Pela ordem durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de incidente ocorrido no Ministério da Educação (MEC) e no prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Registro de incidente ocorrido no Ministério da Educação (MEC) e no prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2018 - Página 69
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, MANIFESTAÇÃO, LOCAL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE), PARTICIPAÇÃO, ESTUDANTE, CRITICA, ATUAÇÃO, POLICIA MILITAR, MOTIVO, SOLICITAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB).

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (PROS - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Olha, Sr. Presidente, estou pedindo a palavra pela ordem como Senador aqui do Distrito Federal.

    Hoje, ocorreu um incidente muito grave em frente ao MEC (Ministério da Educação) e, depois, ocorreu no prédio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

    Os alunos da UnB, faculdade pela qual eu me formei em 1982, em Engenharia Elétrica, sou aluno da UnB, estavam fazendo uma grande manifestação em frente ao MEC, solicitando mais recursos, porque a UnB tem passado por uma série crise econômica.

    O rombo na UnB beira a R$100 milhões, com possibilidades catastróficas. E esses alunos foram massacrados praticamente, através de uma violência muito grande, pela forma como foram tratados pela polícia. Como sei que a polícia de Brasília é muito bem formada, com uma capacidade muito boa – a Polícia Militar do DF –, precisamos apurar o que houve, porque com certeza aconteceu uma situação atípica.

    Mas eu quero deixar registrado aqui, como ex-aluno da UnB, que precisamos de fato conseguir verbas para as nossas universidades federais. V. Exª mesmo sabe a crise por que passa a UFC (Universidade Federal do Ceará) com a falta de recursos.

    Era a mesma coisa que os alunos estavam fazendo hoje com relação à UnB. Então, não merecem ser tratados com violência. Acho que temos de ver com olhos críticos uma forma de resolver o problema dos recursos para as universidades públicas, e não atender com violência.

    Muito obrigado, Sr. Presidente. Quero me solidarizar com os alunos da UnB e com a Reitora da UnB, Drª Márcia Abrahão, sobre essa questão aí colocada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2018 - Página 69