Pela ordem durante a 64ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a situação dos Correios que pode fechar 513 agências, com a demissão de aproximadamente 5 mil funcionários.

Autor
Eduardo Lopes (PRB - REPUBLICANOS/RJ)
Nome completo: Eduardo Benedito Lopes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA:
  • Preocupação com a situação dos Correios que pode fechar 513 agências, com a demissão de aproximadamente 5 mil funcionários.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2018 - Página 74
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), MOTIVO, POSSIBILIDADE, FECHAMENTO, AGENCIA, ATENDIMENTO, RESULTADO, DEMISSÃO, EMPREGADO.

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Quero anunciar aqui, neste momento, que os Correios confirmam, nesta semana, que pretendem fechar agências de atendimento em todo o País. O motivo, de acordo com a estatal, é que a empresa vem realizando estudos de readequação da rede de atendimento, o que inclui não apenas a sua rede física, como também novos canais digitais e outras formas de autosserviços. O Presidente dos Correios afirma que a estatal fechará 513 agências, com demissão de até 5,3 mil funcionários. É um assunto que preocupa, uma vez que falamos aqui de empregos, falamos de trabalhadores.

    E aproveito aqui também para registrar que eu, como consumidor, como cliente, vejo muitos problemas nos Correios. Nós temos que registrar aqui que é um serviço que, muitas vezes, não é a contento. Você paga uma taxa para um SEDEX 10, que, na verdade, não chega no outro dia: chega só no outro dia, depois do meio-dia. No Rio de Janeiro, dizem que, por causa de problemas de segurança, muitos lugares não recebem a correspondência.

    Então, realmente eu vejo com preocupação. Falam de modernização, mas eu creio que o maior problema realmente seja a ineficiência de gestão, a incapacidade de gestão. Os Correios detêm praticamente o monopólio de entrega de correspondência no nosso País, e chegam a essa situação de dificuldade, de fechar agências?!

    Então, isso é muito ruim: 5,3 mil empregos que estão correndo risco. E eu registro aqui a minha indignação contra isso. E repito: para mim não é modernização; o resultado disso é ineficiência e serviço mal prestado à população.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Senador Eduardo Lopes, se V. Exª me permitir, mediante sua denúncia aqui – eu não sabia –, eu vou entrar, amanhã, com requerimento para uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, e, se V. Exª concordar, assinamos juntos, para debater essa situação. Cinco mil trabalhadores desempregados! O que é isso?

    O SR. EDUARDO LOPES (Bloco Moderador/PRB - RJ. Fora do microfone.) – Por ineficiência.

    Subscrevo o requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2018 - Página 74