Pela Liderança durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com a atual situação econômica do País.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Indignação com a atual situação econômica do País.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2018 - Página 36
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, BRASIL, PREJUIZO, EMPRESA NAVAL, CRISE, SETOR, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, POLITICA, INDUSTRIA NAVAL.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, telespectadores da TV Senado, ouvintes que nos acompanham pela Rádio Senado, internautas que nos seguem também, entre as tantas mazelas que esse golpe contra a Presidenta legítima trouxe ao Brasil está o completo esfacelamento da nossa economia.

    O Governo, que se vendia como o da salvação nacional, mostrou-se, de fato, o da destruição do País. É uma devastação em todos os níveis, com gastos desenfreados para a compra de apoio parlamentar, somente para a preservação de Temer no cargo.

    Estamos em recessão, os preços do gás e da gasolina dispararam, as tarifas de água e de luz também, o PIB não cresce, os programas sociais foram estraçalhados e o Brasil voltou ao mapa da fome, com o aumento da pobreza.

    Nesse cenário, a indústria naval, de grande significação para nós – que renasceu com Lula – foi absolutamente asfixiada. Em Pernambuco, por exemplo, os estaleiros que chegaram à Ipojuca, na região metropolitana do Recife, trouxeram mais de 50 mil empregos para o Estado e dinamizaram a economia.

    A política de conteúdo local, assegurada pelo Presidente Lula e pela Presidenta Dilma, fez a Petrobras garantir, por intermédio da Transpetro, a aquisição de plataformas e navios produzidos com trabalho, inteligência e tecnologia nossos. Isso, além de um gesto de soberania, foi grandioso para o nosso orgulho, porque nos mostrou que somos capazes de erguer a nossa própria indústria.

    Foi assim com o navio João Câmara, o Dragão do Mar, o Henrique Dias, o Zumbi dos Palmares, e, agora, com o Castro Alves, que lançamos ao mar pelo nosso trabalho. E, hoje, com o desmantelamento da Petrobras, da política de conteúdo e da ruptura de contratos, tudo está sendo reduzido a pó.

    É o caso do Estaleiro Atlântico Sul, ameaçado de fechar pelo abandono em que foi lançado o setor.

    Tivemos ontem o lançamento de um documento muito simbólico chamado "Manifesto pelo salvamento da indústria naval brasileira", que não é outra coisa senão uma denúncia e um pedido de socorro de um setor fundamental ao País.

    Há mais de um ano o estaleiro aguarda a liberação de US$980 milhões pelo BNDES para arcar com novas encomendas, e esse empréstimo não sai.

    Com o fim da política de conteúdo nacional, tudo é adquirido no exterior, em prejuízo da indústria brasileira. Como é possível aceitar que a Petrobras, que vai precisar de 80 plataformas e 210 navios nos próximos 25 anos para explorar o pré-sal, deixe...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... de comprar no Brasil para comprar de outros países?! É um escândalo que só pode ser bancado por um Governo nefasto e entreguista como o de Temer. É ele o responsável pelo estrangulamento da indústria naval e pelo fim de milhares de empregos em Pernambuco, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, que viraram polos dessa promissora área.

    Nós precisamos restaurar a política de conteúdo local e garantir uma desoneração planejada para esse setor estratégico, que tanto emprega. A indústria naval precisa ser retomada rapidamente com uma política de incentivo sustentada. Ontem, o Ministro dos Transportes de Temer, Valter Casimiro, esteve em Pernambuco...

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... para ver os estaleiros. Chegou com muita conversa e pouca resolução. Deixou as promessas de sempre que, se não concretizadas, podem redundar no fechamento definitivo dos estaleiros já no ano que vem.

    É inadmissível que o Governo Federal preveja imposto zero para importação de navios do exterior, enquanto dá as costas para a indústria nacional. Estamos gerando emprego em outros países e dizimando o emprego no Brasil.

    Então, Sr. Presidente, fica aqui a nossa solidariedade aos trabalhadores do setor e o nosso compromisso em agir urgentemente para retomar esse projeto de País, que fez da indústria naval um grande motor do desenvolvimento...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE) – ... da economia do Brasil, em especial de Pernambuco.

    Concluo dizendo que é um orgulho para nós ter sido recriada pelas mãos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma. Não podemos, em nenhuma hipótese, deixar morrer.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, pela tolerância. Obrigado, Srs. Senadores, Srªs Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2018 - Página 36