Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o requerimento apresentado junto à Comissão de Direito Humanos do Senado, para autorizar a visita ao ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Considerações sobre o requerimento apresentado junto à Comissão de Direito Humanos do Senado, para autorizar a visita ao ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR).
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2018 - Página 63
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, DESTINAÇÃO, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, OBJETO, CRIAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA, OBJETIVO, VISITA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRISÃO, LOCAL, SEDE, POLICIA FEDERAL, MUNICIPIO, CURITIBA (PR), ESTADO DO PARANA (PR).

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, nós estamos aqui porque, na verdade, estamos tomados pela mais profunda indignação. O Presidente Lula hoje é um preso político. Eu estava, no dia de ontem, com o Senador Roberto Requião, com a Senadora Gleisi Hoffmann. Nove governadores foram visitar o Presidente da República, o Presidente Lula, e foram impedidos. A Lei de Execução Penal é clara: o preso pode receber visita de advogados, de familiares e de amigos.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Toda hora e todo dia, não!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Ele deveria ter sido consultado. Eu estou falando isso, Sr. Presidente, porque nós estamos apresentando um requerimento...

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – ... para a criação de uma comissão externa para ir a Curitiba averiguar a situação da prisão do Presidente Lula. Ele está em uma situação de confinamento. É uma solitária! Só pode conversar com os advogados. Não creio...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT) – Ele está preso!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não creio que não respeitem...

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Fora do microfone.) – Ele está preso!

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. PMDB - CE) – Senador Medeiros! Senador Medeiros! Senador Medeiros, eu garanti a palavra a V. Exª. Há um Líder falando. Esta é uma Casa democrática, onde as pessoas podem se manifestar.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ) – Não creio, Sr. Presidente, que esta Casa, criando uma comissão externa de Senadores, como foi aprovada hoje, também na Comissão de Direitos Humanos, uma diligência para ir a Curitiba, negue o nosso direito de visitar o Presidente Lula, de ver as instalações.

    No mais, Sr. Presidente, a ameaça é à democracia. Não se enganem! Por trás dessa prisão do Presidente Lula, uma prisão ilegal, uma prisão inconstitucional, existe um profundo ataque à democracia brasileira. Por isso, nós Senadores e Deputados do Partido dos Trabalhadores, da oposição, nós que defendemos a democracia gritamos: Lula livre! Lula livre! Lula livre!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2018 - Página 63