Discurso durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Crítica à ausência de pagamento, por Venezuela, Moçambique, Angola e Cuba, referente aos empréstimos a eles concedidos pelo Brasil.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Crítica à ausência de pagamento, por Venezuela, Moçambique, Angola e Cuba, referente aos empréstimos a eles concedidos pelo Brasil.
Publicação
Publicação no DCN de 03/05/2018 - Página 34
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CRITICA, AUSENCIA, PAGAMENTO, CREDOR, BRASIL, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), DEVEDOR, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOÇAMBIQUE, ANGOLA, CUBA, SOLICITAÇÃO, APOIO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ABERTURA, CREDITO SUPLEMENTAR, MOTIVO, CONCESSÃO, EMPRESTIMO, PERIODO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS. Para uma breve comunicação. Sem revisão da oradora.) – Caro Presidente desta sessão, caros colegas Senadores, caros colegas Deputados Federais, o que viemos fazer aqui nesta convocação da sessão do Congresso Nacional?

    O primeiro item da pauta precisamente é para examinar e aprovar a abertura do orçamento de um crédito suplementar de R$1,164 bilhão – vou repetir esse dado: R$1,164 bilhão. E sabem quem vai pagar essa conta? É o senhor, a senhora, o trabalhador, o empresário, o funcionário público, todos vão pagar essa conta, a conta de um calote, que foi dado no Brasil, nas instituições de crédito – o BNDES, por exemplo – pela Venezuela e por Moçambique.

    Quero lembrar à oposição – porque foi no governo da oposição que esses créditos foram concedidos à Venezuela, tão identificada ideologicamente com o governo passado, e com Moçambique, da mesma forma – que tenham a responsabilidade agora de honrar esse programa do fundo garantidor das exportações, sob pena de impactar negativamente, na posição do Brasil no comércio internacional, nas exportações brasileiras. Todos os Deputados, Deputadas da oposição estão em Estados ou representam Estados exportadores. E o que é exportação? A exportação é emprego.

    Então, fico surpresa que aqui muitos Parlamentares vêm defender os trabalhadores, mas, na hora da verdade, não o fazem, porque é esse projeto.

    Fui Relatora, em 2014, da Lei Geral da Copa do Mundo. E via com restrições o acordo que o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva havia assinado na Suíça, em Zurique precisamente, com a FIFA (Federação Internacional de Futebol). E eu, como Relatora de um acordo internacional, mesmo com restrições, fiz um relatório favorável àquele contrato, mesmo lesivo, porque naquilo estava empenhada a palavra do Presidente da República do nosso País perante organismos internacionais, privados – não importa, mas era um compromisso do País.

    Fiz e aprovei o relatório, aceitando as condições para honrar o contrato, a palavra e a assinatura de Lula. Será que agora os Deputados, os representantes do partido que está na oposição vão negar aquilo que fizeram com o empréstimo à Venezuela e a Moçambique? Será que não vão honrar o Brasil às instituições internacionais? E não temos muito tempo para fazer isso, até o dia 8 de maio. Se isso não for feito, o desastre será completo, porque, além do calote que será pago pelos trabalhadores brasileiros – porque é dinheiro do FAT essa verba suplementar que vai no orçamento –, haverá um prejuízo maior ainda para o Brasil, que é um dos líderes na exportação de soja, de carne, de vários outros produtos. Associado a isso, é nesta hora que os exportadores...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco/PP - RS) – ... brasileiros estão tendo a perspectiva, com o dólar valorizado, de ter um ganho adicional, além das safras excelentes que tivemos com a ajuda de São Pedro.

    Então, eu apelo à Bancada da oposição para que tenha respeito àquilo que fizeram e contrataram no governo passado e que agora confirmem, aprovando esse crédito suplementar, sob pena de colocar o Brasil numa posição constrangedora, para dizer o mínimo, sem suporte para financiar as exportações brasileiras.

    Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 03/05/2018 - Página 34