Pela Liderança durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicações sobre entrevista concedida por S. Exa ao canal de televisão Al Jazeera.

Autor
Gleisi Hoffmann (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Gleisi Helena Hoffmann
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Explicações sobre entrevista concedida por S. Exa ao canal de televisão Al Jazeera.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 41
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ORADOR, MULHER, ENTREVISTA, TELEVISÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CATAR, REPUDIO, DISCRIMINAÇÃO, XENOFOBIA, DEFESA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CRITICA, REDE GLOBO, PERSEGUIÇÃO.

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR. Como Líder. Sem revisão da oradora.) – Agradeço, Senadora Lídice, por termos feito essa permuta.

    Srs. Senadores, Srªs Senadoras, quem nos acompanha nas redes sociais, pela TV Senado, pela Rádio Senado, a entrevista que dei à rede Al Jazeera tem o mesmo conteúdo das entrevistas que dei à BBC, de Londres; à Agencia EFE, da Espanha; à TV SIC, de Portugal; à Agence France-Presse, da França, absolutamente a mesma.

    Penso que o incômodo com essa entrevista com aquela Senadora do Rio Grande do Sul, que veio aqui à tribuna para falar a esse respeito, não foi com o conteúdo da minha fala, mas foi com o veículo de comunicação em que ela se deu.

    Só posso reputar isso à ignorância, ao preconceito, à xenofobia contra o povo árabe. Aliás, mais do que isso, chega a ser má-fé, desvio de caráter o que essa Senadora, aquela mesma que incentivou a violência contra a caravana do Presidente Lula, mandando erguer o relho contra nós todos... Aquela mesma tem um desvio de caráter, em relação ao que está fazendo nas redes sociais.

    E faço questão aqui, Presidente, porque nunca tenho medo daquilo que falo e nunca me omiti de defender as ideias que tenho, de ler exatamente a mensagem que fiz à Al Jazeera, objeto de tanto preconceito e xenofobia por parte da Senadora.

    Foi exatamente isto que falei e vou deixar registrado pela minha voz. Não é preciso colocar textos em Anais, quero que o Plenário do Senado escute.

    Sou a Senadora Gleisi Hoffmann, Presidente do Partido dos Trabalhadores, e me dirijo ao mundo árabe, por meio da Al Jazeera, para denunciar que o ex-Presidente Lula é um preso político em nosso País. Ele é um preso político.

    Lula é um grande amigo do mundo árabe. Ao longo da história, milhões de imigrantes árabes e palestinos vieram ao Brasil, mas Lula foi o único Presidente brasileiro que visitou o Oriente Médio. Em seu governo, o comércio com o Oriente Médio se multiplicou por cinco. Em 2005, Lula promoveu, em Brasília, a primeira conferência da América do Sul e dos países árabes, estendendo os laços de amizade a toda a nossa região. E o Brasil foi um dos três países não árabes convidados para a Conferência de Annapolis, em 2007. Lula sempre defendeu a existência do Estado palestino. Lula foi condenado por juízes parciais num processo ilegal. Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas.

    A TV Globo, que domina a mídia no Brasil, fez uma campanha de mentiras contra Lula. A Globo está pressionando o Judiciário brasileiro a não concordar com a liberdade de Lula, apesar de ela estar prevista na Constituição. Isso fere os direitos humanos e fere a democracia brasileira.

    A prisão de Lula é a continuidade do golpe que se iniciou em 2016, com a retirada da Presidenta Dilma do governo. Ela não cometeu nenhum crime, assim como Lula não cometeu. É um preso político. Ele é inocente. O Governo golpista do Brasil está retirando direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro e liquidando o patrimônio nacional. Nossas grandes reservas de petróleo no oceano estão sendo entregues às multinacionais petrolíferas da Europa e dos Estados Unidos. E a política externa passou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte-americano. E passou mesmo.

    A maioria do povo brasileiro quer viver como nos tempos de Lula. Todas as pesquisas mostram que Lula será eleito o próximo Presidente do Brasil. O objetivo da prisão ilegal é não permitir que Lula seja candidato, mas o povo está resistindo a essa injustiça. Há manifestações, todos os dias, em todos os lugares do País. Há mais de uma semana, nós estamos acampados...

(Soa a campainha.)

    A SRª GLEISI HOFFMANN (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PR) – ... em frente à Polícia Federal, onde Lula está preso. Em todo o mundo, há manifestação de solidariedade ao ex-Presidente e pedido por sua liberdade.

    Convido a todos e a todas a se juntarem conosco nesta luta. Lula livre.

    Esse conteúdo já falei e repeti. Fiz diversos discursos, desta tribuna, com esse mesmo conteúdo. Esse mesmo conteúdo foi objeto de várias entrevistas em rádios, inclusive da América Latina.

    Só posso reputar ao preconceito, à xenofobia essa crítica à minha entrevista, à minha fala à TV Al Jazeera.

    Aos árabes a minha solidariedade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 41