Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação pela licença para a instalação de projeto gerador de energia eólica no município de São José do Norte (RS).

Autor
Lasier Martins (PSD - Partido Social Democrático/RS)
Nome completo: Lasier Costa Martins
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Satisfação pela licença para a instalação de projeto gerador de energia eólica no município de São José do Norte (RS).
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2018 - Página 9
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • ELOGIO, CONCESSÃO, LICENÇA, INSTALAÇÃO, PROJETO, ENERGIA EOLICA, LOCAL, MUNICIPIO, SÃO JOSE DO NORTE (RS).

    O SR. LASIER MARTINS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Senador Paulo Paim. Agradeço a deferência e a gentileza da Senadora Regina.

    Saúdo essa plêiade de jovens alegres, bem uniformizados, satisfeitos por estarem aqui ocupando as galerias do Senado Federal.

    Sejam muito bem-vindos ao nosso ambiente de trabalho. Obrigado pelos abanos.

    Bem, Sr. Senador Presidente dos trabalhos, Senadora, Senadores, telespectadores, ouvintes, eu tenho uma notícia muito auspiciosa para o Rio Grande do Sul em particular e para o Brasil em geral, porque diz respeito, Presidente Paim, a um novo e grandioso projeto de energia, energia eólica, essa energia que se dissemina pelo Brasil inteiro, por ser uma energia limpa e fácil, a energia pelo vento.

    Tive uma conversa por telefone ontem à tarde com o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e ele me comunicou aquilo que ainda praticamente ninguém sabe, qual seja, a notícia da licença para o maior empreendimento eólico do Rio Grande do Sul e talvez o maior do Brasil.

    Há dois anos e pouco, eu vinha acompanhando essa discussão, e agora acaba de ser concedida a licença, embora com o título de provisória, mas é uma licença que vai se confirmar agora, com as licitações, para a instalação, no Município de São José do Norte – que o Senador Paulo Paim conhece muito bem, pois tem lá também um grande eleitorado – e no Distrito de Bojuru. Lá está liberada pela entidade que todos os gaúchos conhecem bem, a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), que concedeu essa licença para a instalação, depois de alguns anos de discussão, ao maior empreendimento de energia eólica do Rio Grande do Sul e talvez um dos maiores do Brasil.

    Será, então, em um Município do extremo sul do nosso Estado, o Município de São José do Norte, no Distrito de Bojuru, onde o complexo eólico da empresa Ventos do Atlântico vai ocupar uma área de 15,8 hectares, com linha de transmissão de 63km, incluindo trechos aéreos, subterrâneos e subaquáticos. Vai representar energia, vai representar muitos empregos, contratação de estruturas, enfim, algo que vem em muito bom momento para a produção dessa que é uma das grandes carências do Brasil, que é a carência de energia. Tudo para uma produção de 3,0MW de potência por cada um dos 290 aerogeradores, que serão instalados lá, em São José do Norte, distribuídos em 32 centrais geradoras eólicas, conectando a subestação Ventos do Atlântico, de São José do Norte, à subestação de Povo Novo, no vizinho Município lá de Rio Grande, para dali se integrar ao sistema nacional interligado.

    É inegavelmente uma excelente notícia para o sul do Rio Grande do Sul, para o Estado em geral, para o Brasil. Nós, no Rio Grande do Sul, já temos vários parques eólicos, sendo o Parque de Osório o maior de todos, e mais inúmeros – uma meia dúzia de pequenos parques. E agora teremos o maior deles, aquele de São José do Norte, que há bastante tempo vinha sendo discutido e acaba de ter esse licenciamento pela nossa entidade de proteção do meio ambiente.

    É a notícia que eu queria transmitir. Falei ontem para o Governador: "Olha [disse eu] amanhã vou comunicar ao Brasil inteiro, particularmente aos gaúchos, esse empreendimento de energia eólica, que será contemplado ao Rio Grande do Sul e de benefício para todos os brasileiros."

    Era isso que eu queria comunicar, agradecendo a gentileza da concessão, da prioridade pela Senadora Regina, e à Presidência dos trabalhos, o nosso grande Senador gaúcho Paulo Paim.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2018 - Página 9