independentemente de posições ideológicas, em defesa das liberdades, dos direitos e garantias consagrados na Constituição.

Não há saída para o País fora do estrito respeito à Constituição e do funcionamento harmônico das instituições civis e militares, cada um cumprindo o seu papel.

A democracia em nosso País foi uma conquista histórica que custou a luta de milhões e o sacrifício de muitos. Temos obrigação de defendê-la.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2018 - Página 50