Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos 75 anos da fundação do Colégio São Vicente, em Cuiabá.

Pesar pela morte do Ex-Presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (MT).

Autor
Cidinho Santos (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: José Aparecido dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem aos 75 anos da fundação do Colégio São Vicente, em Cuiabá.
HOMENAGEM:
  • Pesar pela morte do Ex-Presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (MT).
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 46
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, AGROTECNICA, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), FORMAÇÃO, AGROPECUARIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO AGROPECUARIA, CRIADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. CIDINHO SANTOS (Bloco Moderador/PR - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna hoje para fazer uma homenagem à nossa Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá, também conhecida como Colégio São Vicente. Essa escola completou, no último domingo, 75 anos de sua fundação, exatamente no dia 15 de abril.

    Em 2008 a escola passou a ser chamada de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). É missão do IFMT proporcionar a formação científica, tecnológica e humanística nos vários níveis e modalidade de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local e nacional, preparando e educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental.

    O Colégio Agrícola de São Vicente funciona desde 1943 e, ao longo dos anos, passou por diversas denominações, porém, sempre teve a missão de formar profissionais voltados à agropecuária. E o seu grande lema é "aprender a fazer fazendo".

    Fui aluno dessa escola e estudar lá foi um marco divisório em minha vida! Trago comigo o aprendizado dos anos que passei ali e não só o aprendizado acadêmico, mas também o da convivência, da solidariedade, da partilha, entre tantos outros que marcaram a minha personalidade.

    Para nós é uma honra poder contar com uma escola como essa, que além da tradição, é destacada pela qualidade do ensino ofertado, formando profissionais em áreas de grande importância para o desenvolvimento do nosso Estado.

    Ainda na primeira metade do século XX, a instituição trouxe uma contribuição ímpar para Mato grosso e o Brasil, dentro da perspectiva de Escolas de Aprendizes e Artífices, sendo reconhecidamente a agricultura e suas vertentes a vocação regional de Mato Grosso, bem como a realidade econômica produtiva que se apresentava.

    Sr. Presidente, grandes homens da nossa história estudaram em São Vicente. Irei personificar com o exemplo do já falecido e saudoso Senador Jonas Pinheiro, que dedicou sua vida em prol do desenvolvimento de Mato Grosso, sempre com o olhar voltado para a expansão e êxito da nossa agropecuária.

    Este ano a Escola teve uma grande conquista, que foi a criação do Conselho Regional dos Técnicos Agrícolas. Os técnicos terão seu próprio conselho, deixando assim de serem subordinados ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Vitória essa que tenho orgulho de poder dizer que ajudei a construir aqui no Senado Federal.

    Quero aqui render minhas homenagens ao Reitor do Instituto Federal de Educação Mato Grosso, Prof. William da Silva Paulo, também ao ex-Reitor José Bispo Barbosa, ao Diretor-Geral, Prof. Lívio Vogel, e a todo o corpo docente que esteve presente no último domingo, lá na homenagem na Escola São Vicente. Estivemos lá eu, o Senador Wellington Fagundes, que também foi aluno dessa escola, o Senador José Medeiros e vários ex-alunos que são prefeitos, foram prefeitos, nosso grande ex-Diretor, o Prof. Dimorvan, que foi Prefeito de Campo Verde e tem contribuído muito com aquela escola.

    Ficamos muito felizes de ter estado lá em São Vicente no último domingo, homenageando a nossa escola pelos 75 anos de fundação. Homenagear todos os ex-reitores, professores, corpo docente da Escola de São Vicente, que é uma das escolas mais tradicionais do Mato Grosso e que ajudou muito o Mato Grosso a ser o que é hoje na produção agropecuária, com a formação de técnicos agrícolas, como eu, que saíram para desbravar o Mato Grosso e transformá-lo em um dos maiores produtores de grãos do País hoje, e também com a formação de outros alunos que foram para outras unidades da Federação e que contribuíram com o desenvolvimento do nosso Brasil.

    O segundo assunto rápido, Presidente: gostaria de registrar o falecimento do Sr. Gilson Gonçalo de Arruda ontem, em Cuiabá. Foi com grande tristeza que recebi a notícia de que ele, aos 74 anos de idade, havia perdido a luta contra o câncer.

    Ex-Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), foi um dos fundadores da entidade. Produtor rural nos Municípios de Poconé e Alta Floresta, foi uma das mais importantes lideranças do setor agropecuário, atuando nas principais associações representativas de classe do Estado. Com seu trabalho, Gilson de Arruda ajudou muito para o fortalecimento da cadeia produtiva de carne e desenvolvimento da pecuária de corte.

    Deixou-nos muito cedo. Vá com Deus, meu amigo Gilson! Aos seus familiares deixo as minhas mais profundas condolências, especialmente ao seu filho Gilson. Há uns dois anos, tive a oportunidade de presenciar a posse do Gilson, que é filho do falecido Gilson Arruda, como Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá e ver a emoção do seu pai ao ver o filho ocupar esse cargo que já foi dele há um tempo atrás.

    Queria registrar, então, as nossas condolências a toda a família.

    E, ao encerrar, um abraço ao meu amigo Afonso, que está sempre ligado na TV Senado e que, neste momento, está nos assistindo lá em Cuiabá. Um abraço, meu irmão!

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 46