Pronunciamento de José Medeiros em 09/05/2018
Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de inauguração da exposição sobre genocídio ocorrido na década de trinta na Ucrânia, que acontece nas dependências do Senado Federal.
- Autor
- José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
- Nome completo: José Antônio Medeiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CULTURA:
- Registro de inauguração da exposição sobre genocídio ocorrido na década de trinta na Ucrânia, que acontece nas dependências do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2018 - Página 89
- Assunto
- Outros > CULTURA
- Indexação
-
- REGISTRO, INAUGURAÇÃO, EXPOSIÇÃO, LOCAL, SENADO, ASSUNTO, GENOCIDIO, OCORRENCIA, PAIS, ESTRANGEIRO, UCRANIA.
O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, hoje à tarde, às 15h, foi aberta a exposição sobre o genocídio da Ucrânia. Era um requerimento e um pleito do Senador Alvaro Dias. Ele não pôde comparecer. Estive ali o representando. No momento, foi feita a abertura da exposição. Quero-lhe parabenizar por autorizar essa exposição aqui, porque muito pouco se fala sobre o verdadeiro holocausto que aconteceu ali na década de 30, quando boa parte da população ucraniana foi dizimada pela fome, implantada pelo país que a subjugava. Vários estudiosos, Senador Jorge Viana, até dizem que, se as nações tivessem repudiado aquela matança de ucranianos, o holocausto não teria acontecido. Desde então, a Ucrânia tenta o reconhecimento do mundo, e vários países já reconheceram aquele genocídio. Essa exposição é emblemática e simbólica, e é importante para que o Governo brasileiro também possa reconhecer a tragédia humana que foi aquela matança de pessoas na Ucrânia.
Então, fica este registro. O Embaixador da Ucrânia, junto com a Embaixatriz e várias autoridades ucranianas, estiveram aqui.
Para quem quiser visitar a exposição, está ali no corredor que vai para o Anexo I do Senado, próximo aos caixas do Banco do Brasil, logo abaixo da escada. É um momento de ver, através dos banners que estão ali, essa tragédia que aconteceu. E para que serve isso? Para que nunca mais se repita.
Muito obrigado.