Fala da Presidência durante a 46ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da sessão especial destinada a homenagear, in memoriam, o Arcebispo de Natal, D. Nivaldo Monte.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Encerramento da sessão especial destinada a homenagear, in memoriam, o Arcebispo de Natal, D. Nivaldo Monte.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2018 - Página 21
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, HOMENAGEM POSTUMA, ARCEBISPO, LOCAL, ATUAÇÃO, CIDADE, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Roberto, quero cumprimentar e dar um abraço fraterno nos familiares aqui presentes e naqueles que aqui não se encontram. Também quero dar um abraço muito fraterno na legião de amigos e amigas, admiradores e admiradoras que D. Nivaldo tem não só no Rio Grande do Norte, mas no Nordeste e no Brasil.

    Também quero cumprimentá-lo pelo belo pronunciamento que acaba de fazer, ao tempo em que quero dizer que você traz, nas suas veias, o sangue de D. Nivaldo, que aflorou no sentido de ter uma vida pautada e voltada para a defesa da justiça social, da solidariedade, para ter uma vida pautada e voltada exatamente para olhar exatamente para os mais humildes, para os pequenos, para os que mais precisam de justiça e de dignidade.

    Roberto abraçou essa luta, em defesa dos direitos humanos. É um dos militantes dessa área, um dos estudiosos, respeitado e reconhecido não só no meu querido Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil, idealizador, fundador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular lá de Natal, no Rio Grande do Norte.

    Então, fica aqui também a nossa homenagem a você pelo papel que você desempenha, repito, inspirado na história de vida e na trajetória de vida de D. Nivaldo, esse papel tão importante que você desempenha na luta em defesa de direitos humanos, por justiça e por dignidade.

    Para encerrar mesmo, agora, caminhando para o encerramento da nossa sessão, eu gostaria de convidar os presentes para assistirem a um vídeo que vai ser exibido agora, no painel do plenário do Senado.

    Esse vídeo foi feito...

    O SR. ROBERTO MONTE (Fora do microfone.) – Pela Pascom (Pastoral de Comunicação) da Arquidiocese de Natal.

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Esse vídeo foi feito, Senador Garibaldi, pela Pastoral de Comunicação da Igreja de Natal.

    Então, por favor, vamos veicular, aqui pela TV Senado, como parte da programação da nossa sessão solene, esse vídeo que fala da trajetória de D. Nivaldo Monte.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Quero aqui também fazer o registro, na nossa sessão solene, de que, como parte da agenda de comemorações alusivas ao centenário de D. Nivaldo Monte, a Câmara Municipal de Natal, no próximo dia 7 de maio, às 19h30, vai abrigar o evento, ocasião em que será lançado o selo comemorativo em homenagem a D. Nivaldo.

    Quero ainda também fazer constar aqui o DVD dedicado à memória histórica potiguar, dedicado exatamente a D. Nivaldo Monte, que faz parte da coleção multimídia Memória Histórica Potiguar, que foi produzido pela Rede de Direitos Humanos e Cultura lá do nosso querido Rio Grande do Norte.

    Quero finalmente, cumprida toda a finalidade da sessão, primeiro agradecer a presença de cada um dos senhores e de cada uma das senhoras, das demais autoridades que nos honraram com suas presenças, e dizer que o que o Senado Federal faz, no dia de hoje, nada mais, nada menos é do que a nossa obrigação, o nosso dever de fazer este resgate da memória para as gerações presentes e para as gerações futuras; como eu disse ao longo da minha fala, o resgate da história de um homem profundamente marcado pelo sentimento do humanismo, da solidariedade, pelo quanto a sua história de vida, a sua trajetória se voltou para a luta em defesa da justiça social, para a luta em defesa da solidariedade.

    D. Nivaldo seguiu os ensinamentos de Cristo – assim como são os ensinamentos do Papa Francisco –, no sentido de não abrir mão, de maneira nenhuma, daquele sonho que todos nós carregamos: o de uma sociedade com justiça social, com solidariedade; um mundo onde as pessoas possam viver com dignidade, com justiça e com paz. Esse foi o lema dele, esse é o legado exatamente que ele nos deixou.

    Por isso, quero dizer aqui realmente da nossa alegria de fazer com que o Senado Federal oportunize não só ao povo potiguar e ao povo do Nordeste, mas ao povo do Brasil essa simples, porém, Roberto, justa, verdadeira e merecida homenagem a D. Nivaldo Monte, especialmente nesses tempos que nós estamos vivendo, infelizmente; tempos de ameaça à democracia, de ataque à democracia; tempos de crescimento da intolerância, do ódio.

    Mais do que nunca, portanto, é muito oportuno falarmos de um homem como D. Nivaldo Monte, a quem rendemos todas as merecidas e justas homenagens.

    Muito obrigada a todos e a todas.

    Está encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2018 - Página 21