Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários a respeito do momento político por que passa o Brasil, notoriamente no que tange à prisão do ex-presidente Lula.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
  • Comentários a respeito do momento político por que passa o Brasil, notoriamente no que tange à prisão do ex-presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2018 - Página 31
Assunto
Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Indexação
  • CRITICA, TRATAMENTO, RECEBIMENTO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRISÃO, LOCAL, SEDE, POLICIA FEDERAL, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR).

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Sr. Presidente João Alberto.

    Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, telespectadores da TV Senado e os que nos acompanham pelas redes sociais, mais uma vez, Sr. Presidente, ocupo a tribuna para falar deste momento político grave que o País atravessa, essa prisão injusta e arbitrária do Presidente Lula. Mas quero dizer que o povo brasileiro está demonstrando cada vez mais, de norte a sul do País, como diz a canção, Senador Jorge Viana: "que uma dor assim pungente não há de ser inutilmente".

    Sim! A injustiça dói. Mas a injustiça cometida contra o ex-Presidente Lula, o melhor Presidente da história do Brasil, hoje prisioneiro político, além de doer, está fazendo brotar milhares de Lulas em cada recanto deste País. São milhares de lutadores e lutadoras que decidiram se levantar do chão e escrever a história do nosso País, projetando a igualdade e a liberdade no horizonte.

    Curitiba, Senadora Gleisi, não é mais a república dos inquisidores. Desde o último sábado, Curitiba passou a ser a trincheira, a capital da resistência democrática. O acampamento em defesa da liberdade do ex-Presidente Lula tem recebido a visita de lideranças políticas, intelectuais, juristas e artistas etc. Ainda no último domingo, a maravilhosa e extraordinária cantora Ana Cañas presenteou o Acampamento Lula Livre com a sua voz e fez ecoar um canto de esperança.

    Mas as manifestações de solidariedade ao Presidente Lula não se dão apenas no Brasil. Elas vêm dos mais variados lugares do mundo também. Quero aqui destacar, por exemplo, a campanha liderada pelo argentino Adolfo Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, por sua atuação em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar argentina. Adolfo Pérez Esquivel simplesmente lançou um abaixo-assinado, que já reuniu dezenas de milhares de assinaturas, em defesa da indicação do ex-Presidente Lula ao Nobel da Paz.

    O líder da esquerda francesa, Mélenchon, caracterizou a condenação e prisão de Lula como um golpe judicial, defendeu a honestidade do ex-Presidente e afirmou que as oligarquias brasileiras e os Estados Unidos querem impedir Lula de vencer as eleições presidenciais e de fazer um governo novamente, olhando principalmente para os mais pobres, para os excluídos, para os deserdados da cidadania.

    Há mais: o Secretário-Geral do Partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, durante um encontro internacional realizado em Madri, manifestou solidariedade ao povo brasileiro, que está lutando contra uma ofensiva autoritária, e foi taxativo o Secretário-Geral do Partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, ao afirmar – abro aspas: "Libertem Lula", fecho aspas.

    Agora, no último dia 9 de abril, mais outra manifestação de solidariedade: a Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade de Rosário, na Argentina, aprovou a proposta de concessão do título de doutor honoris causa ao ex-Presidente Lula, que foi encaminhada ao Conselho Superior da instituição.

    No Brasil, as cartas de solidariedade enviadas ao ex-Presidente Lula se multiplicam, dia após dia, e nos emocionam pelo conteúdo humano que essas cartas expressam. Meu Deus! Nessas cartas, o povo brasileiro, além de afirmar a inocência do Presidente Lula, expressam o imenso amor que a maioria do povo brasileiro tem pelo Lula, por sua história e trajetória, pelo que significou os governos do PT, os governos de Lula e Dilma, em matéria de promover a inclusão social, a justiça social, a igualdade de oportunidades.

    Quero aqui, Sr. Presidente, dizer que várias dessas cartas que têm sido endereçadas ao Presidente Lula têm sido escritas pelas mãos das crianças brasileiras, que nos emocionam e nos induzem a não perder a esperança e a enxergar um mundo novo, todo por ser construído.

    Nas redes sociais, quero aqui destacar a potiguar Rafaella Lemos, minha conterrânea, que postou uma carta escrita por sua filha Aziza, de apenas oito anos de idade. Destaco aqui agora algumas das palavras escritas pela pequena Aziza – abre aspas: "Lula, quando soube que você ia ser preso, eu chutei a minha mochila da escola e a porta do banheiro e me cortei, e fiquei muito triste por isso [...]. Mas, Lula, não se preocupe, você irá sair daí. Nós te ajudaremos" – fecha aspas, escreve Aziza, a pequena Aziza.

    Pois bem, a pequena Aziza e todas as crianças brasileiras merecem um futuro diferente deste que está sendo projetado pelo consórcio golpista e por aqueles que vislumbram um golpe militar. Um futuro com menos desigualdade, menos preconceito, menos intolerância. Um futuro que está encarcerado junto com Luiz Inácio Lula da Silva, mas que haverá de ser libertado através da luta do povo brasileiro.

    Hoje, Sr. Presidente, é mais um dia nacional de mobilização em defesa do Presidente Lula e da democracia. Em todo o País, nesta quarta-feira, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo estão ocupando as ruas para exigir respeito à Constituição e ao Estado democrático de direito, para exigir, sim, a liberdade do ex-Presidente Lula. Em Natal, lá no meu querido Rio Grande do Norte, mais um ato acontece agora a partir das 16h, lá em um dos principais cruzamentos da cidade, em frente ao Midway Shopping. Em Brasília também, ato político a partir das 18h, na Praça dos Três Poderes.

    Por fim, Sr. Presidente, quero aqui também fazer uma saudação muito especial aos governadores do Norte e do Nordeste que estiveram nessa terça-feira lá na Superintendência em Curitiba. Infelizmente não foram, não puderam estar com o Presidente Lula, o que é um absurdo, dada a rigidez da juíza...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... que trata lá da questão da execução penal do Presidente Lula. Um absurdo, repito, os governadores terem se dirigido à Superintendência da Polícia Federal e não terem podido se encontrar com o Presidente Lula.

    Mas eles deixaram um bilhetinho que diz o seguinte:

Estivemos aqui e sempre estaremos. Ao seu lado, firmes na luta.

Infelizmente, a Lei de Execução Penal não foi cumprida adequadamente e não podemos abraçá-lo pessoalmente.

Mas, por nosso intermédio, [dizem os governadores do Nordeste] milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo a sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre.

    Senador, eu encerro mesmo aqui. Só mais um minutinho para, mais uma vez, repito, saudar, Senador Lindbergh, esse gesto de solidariedade dos governadores do Nordeste.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – É um gesto de coerência, é um gesto de dignidade, é um gesto de governadores que foram lá levar o sentimento que brota no coração do povo brasileiro, especialmente no coração do povo nordestino, por reconhecer o imenso legado de inclusão social e de Justiça que os governos do Presidente Lula, os governos do PT possibilitaram ao povo brasileiro, em especial ao povo nordestino.

    Por isso, concluo aqui dizendo que não arredaremos o pé. A mobilização continua firme e forte, até que tenhamos Lula, como preso político hoje, tendo a sua liberdade resgatada.

    Por Lula livre e em defesa da...

(Interrupção do som.)

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Para concluir, Senadora, por gentileza.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Vou concluir, Sr. Presidente, dizendo que, por Lula livre, em defesa da democracia, seguiremos firmes na luta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2018 - Página 31