Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do advogado e poeta, Dr. Grossi.

Considerações sobre a tramitação do Projeto de Lei acerca da remuneração dos lotéricos e agentes bancários.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do advogado e poeta, Dr. Grossi.
PODER LEGISLATIVO:
  • Considerações sobre a tramitação do Projeto de Lei acerca da remuneração dos lotéricos e agentes bancários.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2018 - Página 88
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > PODER LEGISLATIVO
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADVOGADO, POETA, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • COMENTARIO, TRAMITAÇÃO, PROJETO DE LEI, ASSUNTO, REGULAMENTAÇÃO, REMUNERAÇÃO, AGENTE, BANCARIO, LOTERIA, NECESSIDADE, PARTICIPAÇÃO, OPINIÃO, CATEGORIA, UTILIZAÇÃO, INTERNET.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu recebi agora, com consternação, a notícia do falecimento do Dr. Grossi, fraterno amigo do meu pai. Advogaram juntos. Tive o privilégio de conhecê-lo e desfrutar da sua convivência. Um poeta, um humanista, um boêmio – por que não o classificar assim também?

    Somo-me à sua manifestação de pesar, Senadora Vanessa, e, desde já, subscrevo o requerimento de condolências à família. A advocacia do Brasil, o mundo jurídico, os operadores do Direito têm, nesse instante, uma perda inestimável com o desaparecimento do Dr. Grossi.

    Presidente, apenas para trazer uma informação adicional a todo debate que está acontecendo sobre o projeto dos lotéricos e agentes bancários. O acordo está muito próximo do seu desfecho, pelas informações que tenho recebido, e até amanhã, dia 10 de maio, foi aberta uma consulta pela internet para que todos os lotéricos e agentes bancários se manifestem de forma aberta, democrática, sobre a proposta de acordo.

    O acordo foi articulado pela Caixa Econômica Federal, teve a participação de V. Exª, teve a minha modesta participação, a participação do Senador Romero Jucá e de vários outros Parlamentares. E acredito que não custa esperar até amanhã para que tenhamos o resultado dessa coleta de consultas que estão sendo feitas no Brasil inteiro, através do sítio da internet, para que todos os lotéricos e agentes bancários possam se manifestar pela proposta, que está subdividida em quatro grandes itens, porque não se trata de um sistema de remuneração única.

    Há uma remuneração que diz respeito especificamente à Caixa Econômica; há outro tipo de remuneração que diz respeito à relação com os bancos, daí por que a presença da Febraban nas negociações. Foi fixada, inclusive – e é um avanço em relação às situações anteriores –, uma data-base para que o segmento tenha uma possibilidade anual de revisão de suas tarifas. Já está constando, no acordo, o reajuste da remuneração de transporte de valores. Então, estamos muito próximos daquele que é sempre o melhor caminho, que é o caminho da negociação, do entendimento.

    O apelo que está sendo feito e a manifestação de V. Exª é nessa direção – eu apenas complemento a informação de que está havendo uma consulta neste instante e o prazo para a conclusão dessa consulta é até amanhã, quando todos os agentes bancários do Brasil poderão se manifestar sobre essa consulta. Então, não custa esperar mais 24 horas para que tenhamos a manifestação da categoria e tenhamos o fechamento desse acordo que – acredito – está muito próximo de acontecer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2018 - Página 88