Fala da Presidência durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário de 20 anos do desaparecimento do Senador Humberto Lucena e solicitação de aprovação do requerimento que denomina ala do Senado em homenagem ao parlamentar.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro do aniversário de 20 anos do desaparecimento do Senador Humberto Lucena e solicitação de aprovação do requerimento que denomina ala do Senado em homenagem ao parlamentar.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 67
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO, DESAPARECIMENTO, HUMBERTO LUCENA, EX SENADOR, SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, URGENCIA, DENOMINAÇÃO, HOMENAGEM, SETOR, SENADO.

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) - Eu vou submeter ao Plenário outro requerimento de urgência, fruto de uma decisão da Mesa Diretora em reunião de ontem.

    No último dia 13 de fevereiro, lembrou-se o aniversário de 20 anos do desaparecimento, da morte do Senador Humberto Lucena.

    Eu quero, inclusive, neste instante, aproveitar a referência ao meu conterrâneo, ex-Presidente desta Casa, o Senador Humberto, para saudar a presença, no plenário, do Deputado Federal e atual Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir. Deputado e Prefeito, a presença de V. Exª também nos alegra, no momento, Senador Raimundo Lira, em que estarei submetendo ao Plenário um requerimento de urgência para que nós possamos preencher uma lacuna, Senador José Maranhão, que também está conosco, da ausência de uma homenagem a Humberto Lucena nas dependências do Senado Federal.

    Então, ontem, por propositura minha junto à Mesa Diretora, estamos denominando a nova ala das Lideranças que foi recentemente construída como Ala Senador Humberto Lucena.

    O Senador Humberto foi duas vezes Presidente desta Casa; foi Líder Partidário; Deputado Estadual; Deputado Federal; um homem que lutou bravamente pela nossa redemocratização, que lutou contra a ditadura de forma altiva, corajosa, destemida; um homem probo, um homem decente, um homem íntegro, que, depois de 20 anos da sua morte, não recebeu ainda uma homenagem à altura do seu merecimento nas dependências do Senado Federal.

    Então, como Senador paraibano, ocupando interinamente a Presidência, rogo ao Plenário que possamos aprovar o requerimento de urgência e, na sequência, aprovar a resolução da Mesa, que fará a denominação da nova ala dos gabinetes das Lideranças do Senado Federal de Ala Senador Humberto Lucena.

    Portanto, foi apresentado o requerimento, que foi publicado na forma regimental, para o Projeto de Resolução nº 14, de 2018.

    Os Senadores e as Senadoras que aprovam o requerimento permaneçam como se encontram. (Pausa.)

    Aprovado.

    O item 14 da pauta...

    O SR. JOSÉ MARANHÃO (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Cássio Cunha Lima. Bloco Social Democrata/PSDB - PB) - Eu concederei a palavra a V. Exª após a conclusão da votação, Senador Maranhão. Vamos votar primeiro, e terei prazer em ouvir V. Exª.

    A Comissão Diretora que denomina "Ala Senador Humberto Lucena" a Ala das Lideranças localizada no 2º andar do Bloco C do Anexo II do Senado Federal.

    Poderão ser oferecidas emendas até o encerramento da discussão.

    A discussão do projeto está aberta em turno único. (Pausa.)

    Não havendo quem queira discutir, está encerrada a discussão.

    Passo à votação da matéria.

    As Senadoras e os Senadores que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)

    Aprovado.

    Com a justiça da homenagem ao Senador Humberto Lucena, passo a palavra ao Senador José Maranhão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 67