Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação da transcrição nos Anais do Senado da entrevista concedida pelo jurista Nabor Bulhões ao jornal Folha de São Paulo, acerca do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, do habeas corpus impetrado pelo ex-Presidente Lula.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Solicitação da transcrição nos Anais do Senado da entrevista concedida pelo jurista Nabor Bulhões ao jornal Folha de São Paulo, acerca do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, do habeas corpus impetrado pelo ex-Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2018 - Página 71
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ENTREVISTA, ADVOGADO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, REFERENCIA, JULGAMENTO, HABEAS CORPUS, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - BA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, quero pedir a V. Exª que possa inserir nos Anais do Senado Federal uma entrevista que foi dada no dia 8 de abril de 2018, à Folha de S.Paulo, do jurista Nabor Bulhões.

    A manchete abre exatamente assim: "STF errou ao julgar o habeas corpus de Lula e não o princípio", diz ele, que é um dos advogados mais atuantes no Supremo Tribunal Federal.

    Eu peço a V. Exª que autorize a inserção nos Anais do Senado Federal, mas vou ler um trecho, um trecho só, da entrevista do jurista Nabor Bulhões.

    O jornalista pergunta:

O sr. acha que foi um erro colocar o HC do Lula em julgamento antes dessas ações?

[E ele responde:] No meu entendimento pessoal, que é coincidente com vários ministros do Supremo, essas ações objetivas deveriam ter sido submetidas a julgamento antes do habeas corpus do ex-presidente Lula. Tenho para mim que o julgamento da relevante questão, no plano abstrato, não atrairia o substrato político do caso Lula que gerou divisões e controvérsias nos meios jurídicos, na opinião pública e na imprensa. Em momentos como esses sempre lembro da advertência do grande advogado americano e professor da Universidade de Harvard Alan Dershowitz, que dizia que até nos grandes tribunais casos difíceis podem gerar maus precedentes e que casos emocionais podem gerar precedentes ainda piores.

    Portanto, de tudo que eu li em outros jornais, até de outros países e daqui do Brasil, a coisa mais sensata que eu li foi a entrevista do advogado e jurista, reconhecidamente capaz e competente, que atua no Supremo Tribunal Federal, Nabor Bulhões.

    Peço a V. Exª que determine a inserção nos Anais do Senado Federal dessa matéria que foi publicada na Folha de S.Paulo, no dia 8 de abril de 2018.

    Muito obrigado.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR OTTO ALENCAR.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

    Matéria referida:

     – Entrevista jurista Nabor Bulhões à Folha de S. Paulo


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2018 - Página 71