Explicação pessoal durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Explicação pessoal
Resumo por assunto
SENADO:
  • Explicação pessoal em resposta ao pronunciamento do Senador Renan Calheiros referente à nota pela qual senadores solicitam ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2018 - Página 75
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • EXPLICAÇÃO PESSOAL, REFERENCIA, PRONUNCIAMENTO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, ASSUNTO, NOTA, AUTORIA, GRUPO, SENADO, DESTINAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), OBJETIVO, CONDENAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, DEFESA, OBSERVAÇÃO, VONTADE, POPULAÇÃO, SEGUNDA INSTANCIA, APOIO, CARMEN LUCIA ANTUNES ROCHA, MINISTRO, JUDICIARIO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) – Obrigado.

    Sr. Presidente, Eunício Oliveira, a Revolução Francesa, descrita em muitos livros, tem uma passagem muito interessante sobre o dia da queda da Bastilha. O oficial de dia descreveu a parte diária daquele dia dizendo o seguinte: "Alguns arruaceiros, algumas brigas de menos importância. De resto, serviço normal, tempo bom, sem alteração." Uma hora e meia depois – vamos diminuir para uma hora, mas o que li foi uma hora e meia –, a cabeça dele estava na ponta de uma lança sendo carregada pelas ruas de Paris.

    Bom, por que digo isso? Porque, às vezes, os homens públicos, os agentes públicos, não compreendem o espírito, o anseio, o que as pessoas estão pensando e querendo dos seus representantes. No Brasil, neste momento, Senador Eunício Oliveira, o clamor das ruas está como se fosse uma panela a explodir.

    Nesse meio tempo, no meio desse caldeirão todo, desse caldo todo, nós temos, por exemplo, arroubos de toda a sorte. Quando ouvi o Senador Renan – até com justificada indignação –, até direcionaria e falaria a S. Exª que toda a sua indignação e experiência que tem poderiam ser direcionadas ao que disse e ao que vem dizendo o Ministro Barroso.

    O Ministro Barroso, esses dias, no caderno Ilustríssima, disse que o papel do STF é contramajoritário, iluminista e representativo – contramajoritário, tudo bem; representativo, não; iluminista, já faz parte da vaidade, e não vamos nos ater a isso.

    Mas, pois bem, esta semana, ele deu mais um salto nessa sandice, – e me perdoem a palavra mais dura –; ele disse o seguinte: que, com o papel representativo que o STF tem, cabe aos ministros interpretar a lei de acordo com os anseios sociais e dar à lei a interpretação que achar...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... porque detém o papel representativo.

    Então, quando eu falei sobre a questão da Bastilha é que nós não podemos perder o norte das ruas, nós não podemos perder o norte daqueles que representamos, mas não podemos também deixar de cumprir, de ser escravo do que diz a lei, do que diz o nosso principal pilar do ordenamento jurídico, que é a Constituição. E, neste ponto, permita-me ser mais duro com o Senador Renan: muita gente diz que ele rasgou a Constituição aqui no impeachment. Não rasgou. Eu diria que ele foi um lorde, ele foi um cirurgião.

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Porque foi bem cirurgicamente cortado, e aí... Porque aquele art. 52, aquilo lá, como dizia o Magri, Senador...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... aquilo era imexível. Aquilo lá era... (Fora do microfone.)

    "impartível", se é que esse termo existe.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – "Irrasgável".

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – "Irrasgável".

    Mas eu gostaria, data venia, de discordar, de divergir do Senador Renan no aspecto dessa questão, pontualmente, da segunda instância, do trânsito em julgado.

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Porque o direito e o ordenamento jurídico dão margem para várias correntes de entendimento. Por exemplo, o Partido dos Trabalhadores agora virou um apaixonado veemente por José Afonso da Silva, que é um tucano de alta plumagem, e da plumagem mais brilhante que eu possa ver como tucano. Mas ele livrou o cara. Por quê? Porque ele entende que você só pode prender alguém depois de esgotados todos os recursos, inclusive os formais.

    Mas o que é que se entende por trânsito em julgado? E é bom que os brasileiros que estão nos assistindo...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – O que é que se entende por trânsito em julgado? Trânsito em julgado é quando não se cabe mais recurso. Quando é que se acabam os recursos a respeito da culpa, a respeito de o senhor ter cometido um crime ou não, Senador Cristovam Buarque? Sobre se um homicida cometeu um crime ou não, ou um ladrão? Quando é que se esgotam os recursos? É na segunda instância. Por causa de quê? Porque ali se esgota a questão de apresentação de provas e contraprovas.

    O restante disso, daqui para frente, da segunda instância, vai ser a questão das filigranas formais: se houve algum vício processual, alguma coisa assim. Mas a configuração da culpa é na segunda instância, portanto parou ali, morreu Maria Preá.

    Então, quem entende assim são vários juristas; outros entendem que não.

    Então, assim, eu não me senti ofendido. Pelo contrário...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... me senti honrado e até falei de o ex-Presidente do Senado subir ali e dizer meu nome, que eu estava naquela seleta lista de 20 Senadores que ontem marchou até o STF...

(Soa a campainha.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... para dar uma...

(Interrupção do som.)

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Fora do microfone.) – ... força para a Ministra Cármen Lúcia, que está sendo extremamente atacada.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Para encerrar, Senador.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Já encerro, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Vou dar a palavra ao Senador Cristovam e vou encerrar a votação.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Exato.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Pela ordem, Presidente.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Mas só queria dizer o seguinte, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – V. Exª não foi citado.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Só dizer o seguinte.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – O Senador Renan me citou, sim, senhor.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – V. Exª não foi citado.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Só dizer...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Citou.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – V. Exª não foi citado.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Só dizer a V. Exª que a Ministra Cármen Lúcia...

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – V. Exª não foi citado.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... foi atacada hoje duramente aqui...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Tenho direito como qualquer outro, Sr. Presidente.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – ... e dizer que aqui nós devemos...

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – Fui citado aqui.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Sr. Presidente.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Fora do microfone.) – V. Exª me citou ou não citou, Senador Renan?

    O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Fora do microfone.) – Eu não me lembro.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Sr. Presidente, esses dois aqui.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Para concluir. Para concluir, Senador Medeiros, senão eu vou encerrar a sessão porque aqui não é lugar de bate-boca.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Sr. Presidente, só dizer o seguinte.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Aqui é a Casa da serenidade, não de bate-boca.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Que a Ministra Cármen Lúcia foi atacada hoje... Presidente, a Ministra Cármen Lúcia foi atacada hoje aqui, mas eu queria restaurar – eu sei que não é do seu entendimento, V. Exª sempre prezou pelo respeito aos Poderes – e dizer que a Ministra Cármen Lúcia tem feito o que pode, mas a gente tem de ter, como V. Exª disse, a serenidade para entender todos os pontos de vista.

    E, nesse aspecto, eu digo que, com muita honra, fui ali levar apoio à Ministra Cármen Lúcia e defender o meu posicionamento que, acho, se já transitou em julgado, morreu Maria Preá.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2018 - Página 75