Explicação pessoal durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2018 - Página 75
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, ASSUNTO, NOTA, AUTORIA, GRUPO, SENADO, DESTINAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBJETIVO, CONDENAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CRITICA, ATUAÇÃO, CENSURA, CONGRESSISTA.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, é muito estranho que as pessoas subam à tribuna e se autointitulem censuradores, como se tivessem mais autoridade ou estivessem em um plano maior.

    Eu não tenho absolutamente nenhuma dificuldade em assinar essa carta. E sabe por quê, Sr. Presidente? Porque eu tenho 35 anos de mandatos consecutivos, e não tenho nenhum processo, e não tenho medo de chegar ao Supremo para ser julgado ou ser preso na segunda instância. E, quando o Superior Tribunal de Justiça decidiu pela condenação, qual era o entendimento do Supremo? Qual era o entendimento do Supremo? O Supremo tinha um entendimento e, em função desse entendimento, vários outros foram presos depois de condenados em segunda instância. Por que agora, e somente agora, é que vai se mudar essa posição, se é que vai se mudar?

    Eu não aceito censura daqueles que não têm condição nenhuma de fazer crítica a mim – nenhuma!

    Eu digo a todos os Senadores aqui: sempre tive respeito pelos colegas, adversários ou não, mas esse tipo de censura eu não vou permitir. E não permito!

    O Sr. Renan acha que pode subir à tribuna e colocar-se como se fosse ele o grande defensor da Constituição. O resto, os que assinaram, são traidores e impatrióticos. Ora, meu Deus do céu! Aonde nós vamos chegar? Pergunto: aonde nós vamos chegar? Isto é uma incoerência muito grande: ser aqui censurado por alguém que, se sabe, não tem a menor condição de censurar ninguém, muito menos a mim.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2018 - Página 75