Pela ordem durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos congressistas do Parlamento australiano, em visita oficial ao Brasil.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem aos congressistas do Parlamento australiano, em visita oficial ao Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2018 - Página 28
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, SENADOR, DEPUTADOS, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, AUSTRALIA, PRESENÇA, PLENARIO, VISITA OFICIAL, PAIS, BRASIL.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, caros colegas Senadores, tenho a satisfação, como Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Austrália, de receber aqui o Senador Scott Ryan, que é o Presidente do Senado da Austrália, junto com outros dois Senadores e mais três Deputados daquele Parlamento. Estão fazendo uma visita oficial ao Brasil.

    Dentro de alguns minutos, terão um encontro com o Presidente desta Casa, Senador Eunício Oliveira.

    Tiveram a oportunidade de ser recebidos agora há pouco no gabinete do Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, Senador Fernando Collor.

    Tive a honra, também, de oferecer um almoço a eles, a comitiva australiana, que conheceram um restaurante que é escola do Senac, aqui no Senado, na companhia do Embaixador da Austrália no Brasil, que muito nos honra e que tem sido um ativo protagonista na ampliação das relações bilaterais.

    Tiveram a oportunidade também de fazer uma visita breve ao plenário da Câmara Federal, onde foram saudados pelo Deputado Arnaldo Jardim, do PPS, de São Paulo.

    Fiz questão de trazê-los ao plenário para fazer essa referência, ainda com a expectativa do início da nossa sessão deliberativa, que começa às 16h.

    Agradeço ao Senador José Medeiros, que é de Mato Grosso e que agora vai usar a tribuna.

    Agradeço também ao Presidente João Alberto a oportunidade de fazer esta referência dos visitantes ilustres, que nos dão a honra da sua visita ao Brasil nesta oportunidade.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) – Senadora Ana Amélia, esta Casa se sente muito satisfeita com a presença dos Congressistas australianos.

    Que os Deputados e os Senadores se sintam à vontade – V. Exª é uma boa cicerone – como também a comitiva que os acompanha.

    Eu quero dizer que, se a senhora quiser mais tarde voltar ou se algum Senador quiser fazer alguma saudação especial, com aquiescência do Senador que está na tribuna, nós estaremos completamente de acordo.

    E quero saudá-los para dizer que o Brasil é um país democrático, vive um momento difícil, mas abraça a Austrália, um país amigo e um país que tem uma elevada produção e cultura – uma cultura que inveja o mundo.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Muito obrigada, Presidente.

    Eu quero informar também aos nossos visitantes ilustres, aos Senadores e aos Deputados que esta sessão é transmitida ao vivo. O Brasil todo que estiver ligado à TV Senado assiste à presença dos senhores neste momento no plenário do Senado Federal.

    Muito obrigada, Senador João Alberto.

    Eu endosso plenamente as referências que V. Exª fez a este País extraordinário que tem muito a ensinar ao Brasil em muitas questões, especialmente em educação, em economia, em tecnologia, e que tem também uma relação muito afetiva com o Brasil. Somos um País do hemisfério sul e por isso nossas identidades são muito próximas, apesar de a distância ser longa.

    Quando estive na Austrália me impressionei. Não havia nenhum australiano, mesmo os de trabalho simples, como o carregador de malas no hotel, que não soubesse que a Capital do Brasil era Brasília e que o Brasil era um País que ficava muito distante da Austrália, o que é diferente de alguns lugares em que a gente vai muito frequentemente, como nos Estados Unidos, em que eles costumam confundir a Capital do Brasil com Buenos Aires.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2018 - Página 28