Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário de fundação da Universidade Federal Rural da Amazonia (UFRA), e solicitação de votos de aplauso ao Magnifico Reitor, Marcelo do Nascimento Botelho.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro do aniversário de fundação da Universidade Federal Rural da Amazonia (UFRA), e solicitação de votos de aplauso ao Magnifico Reitor, Marcelo do Nascimento Botelho.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2018 - Página 84
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA (UFRA), ENFASE, ATIVIDADE, PESQUISA, AREA, AGROPECUARIA, ELOGIO, SOLICITAÇÃO, VOTO, REITOR, UNIVERSIDADE.

    O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Social Democrata/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador Cássio Cunha Lima, quero, pela ordem, encaminhar à Mesa um requerimento de aplauso aos 67 anos de fundação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Requeiro, ademais, que o voto de aplauso seja encaminhado ao Magnífico Reitor, Marcelo do Nascimento Botelho.

    A UFRA é a mais antiga instituição de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica na área de ciências agrárias da região. Sucessora da antiga Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), a universidade tem como tema de grande preocupação a preservação da Região Amazônica, assim como o uso racional das riquezas extraídas da floresta.

    Com sede localizada no Município de Belém, a capital do meu Estado, a UFRA se consolidou na formação em diversas áreas do conhecimento, das ciências humanas às ciências biológicas, das licenciaturas às diversas ramificações da engenharia. Com mais de sete mil alunos, distribuídos nos campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu, a universidade também possui unidades em Benevides, Castanhal, Igarapé-Açu e Salinópolis, onde desenvolve pesquisas e atividades práticas para os estudantes, além de atividades de pesquisa e extensão em outros Municípios, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

    Como principal instituição na região a oferecer educação superior na área de ciências agrárias, a UFRA tem um papel a desempenhar no que concerne ao desenvolvimento e implementação de políticas que respondam à demanda da sociedade no setor agrário.

    Do momento de sua criação até os dias de hoje, em razão da demanda do corpo discente por novas habilidades e conhecimentos, a instituição se aprimorou em estrutura, em renovação curricular e em recursos humanos, e continua neste processo frequente de se adaptar, inovar e intensificar o seu papel como universidade.

    Peço o apoio dos meus pares na aprovação do voto.

    Agradeço a V. Exª o pela ordem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2018 - Página 84