Discurso durante a 65ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de debates temáticos destinada a discutir o tema "A paz no processo eleitoral".

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Sessão de debates temáticos destinada a discutir o tema "A paz no processo eleitoral".
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2018 - Página 17
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DESTINAÇÃO, DISCUSSÃO, PAZ, PROCESSO ELEITORAL.

    O SR. IZALCI LUCAS – Bom dia a todos e a todas.

    Quero cumprimentar aqui o nosso Senador Dário Berger e também o nosso Senador Cristovam por esta iniciativa. É um tema de muita importância. E precisamos debater ainda antes das eleições.

    Eu tenho dito, Senador, que o maior desafio nosso é exatamente transmitir essa confiança para a população. E tenho dito que quem não gosta de política será governado por quem gosta. E, quando você diz que não vai votar ou que vai votar em branco, você está dando uma procuração para alguém votar por você. Eu tenho dito também que a política talvez seja a atividade mais nobre que existe, porque ela muda a vida das pessoas para melhor ou para pior, dependendo da escolha.

    Agora, o que estamos enfrentando, neste momento, como disse o Senador, é uma fase de transição, e o desafio é trazer as pessoas de bem para a política. Como trazer as pessoas de bem para contribuir? Hoje, as pessoas generalizam, como se todos fossem corruptos, como se todos fossem do mal.

    Está aqui o nosso amigo Ademar Vasconcelos, o nosso juiz aqui, que será também um dos pré-candidatos.

    Como trazer essas pessoas de bem para a política quando o que a gente vê, todos os dias, são fatos fakes, como foi dito aqui? Você entra na internet e existem 500 coisas falando de você. O que vale no Brasil não é o fato, é a versão. E a versão que passa é essa.

    Então, o desafio nosso, Ministro Admar, é também passar para a população a confiança do voto.

    Eu fui autor de vários requerimentos de audiência pública e do voto impresso, por exemplo, que esta Casa aprovou. Foi vetado. E esta Casa, o Congresso Nacional derrubou o veto.

    Eu sei das dificuldades, mas a população tem de sentir que aquele voto dado na urna está garantido e representa a vontade dela. Eu tenho criticado um pouco o processo, porque hoje, no Brasil, com todo o respeito ao TSE – tenho o maior respeito pelo TSE –, o TSE legisla, faz as normas, evidentemente seguindo a lei, mas ele executa, fiscaliza e julga. Então, todo o processo eleitoral passa pelo TSE.

    O que precisamos é fazer com que a população acredite que esse processo é um processo legítimo, transparente e de confiança. E não basta dizer que é confiável. Há que se demonstrar que o é.

    E vemos hoje, assiste a todo momento na internet esse questionamento. Este é o desafio do TSE: demonstrar que realmente o voto colocado na urna será respeitado. Eu sou auditor. E todo processo precisa ser auditado. Quando o processo não tem condições de ser auditado, ele não é confiável.

    Então, é um debate que temos de fazer nesta Casa ainda para esta eleição, porque ficou essa questão na eleição passada, a questão do voto impresso. O Congresso tem de se posicionar.

    Eu tive agora uma reunião recente no TSE. Os técnicos me passaram todos os questionamentos, mas precisamos debater. A população precisa ter essa confiança.

    Da mesma forma, como foi dito aqui no discurso, é a questão da intolerância. Nós não podemos, temos que debater ideias, não pessoas. Esse é o grande desafio nosso.

    Portanto, parabenizo, Senador Cristovam, esta iniciativa. É um tema importantíssimo.

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS – Nós não podemos aceitar isso que vem acontecendo nas redes sociais, onde as pessoas lançam contra os políticos qualquer coisa, que acaba ficando como verdade.

    Então, parabenizo esta iniciativa e espero que a gente possa tirar aqui algumas conclusões para aperfeiçoar o processo e dar confiança para o nosso eleitor.

    Parabéns pela iniciativa!

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2018 - Página 17