Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com as chuvas no Estado do Piauí (PI), que vêm causando inundações e prejuízo às famílias da região.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Preocupação com as chuvas no Estado do Piauí (PI), que vêm causando inundações e prejuízo às famílias da região.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2018 - Página 160
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, CHUVA, ESTADO DO PIAUI (PI), INUNDAÇÃO, COMENTARIO, BARRAGEM, DANOS, NECESSIDADE, OPERAÇÃO, EMERGENCIA, PREJUIZO, FAMILIA, REGIÃO, REGISTRO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, WELLINGTON DIAS, GOVERNADOR, ASSISTENCIA, PREVENÇÃO, PROBLEMA.

    O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, o período de chuvas está castigando o norte do meu querido Piauí. No último domingo, dia 15, estive na cidade de José de Freitas, no norte do Piauí. A região vem sendo atingida por chuvas acima da média histórica para o período. Em razão disso, têm sido registradas enxurradas e inundações. A água que tantas vezes falta em nosso Piauí, quando em excesso, traz problemas.

    Estive na Barragem do Bezerro acompanhando o Ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, e o Governador, Wellington Dias, junto com deputados, vereadores, prefeitos, secretários e lideranças e pude ver de perto a difícil situação em que se encontra a população.

    A barragem teve fissuras na parede, o que obrigou uma operação de emergência para reduzir o volume de água, ocasionando inundações abaixo dela.

    Na visita a José de Freitas, fomos recebidos pelo comandante do Corpo de Bombeiros Carlos Frederico, que detalhou os problemas causados pelas enchentes e falou sobre as necessidades da população. A realidade é que muitas famílias perderam suas casas, todos seus pertences e estão alojadas em abrigos, onde estão recebendo comida, roupas e medicamentos.

    O cenário, Sr. Presidente, é preocupante e de risco para aqueles que moram na região.

    Mais de 400 famílias estão desabrigadas, plantações inundadas, criações de animais prejudicadas e ainda várias localidades totalmente isoladas. Segundo a Defesa Civil, já são 11 as cidades com situação de emergência decretada, mais de 2,4 mil estão desabrigados e esse número só aumenta porque as chuvas não param.

    Como posto, as enchentes não estão causando estragos somente em José de Freitas. Nos municípios de Miguel Alves e Campo Maior já são centenas de pessoas afetadas. Há problemas relacionados às enchentes ainda em Esperantina e Barras - todos municípios no Norte do Piauí.

    Por isso, a visita do Ministro Pádua Andrade, que é piauiense, foi tão importante. O ministro, atendendo o nosso pedido - meu, do Governador Wellington e de parlamentares do estado para visitar a região - pôde avaliar a situação e já está tomando providências. Ele nos assegurou que vai prestar assistência imediata às cidades com a distribuição de colchões, cestas básicas, produtos de higiene pessoal e água.

    O ministro também se disponibilizou a atuar junto com os governos estadual e municipal para agilizar o início das obras de reconstrução das áreas afetadas.

    Srªs Senadoras, Srs. Senadores, as chuvas que estão inundando o Piauí nos últimos meses têm abalado a infraestrutura de municípios, ameaçando barragens, açudes, destruindo cidades. De modo que uma situação dessa amplitude requer ações rápidas e decididas.

    Nesse sentido, nesta terça-feira, estive, novamente, em reunião com o Ministro da Integração, Pádua Andrade, com o Governador Wellington Dias, e com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Renato Newton Ramlow. Conversamos sobre as ações do ministério da Integração em socorro do nosso estado.

    O secretário de Defesa Civil nos informou que já estão prontos os kits de assistência que serão doados às famílias desalojadas e que eles serão entregues até o final da semana. Pádua Andrade disse que o ministério continuará à disposição para auxiliar as famílias atingidas e para atuar na prevenção de novos problemas.

    Reafirmo meu compromisso de buscar ajuda para a reconstrução das casas e para minimizar as perdas que resultaram das intensas chuvas dos últimos dias.

    Por fim, Sr. Presidente, estamos todos sensibilizados com as necessidades da população e empenhados em trabalhar para que os recursos e as ações cheguem o mais rapidamente aos municípios atingidos. Queremos que os resultados de nosso esforço alcancem efetivamente a todos aqueles que passam por essa situação tão triste e difícil.

    Obrigado. Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2018 - Página 160