Pela ordem durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Ex-Senador Humberto Lucena.

Autor
José Maranhão (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: José Targino Maranhão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao Ex-Senador Humberto Lucena.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 68
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, HUMBERTO LUCENA, EX SENADOR, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS.

    O SR. JOSÉ MARANHÃO (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu quero dizer a esta Casa que a homenagem que se presta, neste momento, ao Senador Humberto Lucena, é das mais justas de quantas já ocorreram aqui em relação a outras personalidades que dignificaram a vida pública nacional, especialmente o Senado da República.

    Humberto Lucena foi político praticamente durante toda a sua existência e deixou, na vida do Brasil e da Paraíba em particular, a marca da coerência e da firmeza. Eu dizia sempre que a legenda de Humberto deveria ser "sem aderir nem agredir", porque, durante a fase do regime militar de 1964, ele foi uma das vozes mais autorizadas na luta pela redemocratização do País e sempre a fez com uma serenidade que impunha o respeito aos seus adversários mais empedernidos, numa época em que a vida nacional foi marcada pela violência e, sobretudo, pela intransigência das posições.

    Foi uma honra pertencer ao velho PMDB, quando Humberto Lucena, durante praticamente toda a vida do Partido, presidiu essa agremiação. Ele trouxe para a Paraíba o exemplo de dignidade que hoje se constitui num símbolo da vida política, em nosso Estado, de homens que se fizeram respeitar pela coerência, como eu já disse, pela inteligência e, sobretudo, pela firmeza de suas posições, sempre seguindo este lema: "divergir, mas nunca agredir". Essa foi a marca fundamental da personalidade de Humberto Lucena, que ocupou a Presidência deste Poder, do Senado da República, durante, se não me engano, três mandatos consecutivos.

    De maneira que, assim, a Paraíba tem todos os motivos para homenageá-lo, e o Senado da República faz muito bem quando presta essa homenagem agora, exatamente no momento em que a Presidência do Senado cai na pessoa de V. Exª, que também é um dos mais ilustres paraibanos da vida pública nacional.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 68