Discurso durante a 63ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro dos aniversários das regiões administrativas de Águas Claras, Guará e Riacho Fundo II, no Distrito Federal.

Autor
Hélio José (PROS - Partido Republicano da Ordem Social/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Registro dos aniversários das regiões administrativas de Águas Claras, Guará e Riacho Fundo II, no Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2018 - Página 60
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, REGIÃO ADMINISTRATIVA, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, CRESCIMENTO, BRASILIA (DF).

    O SR. HÉLIO JOSÉ  (Bloco Maioria/PROS - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Meus agradecimentos ao nobre Presidente, Senador Paulo Rocha, Partido dos Trabalhadores do Pará, os meus agradecimentos aos nossos ouvintes da Rádio e TV Senado e os meus agradecimentos as Srªs e Srs. Senadores. Hoje, nobre Senador Paulo Rocha, a reflexão que me traz aqui é o aniversário de três cidades do Distrito Federal.

    Esse final de semana tivemos o aniversário de Águas Claras, que fez 15 anos, uma das cidades mais novas do Distrito Federal; o aniversário do Guará, o nosso nobre lobo-guará, uma cidade que, em Brasília, cada vez mais nos orgulha, fez 49 anos, aproximando-se dos seus 50 anos, e, também, a jovem cidade do Riacho Fundo II, que completou 23 anos. Daqui a pouco rumarei lá para uma sessão solene em homenagem, em consideração a esse aniversário importante do Riacho Fundo II.

    Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, nesse final de semana, dias 5 e 6 de maio, três cidades do Distrito Federal comemoraram os seus aniversários: o Guará completou 49 anos no dia 5; no dia seguinte, dia 6, Águas Claras fez 15 anos, e o Riacho Fundo II comemorou 23 anos.

    Nessas cidades, vivem, nobres senhoras e senhores, mais de 322 mil pessoas aqui do Distrito Federal, em busca de uma vida melhor, em busca de uma moradia digna, em busca de mais emprego, de uma formação profissional mais qualificada, em busca da felicidade junto aos seus familiares.

    Essas cidades, senhoras, senhores e Sr. Presidente, têm um crescimento econômico muito acima da média do País. Águas Claras, por exemplo, tem uma taxa de crescimento acima de 10%, segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

    Esse número mostra que a região é promissora. É composta por pessoas trabalhadoras, lutadoras, que enfrentaram todos os tipos de desafios e fizeram a região crescer e se tornar importante para o País.

    Riacho Fundo II está cada dia mais bonita, recebendo e lutando pela documentação de suas moradias como uma tarefa prioritária.

    Com dedicação e persistência, o Guará oferece excelente padrão de qualidade de vida para seus moradores e conta com três parques: o Parque Ecológico Ezechias Heringer, o Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos e o Parque Vivencial Denner, que precisa de melhor infraestrutura, mais atenção do Governo de Brasília e também de sua demarcação definitiva, a fim de evitar a especulação imobiliária por eles.

    Ao parabenizar os moradores dessas três cidades por mais um ano de vida e de comprometimento com um Distrito Federal cada vez melhor, quero me colocar à disposição de todos e todas para continuar na luta por mais atenção do Governo, pois as três cidades precisam de mais investimentos em obras de infraestrutura, precisam de mais investimentos em escolas, creches, postos de saúde, hospitais e, principalmente, em segurança.

    O Guará, Sr. Presidente, que é um dos berços da nossa cultura no DF, se destaca por ter uma feira que atrai olhares do Brasil inteiro, inclusive dos moradores de Brasília, um grande shopping horizontal. Na Feira do Guará, além de encontrar roupas de grife, roupas de marca, você encontra produtos típicos de várias regiões do Brasil, você encontra comidas típicas e você pode passar um final de semana alegre e feliz com os seus familiares. A Feira do Guará é, cada vez mais, um atrativo para as pessoas que procuram essa importante cidade do Distrito Federal. Além disso, o Guará também se destaca, como falei, pelas questões culturais. Guará: berço do samba, berço do futebol, igual ao Cruzeiro.

    Meus cumprimentos pela inauguração da Escola Técnica do Guará nessa semana, um importante presente nos 49 anos da nossa querida cidade do Guará.

    Meus cumprimentos ao Sr. Administrador do Guará, Luiz Carlos Júnior, e esposa; ao Pároco do Guará, meu nobre Padre Sérgio e aos demais padres que servem na Paróquia São Paulo Apóstolo, e também aos demais vigários, aos demais pastores e pastoras do Guará, às representações de outras instituições religiosas que se destacam muito bem no Guará.

    Orgulhamo-nos de ter a cidade do Guará aqui no Distrito Federal.

    Meus cumprimentos às pessoas envolvidas nas organizações sociais; ao nobre Sena, Presidente do Conselho de Segurança; ao Dr. Roberto e a todos do Centro de Saúde Lúcio Costa, que tanto trabalham em prol da saúde do Guará; aos servidores do Hospital do Guará; ao Joel e ao meu nobre Pastor, Diretor da Rádio Guará FM; ao Zé Carlos e Roslano Jefferson, meus assessores do gabinete, moradores do Guará; aos homens e mulheres de bem que fazem do Guará uma cidade cada vez melhor para se viver e morar.

    Que o Guará tenha muitos e muitos anos de vida, além desses 49 anos.

    Ontem eu tive a oportunidade de participar da missa na Paróquia São Paulo Apóstolo, comemorativa, celebrada pelo nosso nobre Pároco, nosso Padre Sérgio.

    Ao Riacho Fundo II também, um forte abraço. O Riacho Fundo II é uma jovem cidade que completa 23 anos. Quero mandar um grande abraço ao Bill, Conselheiro Tutelar; ao Silvinho, à Bia, à Ana Maria e ao jovem filho do Chico Dorion, que são os demais Conselheiros Tutelares do Riacho Fundo II e que tanto trabalham por aquela cidade.

    À vice-diretoria, à diretoria e a todos da escola pública do Riacho Fundo II, que está abarrotada de alunos, porque o Governo não faz a sua tarefa de acolher as emendas impositivas que a Bancada colocou para fazer mais um centro de ensino no Riacho Fundo II.

    Aos diretores da escola do Riacho Fundo II, nosso abraço; à Edilma e a todos os servidores; à Dona Cleusa e à Eliane, da Feira dos Pioneiros, que tão bem tem atendido à população do Riacho Fundo II; ao Neto e à Arminda, da Feira Permanente; ao Ronaldo Martins, meu assessor e Presidente da Rádio Riacho FM; ao meu assessor Washington; ao Assis, da escola de samba do Riacho Fundo II.

    Nesses 23 anos, o Riacho Fundo II ainda precisa de muita estrutura, meu nobre Senador Paulo Rocha. Para o senhor ter uma ideia, no Riacho Fundo II não há um banco, no Riacho Fundo II não há prédios públicos para atender a uma população de quase 60 mil pessoas, que, da noite para o dia, aumentou com o Minha Casa, Minha Vida, incrementando 40 mil pessoas.

    Então, o Riacho Fundo II precisa de bancos, de comércio e de mais órgãos públicos. É preciso que se faça a construção do campo sintético, para que a juventude do Riacho Fundo II possa se divertir. Eu coloquei uma emenda impositiva, nobre Senador Randolfe, para fazer um campo sintético iluminado, com alambrado, iluminação pública e gramado sintético no Riacho Fundo II, para que os jovens de lá possam ter lazer, possam ter o que fazer e possam sair das ruas para fazerem o segundo tempo das suas horas escolares. Mas, até hoje, o Governador do Distrito Federal, mesmo com o dinheiro liberado pela Caixa Econômica, ainda não executou a importante obra desse campo sintético, que poderia muito bem estar sendo inaugurado agora, em comemoração aos 23 anos do Riacho Fundo II.

    Também há uma obra importante que agoniza na vida dos moradores do Riacho Fundo II e do Recanto das Emas, do Gama e de Samambaia, que é a obra do viaduto entre Riacho Fundo II e Recanto das Emas. Todos os dias, meu nobre Paulo Rocha, nosso Presidente desta sessão, os moradores do Riacho Fundo II passam duas horas dentro de um ônibus ou de um carro para vir e duas horas para voltar para as suas cidades por falta da construção desse viaduto. A Bancada do Distrito Federal, da qual eu sou coordenador, colocou emenda impositiva de R$50 milhões para fazer esse importante viaduto, mas lamentavelmente por falta de gestão, por falta de capacidade do Governador Rollemberg, ainda não se realizou essa obra.

    Finalizando, quero estender também meus cumprimentos à mais jovem das cidades de Brasília, à nossa jovem Águas Claras, mandando um abraço aos amigos de Águas Claras; ao Marcelo, da Amac; ao Hugo Nascimento; à Francimere; ao Luís e à Cristina, que são síndicos e trabalham tanto pela cidade de Águas Claras; ao Roman; e a todos de Águas Claras que trabalham, que produzem; ao Flávio, da panificadora Potiguar; e a todos do comércio de Águas Claras, que cada vez é uma cidade melhor para se viver.

    A cidade de Águas Claras também precisa de soluções urgentes, meu nobre Senador Paulo Rocha, como o investimento em infraestrutura no Parque Ecológico de Águas Claras, como a demarcação e o cercamento do parque lá no Areal, uma região importante de Águas Claras. Aqui eu quero estender meus abraços a todos os moradores da QS 11, da QS 6, da QS 8 do Areal.

    Quero dizer que, em Águas Claras, embora seja uma cidade jovem, ainda falta também muita infraestrutura. Por exemplo, não existe ainda uma delegacia de polícia para atender uma população de quase 100 mil pessoas que moram em Águas Claras. Isso é um absurdo. Isso é inadmissível. E a violência se estende no Distrito Federal. Precisamos também trabalhar de forma dura para poder investir em mais infraestrutura e em mobilidade urbana, porque o mesmo problema que tem o Riacho Fundo II, enfrenta Águas Claras. Para sair de manhã para vir trabalhar no Plano Piloto, ou para voltar no final da tarde, agora mesmo, é um inferno total para os moradores de Águas Claras, por falta de mobilidade urbana para as pessoas entrarem e saírem da cidade.

    Então, nesses 15 anos de Águas Claras, quero mandar um abraço a todos os moradores, parabenizar a cidade e dizer que estamos juntos aqui no Senado Federal. E vamos todos nos unir e colaborar para que Águas Claras, Riacho Fundo e Guará sejam cada vez cidades melhores para se morar e se viver.

    Muito obrigado, nobre Senador Paulo Rocha. Muito obrigado, nobre Senador Randolfe Rodrigues. Demais servidores aqui desta Casa, muito obrigado. Um abraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2018 - Página 60