Pronunciamento de Paulo Paim em 23/04/2018
Discurso durante a 54ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Apoio ao pedido da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos - Cobap, para aprovação do projeto de lei da Câmara que permite averbação de novas contribuições de ex-aposentados.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PREVIDENCIA SOCIAL:
- Apoio ao pedido da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos - Cobap, para aprovação do projeto de lei da Câmara que permite averbação de novas contribuições de ex-aposentados.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/04/2018 - Página 45
- Assunto
- Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
- Indexação
-
- APOIO, REIVINDICAÇÃO, ENTIDADE, VINCULAÇÃO, APOSENTADO, ASSUNTO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), POSSIBILIDADE, CONTRIBUIÇÃO, SEGURIDADE SOCIAL, PESSOAS, SITUAÇÃO, APOSENTADORIA.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Pela ordem, Presidente. É um minuto só.
O SR. PRESIDENTE (Airton Sandoval. Bloco Maioria/PMDB - SP) – Com a palavra o Senador Paulo Paim.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Presidente, eu estou recebendo aqui a Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos). A Senadora Rose conhece muito bem. O Senador Elmano também conhece. Eles vêm aqui à Casa fazer um pleito, para que a gente aprove o projeto que veio da Câmara, Senadora Rose, que trata da desaposentadoria.
O cidadão voltou a trabalhar – isso já existe no serviço público – depois de aposentado. Que ele possa abrir mão da aposentadoria e, ali na frente, possa averbar aquele período das novas contribuições com as contribuições antigas. Isso já existe para o serviço público. Estão aqui o Warley, o Robson, o Pedro, o Adilson, o Jesuíno, o Iburici, o Dornelles e o Moacir. É a diretoria e o jurídico também.
Então, fica aqui o apelo. Aproveitei este momento da minha querida amiga Rose de Freitas. Eu dizia hoje, pessoal, que ela é a autora de dois projetos muito importantes e pediu que eu os relatasse. Relatamos, e todas as comissões aprovaram. É aquele que garante que o Fundo de Garantia tem que ser opção do trabalhador demitido ou que pediu demissão. O outro é o da licença-maternidade de 180 dias.
Muito obrigado, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Airton Sandoval. Bloco Maioria/PMDB - SP) – Eu quero cumprimentar a comissão que é encaminhada por V. Exª e dizer que eles estão muito bem representados aqui nesta Casa por V. Exª, um grande Senador, um homem público exemplar, que só enobrece a classe política brasileira.
Vocês são muito bem-vindos aqui no Senado Federal. Obrigado pela sua visita.
E a manifestação de V. Exª será encaminhada ao Presidente do Congresso e desta Casa, para as providências cabíveis.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Obrigado.