Fala da Presidência durante a 57ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários acerca da educação e da evasão escolar no Brasil.

Autor
Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Comentários acerca da educação e da evasão escolar no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2018 - Página 56
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, ROSE DE FREITAS, SENADOR, ASSUNTO, EDUCAÇÃO, EVASÃO ESCOLAR, PAIS, DEFESA, COMBATE, POBREZA, FOME, ELOGIO, CRISTOVAM BUARQUE.

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/PMDB - SC) – Cumprimento a Senadora Rose de Freitas, mais uma vez, pelo brilhante e extenso pronunciamento.

    A SRª ROSE DE FREITAS (Bloco Maioria/PMDB - ES. Fora do microfone.) – Extenso. Agradeço a V. Exª.

(Durante o discurso da Srª Rose de Freitas, o Sr. Renan Calheiros deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Hélio José.)

(Durante o discurso da Srª Rose de Freitas, o Sr. Hélio José deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Dário Berger.)

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/PMDB - SC) – Não, não, extenso é pela qualidade do pronunciamento de V. Exª. Realmente, são temas apaixonantes.

    E logo vi, na introdução do seu pronunciamento, Senador Cristovam, que ela indiretamente fez uma provocação, no bom sentido, a V. Exª, quando levanta a questão da educação. E imediatamente vi V. Exª se mover na cadeira, recolher o microfone e se preparar para um aparte.

    Realmente – o senhor como nosso professor –, quero só me unir a uma pequena parte do pronunciamento da Senadora Rose de Freitas, para dizer que é uma perda lastimável, realmente, não ver o senhor no rol dos candidatos à Presidência da República, para levar a mensagem à população brasileira daquela revolução, aquela doce, aquela das letras, aquela da independência que é conquistada, Senadora Rose de Freitas, através do conhecimento, através da educação, através da cultura, porque essa é a verdadeira independência de um ser humano. Se ele conquistar essa independência, vai estar preparado para enfrentar a vida, o mercado de trabalho, as oportunidades que surgem.

    O grande problema do Brasil é que nós muitas vezes não estamos preparados quando surge uma oportunidade para nós, resultado fundamentalmente de uma educação ainda precária, difícil de entender em pleno século XXI, em que a maioria dos nossos alunos, inclusive os que frequentam a escola, saem do ensino fundamental sem saber interpretar um texto, sem saber fazer uma conta de aritmética um pouquinho mais complicada. Então, na verdade, nós ainda estamos num depósito de crianças nas escolas – aquelas que estão na escola –, fora aquelas que não estão na escola.

    E a minha experiência – eu já vou conceder a palavra a V. Exª, V. Exª já pode ir se dirigindo à tribuna – como gestor público me dá conta de que a evasão escolar vem ao encontro do que V. Exª mencionou, Senadora Rose de Freitas, que, para cada filho fora da escola, há um pai analfabeto ou uma mãe analfabeta ou com pouca instrução. Eles não têm a verdadeira consciência da mola propulsora, transformadora das pessoas, das crianças e dos jovens através da educação, ainda, infelizmente. Isso é o que eu percebi através das análises, das estatísticas e das pesquisas que fazia para, de certa forma, eliminar a evasão escolar. Percebia esses certos detalhes, o que é muito lamentável.

    Mas nós temos um grande caminho a percorrer ainda pela frente, nós estamos diante de uma nova eleição. Nós temos que discutir esses problemas estratégicos e fundamentais da Nação brasileira. E V. Exª, através do seu candidato à Presidência da República, que é o Senador Alvaro Dias, que é do Sul do Brasil, pode inserir as suas preocupações – e as suas frustrações são as nossas preocupações também – no tocante à erradicação da pobreza, da miséria, da fome, da marginalização e à educação. Vamos dar educação para esse pessoal para que eles se tornem – como eu falei – independentes, e aí nós vamos construir um novo Brasil.

    Eu fico empolgado porque eu vejo meu mestre, meu professor e tento buscar a inspiração para discutir esse tema tão importante.

    A SRª ROSE DE FREITAS (Bloco Maioria/PMDB - ES) – Já que V. Exª – permita-me – encontrou essa inspiração, eu vou lhe dar mais uma: é por isso que o senhor tem que permanecer na vida pública e no Senado Federal.

    O SR. PRESIDENTE (Dário Berger. Bloco Maioria/PMDB - SC) – Agradeço a V. Exª.

    Com muita honra, concedo a palavra ao Senador Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2018 - Página 56