Pela Liderança durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a necessidade de adoção, pela Receita Federal, providências quanto à disponibilização de mais servidores na aduana do Município de Dionísio Cerqueira.

Apelo ao Governo Federal para que os dirigentes dos fundos de pensão substituam os atuais conselheiros da empresa BR Foods.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Comentário sobre a necessidade de adoção, pela Receita Federal, providências quanto à disponibilização de mais servidores na aduana do Município de Dionísio Cerqueira.
ECONOMIA:
  • Apelo ao Governo Federal para que os dirigentes dos fundos de pensão substituam os atuais conselheiros da empresa BR Foods.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2018 - Página 37
Assuntos
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, RECEITA FEDERAL, PROVIDENCIA, OBJETIVO, AUMENTO, NUMERO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, TRABALHO, FRONTEIRA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO PARANA (PR), PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, EXIGENCIA, FUNDOS, SUBSTITUIÇÃO, CONSELHEIRO, DIREÇÃO, EMPRESA.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Srª Presidente desta sessão, Senadora Vanessa Grazziotin.

    Dois assuntos me trazem à tribuna.

    O primeiro é que, na semana passada, estivemos, na Receita Federal, conversando com o titular da Receita Federal, Dr. Rachid – eu, o Senador Dalirio Beber, o Senador Dário Berger, o Governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, prefeitos e Parlamentares.

    Informamos à Receita Federal que é absolutamente necessária e improrrogável a adoção de providências para que a aduana do Município de Dionísio Cerqueira, que está localizada na tríplice fronteira de Santa Catarina, Paraná e Argentina, mereça atenções do Governo no tocante à colocação lá de mais servidores, do estabelecimento de novas regras de liberação de mercadorias entre os diversos órgãos da Administração Pública Federal e também órgãos da administração do país vizinho, Argentina.

    É necessário e indispensável que nós tenhamos providências adotadas, porque, a partir deste momento, o Brasil está importando milho do Paraguai, destinado à nossa agroindústria, destinado à agricultura, à alimentação de aves e suínos, no oeste catarinense. E, para que não haja um aumento de custos desnecessários, é preciso que a aduana de Dionísio Cerqueira funcione efetivamente.

    Existem caminhões de carga que, mesmo sem essa importação de milho, que será de grande monta, permanecem cerca de trinta dias aguardando o desembaraço e a liberação da carga. Isso não pode acontecer, tampouco podemos permitir que os veículos de carga, sejam dessa ou daquela mercadoria, tenham que desviar do oeste catarinense e adentrar no Brasil por Foz do Iguaçu ou pelo Rio Grande do Sul, onde efetivamente as aduanas funcionam de forma eficaz e adequada.

    Tenho certeza de que a Receita Federal haverá de dar solução para esse problema no menor prazo, porque disso depende a agroindústria catarinense, disso depende a economia da nossa região e do nosso Estado, principalmente a vida dos nossos agricultores, que precisam ter renda e remuneração suficientes pelo seu trabalho.

    Outro assunto que trago já trouxe à tribuna um ano atrás e já levei ao conhecimento do Presidente da República. Quando fui ao Presidente da República, não fui sozinho; fomos com vários Líderes aqui deste Senado e contamos com a presença e a participação de governadores de três ou de quatro Estados. Dissemos ao Presidente, naquela ocasião, que seria absolutamente necessária e improrrogável a ação do Governo Federal no sentido de chamar a atenção dos fundos de pensão, principalmente Previ e Petros, para que esses fundos de pensão tivessem uma postura responsável e séria na decisão que deveria ser tomada com relação à eleição do conselho da grande empresa, da maior empresa de proteínas do mundo, que é a BR Foods.

    A BR Foods é uma grande empresa, sem dúvida nenhuma. Todos os senhores e as senhoras sabem que ela resultou da fusão da Sadia e da Perdigão. A Srª Vanessa Grazziotin, Senadora do Amazonas...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... filha de Santa Catarina...

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – E de Videira...

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... e da nossa querida Videira...

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – ... terra da Perdigão.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... sabe muito bem que, lá em Videira, está instalada a maior fábrica de salsichas do mundo, que é exatamente uma fábrica da Perdigão.

    Nós sabemos que a BR Foods é importante para o Brasil. Ela é, sem dúvida nenhuma, uma marca brasileira no mundo. Além disso, ela garante, assegura milhares e milhares de empregos em todo o País, especialmente nos Estados produtores de carnes, principalmente carne de suíno e carne de frango.

    Nós já vimos muitas coisas acontecerem, mas, lamentavelmente, Srs. Senadores e Srªs Senadoras, a BR Foods teve, principalmente, agora, em 2017 e em 2016, prejuízos contábeis extraordinários. Em 2017, a empresa teve um prejuízo...

(Interrupção do som.)

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... de R$1,5 bilhão. (Fora do microfone.)

    Um tempinho a mais, Srª Presidente.

    Teve um prejuízo de R$1,5 bilhão, perdendo valor de mercado inédito, incrível, e tudo isso por uma única razão: má gestão, gestão sem competência, gestão sem compreensão da realidade do funcionamento de uma empresa daquele porte e daquele tamanho.

    Já houve aqueles problemas todos da Operação Carne Fraca e de outras mais que trouxeram grande dificuldade para o setor. Mas vejam V. Exªs – eu disse isto aqui, na tribuna, no ano passado: o Conselho de Administração daquela empresa, da BR Foods, chegou a nomear para diretor de relações com o setor público um diretor que tinha, inclusive, condenação na Justiça por fraudes relacionadas...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ... à Operação Persona. Isso, sem dúvida nenhuma, prejudica a credibilidade e o funcionamento da empresa.

    A empresa, que aparecia nas grandes revistas de economia, nas grandes análises econômicas, positivamente, hoje é citada nas páginas policiais, é citada pelo prejuízo milionário causado.

    Isso é muito lamentável. A própria revista Exame desta semana, em sua capa, mostra uma manchete, dizendo: "O caos na BRF". E o caos na BRF é causado exatamente pelo fato de que o Presidente do Conselho de Administração, Sr. Abilio Diniz, está muito mais preocupado com sua rede de comércio do que com a indústria que os catarinenses construíram e que os brasileiros hoje ajudam a se tornar cada vez mais importante no contexto nacional e estrangeiro.

    Peço mais um minuto, Srª Presidente, para concluir.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – É preciso, por isso mesmo, que os dirigentes dos fundos de pensão, principalmente Petros e Previ, deem um novo rumo para essa empresa. Em Santa Catarina, nós temos três unidades da empresa hoje em férias coletivas. São mais de 1,7 mil empregos que estão parados. Nós não queremos e não vamos admitir que isso aconteça.

    Por isso, eu, o Senador Dalirio Beber, o Senador Dário Berger e todas as lideranças de Santa Catarina estamos atentos, acompanhando a situação e vamos exigir que os fundos de pensão tomem a decisão correta, substituindo a totalidade dos conselheiros da empresa e, como consequência, os dirigentes da empresa. Isso é necessário, é importante, é improrrogável para o bem da economia de Santa Catarina e do Brasil.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – E, mais do que isso, é necessário porque...

    O SR. ARMANDO MONTEIRO (Bloco Moderador/PTB - PE) – Senador Paulo Bauer

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – ...os fundos de pensão tiveram grandes prejuízos e não é justo que os fundos de pensão continuem com o prejuízo.

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – É que o Senador está falando pela Liderança.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Ouço V. Exª, Senador Armando.

    A SRª PRESIDENTE (Vanessa Grazziotin. Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PCdoB - AM) – Mas é que o Senador fala pela Liderança.

    O SR. PAULO BAUER (Bloco Social Democrata/PSDB - SC) – Desculpe, não me lembrei. Infelizmente, eu não lembrei esse detalhe, Srª Presidente.

    Os fundos de pensão no Brasil contabilizaram bilhões de prejuízo. Os trabalhadores das empresas estatais, que são contribuintes dos fundos, estão hoje aportando recursos para cobrir os prejuízos. Não é correto que outras empresas do setor tenham lucro por boa gestão e a BR Foods tenha prejuízo por má gestão, e o prejuízo se transfira exatamente aos fundos de pensão e, por consequência, aos seus mutuários, aos seus contribuintes.

    Solicitamos, Srª Presidente, que efetivamente que esse assunto mereça a atenção do Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2018 - Página 37