Pela ordem durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo aniversário de fundação do Município de Tarauacá (AC).

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem pelo aniversário de fundação do Município de Tarauacá (AC).
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2018 - Página 74
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ESTADO DO ACRE (AC).

    O SR. JORGE VIANA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Agradeço a V. Exª e o cumprimento, Senador Eunício, e queria só fazer um registro.

    Hoje é o aniversário do Município de Tarauacá, que completa 105 anos, e eu não poderia deixar de fazer um registro para que possa constar nos Anais do Senado Federal este aniversário da nossa querida Tarauacá.

    Eu não nasci em Tarauacá, nasci em Rio Branco, mas tenho o título de Cidadão Tarauacaense, e esse título muito me honra. Conheço cada palmo daquele chão, que nós chamamos de terra do abacaxi grande, de um povo acolhedor, um Município que sempre teve grande influência na política do Acre, pelos nomes famosos de tarauacaenses, mulheres e homens, que compõem a história e a atual política do meu Estado.

    Posso citar, por exemplo, o ex-Senador e ex-Governador, uma pessoa que eu tenho sempre em boa conta, Nabor Júnior, que trabalhou durante anos aqui como Senador da República; cito também a atual Prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, sua família é uma família tradicional de Tarauacá; meu amigo, Deputado Federal Raimundo Angelim; Moisés Diniz, também ex-Deputado Federal, Estadual e, hoje, secretário do governo do Tião; os ex-Prefeitos, Dr. Jasone, que é de coração tarauacaense, e Rodrigo Damasceno, médico e ex-Prefeito também, que fizeram grandes e extraordinárias gestões no Município, na Prefeitura.

    A minha relação com Tarauacá é bem antiga. Foi ali que, em 1990, no Bairro da Praia, Senadora Vanessa, eu fiz o meu primeiro discurso como candidato numa eleição fantástica, que foi a eleição de 1990. Eu tinha dificuldade até para segurar o microfone naquela época, naquela ocasião, e, ao mesmo tempo, dificuldade para reunir tantas pessoas, porque era um grupo pequeno do PT, do PDT, do PCdoB, do PV, sonhando em mudar e fazer a implementação da boa política no Acre. E, claro, nessa eleição eu fui para o segundo turno, foi uma grande vitória, e, só em 1998, depois de ter sido Prefeito de Rio Branco, eu ganhei o governo do Acre. Mas foi lá em Tarauacá que nós começamos essa jornada.

    Foi ali também, em Tarauacá, que fizemos trabalhos dos quais me orgulho muito; trabalhos importantíssimos durante o meu governo, do Governador Binho e do atual Governador Tião Viana.

    Tarauacá foi sempre um importante endereço na região do Tarauacá/Envira, dois rios importantes da Bacia do Rio Juruá, que, junto com o Rio Muru e o Médio Juruá, formam uma região importantíssima nas cabeceiras dos rios na Amazônia.

    Queria, então, parabenizar todo o querido povo de Tarauacá. Já fiz isso através das redes sociais, mas peço que conste nos Anais do Senado Federal o registro dos 105 anos de uma boa história de um povo que compõe o povo do Acre, o povo brasileiro, que é o povo tarauacaense.

    Muito obrigado, Sr. Presidente, e desejo, aqui do Senado, um feliz aniversário. Que Tarauacá, com a ajuda de todos...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2018 - Página 74