Fala da Presidência durante a 53ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da sessão especial destinada a comemorar os 70 anos do 35 Centro de Tradições Gaúchas - CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gáucha de Folclore.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Encerramento da sessão especial destinada a comemorar os 70 anos do 35 Centro de Tradições Gaúchas - CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gáucha de Folclore.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2018 - Página 32
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, CENTRO CULTURAL, TRADIÇÃO, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), SOCIEDADE, LITERATURA, GRUPO, ORIGEM, DISTRITO, SÃO LEOPOLDO (RS), COMISSÃO, FOLCLORE, COMENTARIO, HISTORIA, IMPORTANCIA, ENTIDADE.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Foi uma celebração extraordinária, revelando aqui os talentos dos nossos oradores e oradoras.

    De fato, o nosso comandante, o Patrão, aqui, do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central foi muito feliz, ao lembrar essa valorização, quando o João Francisco Petrocelli falou da prenda. Quer dizer, quando foi criado o Movimento, não é um filiado ou filiada, é uma prenda e um peão. Peão é o trabalhador; a prenda vem da palavra portuguesa "presente". É um presente, é uma dádiva que você dá.

    Então, essa valorização, nessa palavra, representa um símbolo um pouco mais... Tem uma outra acepção e um valor maior, que, como disse bem ele, numa sociedade considerada machista como a do Rio Grande – não é, Petrocelli? –, é dar espaço às mulheres.

    E esta sessão aqui mostra, no caso da Dinara Paixão, que aqui representa o Presidente do Partenon Literário, Benedito Saldanha, e, ao meu lado, a Patroa do 35 CTG, que amanhã faz 70 anos.

    Então, a todos, neste momento... E eu peço também que o próprio João Francisco, que fez a saudação do nosso cantor, aqui, que nasceu em Goiás, mas que é gaúcho por adoção, por escolha, e que está com a pilcha gaúcha, com o lenço maragato, ele e você...

    Por favor Petrocelli, desça, porque dizem que você tem uma voz muito afinada, para que o encerramento desta sessão seja com o Parabéns a Você à moda gaúcha – ah, e o Parabéns Crioulo, como assim chamado.

    Renovo o agradecimento pela presença, aqui, da Patroa do 35 Centro de Tradições Gaúchas, Gleicimary Borges da Silva Albrecht, desejando uma boa sorte, e que a filhinha que vai chegar em maio nasça também com esse gosto e com esse empenho na defesa da tradição gaúcha.

    Já mencionei a Dinara Paixão, que representa aqui o Presidente Benedito Saldanha, do Partenon Literário; o Patrão da Sociedade Gaúcha da Lomba Grande, José Luiz Amaral Silveira – muito obrigada –; o Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Octavio Cappuano; o representante também da Comissão Gaúcha de Folclore, Rogério Bastos, que foi o inspirador desta cerimônia, desta sessão especial. Agradeço-lhe também a iniciativa, como bom jornalista e comunicador.

    Quero agradecer a presença da Renata de Cássia Pletz. Obrigada, Renata, pela presença aqui.

    Quero agradecer também ao Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, nosso amigo, Nairo Callegaro, e ao Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central, João Francisco Petrocelli.

    Preciso também agradecer ao Senador Paim, que esteve aqui; ao Senador Lasier Martins, que também foi um dos firmatários do requerimento que fiz para esta cerimônia aqui; ao Senador Garibaldi Alves, que é do Rio Grande do Norte, do outro lado, lá em cima; ao Senador Waldemir Moka, que é neto de gaúchos, lá de São Borja – ele é do Mato Grosso do Sul; ao Senador Pedro Chaves, que é do Mato Grosso do Sul, do PSC; e ao Senador José Medeiros, que é do Mato Grosso. Eles também assinaram o requerimento, apoiando esta sessão especial.

    Antes de dar encerramento, vamos ouvir, então, o nosso Parabéns Crioulo ou Parabéns Gaúcho.

    O SR. GERSON REZENDE  – Com o "permisso" da Senadora, gostaria de convidar mais um grande declamador e expoente do Planalto Central, tradicionalista, D. Edson Flores – por gentiliza –, para fazer os versos do Parabéns Criolo, junto com D. Petroceli.

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Nós celebramos também o Edson Flores pela voz e pela participação no conjunto agora que vai abrilhantar o encerramento, com chave de ouro, desta sessão especial destinada a celebrar os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos no Pártenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha da Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore – que celebra hoje; e amanhã a festa será do 35 CTG.

    Então, com vocês o nosso Parabéns.

(Procede-se à execução musical.)

    O SR. GERSON REZENDE  – Viva o Rio Grande e viva o Brasil! (Palmas.)

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Renovo, então, os agradecimentos a todos e o convite da Nara para o encontro da comunidade gaúcha que participa desta cerimônia, ao Embaixador da Malásia, aos representantes que vieram aqui nos honrar com suas presenças.

    Está encerrada a presente sessão.

    Muito obrigada.

(Levanta-se a sessão às 12 horas e 27 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2018 - Página 32