Discurso durante a 43ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro de recebimento do título de cidadã itacoatiarense, concedido pela Câmara Municipal de Itacoara (AM).

Satisfação em rever a Universidade Federal do Amazonas e preocupação com a possível falta de recursos em razão da Emenda Constitucional nº 95.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro de recebimento do título de cidadã itacoatiarense, concedido pela Câmara Municipal de Itacoara (AM).
EDUCAÇÃO:
  • Satisfação em rever a Universidade Federal do Amazonas e preocupação com a possível falta de recursos em razão da Emenda Constitucional nº 95.
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2018 - Página 42
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, TITULO, CIDADÃO, MUNICIPIO, ITACOATIARA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), OBJETIVO, HOMENAGEM, ORADOR.
  • APREENSÃO, MOTIVO, AUSENCIA, RECURSOS, OBJETIVO, MANUTENÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) – Imaginei que era só eu que estava sendo questionada, mas V. Exª também sendo questionado, porque, de fato, é isto, Senador: se se fala em justiça, vamos fazer justiça. Uns são presos em processos que desobedecem – não é encurtam –, desobedecem a prazos constitucionais, a própria Constituição, por convicção, não porque tenham provas do crime cometido, apenas por convicção; e outros que têm muitas provas, esses continuam soltos, inclusive exercendo mandatos parlamentares, como nós temos aqui no Senado – inclusive exercendo mandatos parlamentares.

    Dizer que não, que pedi o dinheiro emprestado. Sim, agora essa nova modalidade, dinheiro emprestado não vai mais para o banco, vai para o carro, depois para outro carro, daí paga-se um tanto para um motorista, um tanto para outro, aí vai parar na conta de um terceiro, para depois chegar? Enfim, é isso, temos que continuar pedindo justiça.

    Mas, Senador Paim, peço a palavra a V. Exª, pela ordem, apenas para fazer um registro. Eu estive, nessa semana que passou, no Município de Itacoatiara, Município do interior do meu Estado do Amazonas, um Município que é o segundo ou terceiro maior do Estado do Amazonas, dirigido de forma muito competente pelo Prefeito Peixoto, que é do partido de V. Exª, do Partido dos Trabalhadores. Eu estive lá para receber da Câmara Municipal o Título de Cidadã Itacoatiarense, um título que me honrou muito.

    A cidade tem 15 vereadores, os 15 vereadores participaram da votação que me concedeu esse título, para mim uma honraria. Eu já tinha marcado e, por isso, nem fui lá, não tive condições de ir pessoalmente me solidarizar com o Presidente Lula. Participei de uma sessão bastante significativa na Câmara de Vereadores, tive o privilégio de contar com a presença de quase todas as autoridades do Município, autoridades religiosas, autoridades instituídas do Poder Público, enfim, o próprio prefeito esteve lá prestigiando a solenidade. Eu e a companheira Cristiane, que é uma das dirigentes do meu Partido, nós duas recebemos o título. Ela porque vive lá há muito tempo e luta muito por aquele Município.

    Então, eu quero aqui, de público, deste plenário, fazer este registro, ao tempo em que faço um agradecimento a todos os vereadores, agradecendo ao Vereador Joanilson, vereador do meu Partido, que foi o autor da propositura, e dizer que Itacoatiara sempre fez parte do meu coração. É uma grande cidade. Eu fui várias vezes a Parlamentar mais votada, a Deputada Federal mais votada lá. Na minha eleição para o Senado, tive uma votação significativa. Então, sou muito grata a toda gente daquele querido Município de Itacoatiara.

    Quero dizer também, Senador Paim, que estive na Universidade Federal do Amazonas. Foi um momento de grande emoção e alegria que vivi ali e, ao mesmo tempo, de tristeza, porque eu vi o primeiro bloco da Universidade Federal do Amazonas, que destoa de todas as outras obras que compõem aquele campus, Senadora Regina. O primeiro bloco, fiz uma emenda individual, minha, para ajudar na construção. Aquele primeiro bloco foi construído com os recursos da própria universidade, portanto, recursos federais, com muita dificuldade. Hoje o que nós temos lá é um campus universitário maravilhoso, um polo de formação de jovens. Eu almocei com eles, uma comida, aliás, maravilhosa – cumprimento a gestão da universidade –, almocei no restaurante universitário, uma comida maravilhosa. Os estudantes pagam um real e alguns centavos – para quem vai de fora o preço é maior –, mas os estudantes pagam isso, e é isso que está em risco; é isso que estamos na iminência de perder.

    Lá há estudantes, além do Município de Itacoatiara, de Urucurituba, de Apuí, de Pauini, de Parintins, de São Gabriel da Cachoeira. Há estudantes que vieram do Estado do Acre, estudantes que vieram de Minas Gerais, mas a grande maioria é dos interiores do Estado do Amazonas, que estudam Farmácia, Engenharia Agronômica, Engenharia Sanitária, que estudam Matemática, que estudam Física, Design.

    Enfim, é uma alegria muito grande ver como cresceu. E quando cresceu aquilo? No governo do Presidente Lula. Isso tudo, Presidente, Senador Paim, Senadora Regina, está correndo risco, porque aquela Emenda Constitucional 95 não permite que mais recursos vão para as universidades, para a educação, porque está proibido investir mais em educação e não é enquanto perdurar a crise, é por 20 anos.

    Aí eu faço essa observação, porque está quase pronta outra edificação maravilhosa, que é a casa do estudante e da estudante, que está parada por falta de dinheiro. Está parada por falta de dinheiro! Estudantes de outros Municípios do interior vendo aquela edificação maravilhosa, sem ter onde morar com dignidade!

    Os alunos têm a clareza do que está acontecendo, estão muito dispostos a continuar na luta. Acompanharam – essa é outra informação que eu dou – de perto a greve dos professores, da rede estadual de ensino. Eu falei algumas vezes da tribuna e agora digo que a greve acabou, Senador Paim, porque eles fizeram uma bela negociação com o Governo. O Governo se dobrou aos professores, o Governo reconheceu que não tinha outro caminho que não atender à reivindicação dos trabalhadores em educação e dos professores do Estado do Amazonas.

    Então, assim como os professores tiveram a ousadia, a coragem de se levantar, de lutar por aquilo que é seu de direito, eu tenho certeza de que a juventude brasileira, quando vir tudo que este Governo está fazendo contra a educação pública, contra os seus direitos, os direitos de seus pais, o direito dos trabalhadores e trabalhadoras, eles também se levantarão e farão uma bela luta, uma luta pela reconquista de tudo aquilo que estão nos tirando, nos tirando de forma indevida, porque não têm um mandato popular para fazer o que estão fazendo.

    Então, muito obrigada, Senador Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2018 - Página 42