Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de inauguração da exposição sobre genocídio ocorrido na década de trinta na Ucrânia, que acontece nas dependências do Senado Federal.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Registro de inauguração da exposição sobre genocídio ocorrido na década de trinta na Ucrânia, que acontece nas dependências do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2018 - Página 89
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, EXPOSIÇÃO, LOCAL, SENADO, ASSUNTO, GENOCIDIO, OCORRENCIA, PAIS, ESTRANGEIRO, UCRANIA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, hoje à tarde, às 15h, foi aberta a exposição sobre o genocídio da Ucrânia. Era um requerimento e um pleito do Senador Alvaro Dias. Ele não pôde comparecer. Estive ali o representando. No momento, foi feita a abertura da exposição. Quero-lhe parabenizar por autorizar essa exposição aqui, porque muito pouco se fala sobre o verdadeiro holocausto que aconteceu ali na década de 30, quando boa parte da população ucraniana foi dizimada pela fome, implantada pelo país que a subjugava. Vários estudiosos, Senador Jorge Viana, até dizem que, se as nações tivessem repudiado aquela matança de ucranianos, o holocausto não teria acontecido. Desde então, a Ucrânia tenta o reconhecimento do mundo, e vários países já reconheceram aquele genocídio. Essa exposição é emblemática e simbólica, e é importante para que o Governo brasileiro também possa reconhecer a tragédia humana que foi aquela matança de pessoas na Ucrânia.

    Então, fica este registro. O Embaixador da Ucrânia, junto com a Embaixatriz e várias autoridades ucranianas, estiveram aqui.

    Para quem quiser visitar a exposição, está ali no corredor que vai para o Anexo I do Senado, próximo aos caixas do Banco do Brasil, logo abaixo da escada. É um momento de ver, através dos banners que estão ali, essa tragédia que aconteceu. E para que serve isso? Para que nunca mais se repita.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2018 - Página 89