Discurso durante a 61ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar o Dia Nacional do Líder Comunitário.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a celebrar o Dia Nacional do Líder Comunitário.
Publicação
Publicação no DSF de 05/05/2018 - Página 15
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, LIDER, COMUNIDADE.

    O SR. IZALCI LUCAS – Cumprimento a todos e a todas.

    Cumprimento meu amigo Senador Hélio José, que trouxe para o Senador esta homenagem aos líderes comunitários.

    Quero reforçar o convite: na segunda-feira, às 10h, estaremos na Câmara dos Deputados também fazendo esta homenagem. É o quarto ano seguido que nós promovemos esta homenagem na Câmara, que é a Casa do povo.

    Fico muito feliz em ver aqui grandes amigos, pessoas que realmente têm compromisso com a comunidade.

    Eu não entendo como um governo não trabalha em consonância, em aliança com os líderes comunitários, que são pessoas que se dedicam espontaneamente por serem líderes preocupados com a comunidade, e as despreza, não as prestigia. Eu tive oportunidade, Hélio, de participar de governos anteriores. Lembro-me muito bem disso. Eu aprendi muito com o Roriz, quando o Roriz prestigiava muito as lideranças. (Palmas.)

    Eu fui Diretor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e nós fizemos uma grande parceria com todos os líderes das quadras de todas as cidades. Nós disponibilizávamos os garis para trabalharem na quadra junto com os líderes comunitários, com os prefeitos comunitários.

    E precisamos continuar essa aliança, porque nós não vamos resolver a questão do DF de cima para baixo. Não é o governo que vai resolver as grandes questões da comunidade. Os problemas precisam ser resolvidos começando, como disse aqui o Pastor, em casa. Eu sei o quanto vocês se preocupam com o conjunto, com a quadra, com a cidade, e é desta forma que vamos consertar e construir uma cidade melhor: a participação ativa da comunidade.

    Nós não podemos, como fizemos nos últimos três, quatro anos, homenagear os líderes apenas no Dia do Líder Comunitário. A homenagem tem que ser diária, a parceira tem que ser constante. E vocês merecem todo nosso respeito e todo nosso carinho, porque – não vou dizer a unanimidade – a grande maioria está envolvida por gostar, por realmente ter compromisso com a comunidade.

    Ainda digo mais: os líderes comunitários que se apresentam como candidato a qualquer cargo, seja Deputado, seja Senador, têm grandes chances de fazer muito mais, porque, na prática, não têm nenhuma atividade mais nobre do que a política. A política muda a vida das pessoas. É aqui no Congresso Nacional e no Executivo que você muda as políticas públicas.

    E, se a população escolhe bem, a tendência é melhorar; se a população escolhe mal, a tendência é piorar. Então, nós só conseguiremos mudar o nosso País, a nossa cidade, com boas escolhas. Nós precisamos trazer para a política as pessoas de bem, as pessoas que querem entrar na política para fazer o bem e não para se darem bem. Esse é o grande desafio e essa é a grande responsabilidade de todos nós, em especial de cada líder, porque vocês são referência na cidade, vocês são formadores de opinião, e muitas pessoas votam a pedido de vocês, sob o comando de vocês, sob a orientação de vocês.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS – Por isso, a responsabilidade de cada um aqui é muito grande. Neste ano eleitoral, a posição de cada um é fundamental. Por isso, na sua cidade, você tem que prestigiar as pessoas que têm compromisso com a cidade, não com a pessoa. Política se faz no coletivo, não é em troca de alguma coisa individual, é para o bem da sociedade.

    Eu quero aqui, Hélio, primeiro, parabenizar você por essa iniciativa e contar com todos vocês – inclusive com você, evidentemente –, na segunda-feira, às 10h, na Câmara, para que, de fato, possamos também fazer uma homenagem a cada um de vocês.

    Neste ano, em especial, a responsabilidade de cada um aqui aumenta muito, porque o destino da nossa cidade está na mão de cada um de vocês.

    Um beijo no coração e parabéns a todos os líderes do Distrito Federal e do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/05/2018 - Página 15