Fala da Presidência durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 70 anos do 35 Centro de Tradições Gaúchas - CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gáucha de Folclore.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 70 anos do 35 Centro de Tradições Gaúchas - CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gáucha de Folclore.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2018 - Página 28
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CENTRO CULTURAL, TRADIÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOCIEDADE, LITERATURA, GRUPO, ORIGEM, DISTRITO, SÃO LEOPOLDO (RS), COMISSÃO, FOLCLORE, COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, ENTIDADE.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Esses versos do Jayme Caetano Braun, que aliás teve uma das mais ricas produções de versos retratando a cultura gaúcha, e com um rigor e uma qualidade que une o vigor e especialmente o espírito cívico gaúcho e a coragem do gaúcho.

    Então, eu o cumprimento, Nairo, por trazer aqui à memória... E de outras figuras que, na cultura musical, também tiveram uma presença muito importante.

    Um ex-Senador, hoje Deputado, José Fogaça, compôs uma música muito bonita "Vento Negro", que o Brasil canta. Várias vozes da música popular brasileira deram repercussão. Há músicas gauchescas populares na voz do Teixeirinha – temos que lembrar sempre a contribuição que ele deu para mostrar o Rio Grande, e andava sempre pilchado –, do José Mendes, da mesma forma também, do Gaúcho da Fronteira, da mesma forma, pilchado. Os Irmãos Bertussi é um conjunto também de muita evidência na nossa música. Mais recentemente, jovens do Chimarruts, que fazem uma música, diria, modernizada, mas não perdem a raiz do Rio Grande.

    Então, a todos os nossos cumprimentos.

    Tivemos também aqueles movimentos, que precisamos exaltar: a Califórnia da Canção, lá em Uruguaiana, de onde nasceram músicas extraordinárias, como O Guri, que é uma das peças mais primorosas do nosso cancioneiro gaúcho. É um poema, mais do que uma música, que narra não apenas o amor, mas a relação do pai e do filho, daquilo que a nossa Presidente Gleicimary falava, da questão da família. E ele, ao falar do pai, do orgulho, se vestia como o pai ... É uma peça muito bonita a canção O Guri, que veio lá da nossa Califórnia da Canção. Há também o Carijó da Canção Gaúcha, lá de Palmeira das Missões; a Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha; o Ponche Verde da Canção, em Dom Pedrito; a Coxilha Nativista, em Cruz Alta; e a Tertúlia, de Santa Maria, apenas para lembrar alguns dos eventos que também contribuem decisivamente para a difusão, o fortalecimento da nossa cultura, do nosso Estado.

    Queria convidar agora, para fazer uso da palavra, o Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central, o João Francisco Petroceli.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2018 - Página 28