Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença do Presidente da Câmara do Livro, Sr. Torele, e da Presidente da Câmara Brasileira do Livro do Ceará, Sra. Lucinda, e comentários sobre aprovação na Câmara dos Deputados do Prejeto de Lei do Senado nº 7752, de 2017, de autoria de S. Exª, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CULTURA:
  • Registro da presença do Presidente da Câmara do Livro, Sr. Torele, e da Presidente da Câmara Brasileira do Livro do Ceará, Sra. Lucinda, e comentários sobre aprovação na Câmara dos Deputados do Prejeto de Lei do Senado nº 7752, de 2017, de autoria de S. Exª, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2018 - Página 91
Assunto
Outros > CULTURA
Indexação
  • REGISTRO, CAMARA DOS DEPUTADOS, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DO SENADO (PLS), AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, CRIAÇÃO, POLITICA NACIONAL, LEITURA.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Sem revisão da oradora.) – Obrigada, Presidente, Senador Eunício.

    Quero aqui registrar a presença de Torelli, que é o Presidente da Câmara Brasileira do Livro, bem como também de Lucinda, sua conterrânea, Presidente da câmara brasileira do livro do Ceará, cearense.

    E quero aqui acrescentar, Senador Eunício, que hoje aprovamos na Câmara dos Deputados um projeto de lei que nasceu aqui, no Senado, de minha autoria, que tem como objetivo instituir a Política Nacional de Leitura e Escrita, como uma estratégia permanente para democratizarmos o acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e à biblioteca no País.

    Eu quero aqui compartilhar com todos os Senadores e Senadoras da alegria – e por que não dizer da emoção? –, até porque não falo aqui apenas como Senadora, mas falo também como professora e, portanto, sei o que significa um projeto de lei desses para um país como o Brasil, que tem ainda um baixo índice de leitura. Cerca de 56% da nossa população, em torno de 200 milhões, é considerada uma população leitora. Some-se a isso, Senador Eunício, ainda a lacuna que existe do ponto de vista das bibliotecas comunitárias, das bibliotecas públicas, até das nossas bibliotecas escolares. Some-se a isso a crise por que o País passa quando os pontos de venda de leitura,...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... as livrarias estão desaparecendo. Nós temos hoje 3,1 mil livrarias em todo o País, quando, de acordo com a Unesco, era para termos uma livraria a cada 10 mil habitantes. E vale destacar que a maioria dessas livrarias, essas poucas 3,1 mil se concentram exatamente nas Regiões Sudeste e Sul.

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Então, quero concluir, Torelli, parabenizando você, a Lucinda, parabenizando todos aqueles que acreditaram nesse sonho, os professores, toda a cadeia produtiva do livro e da leitura. Meu abraço a José Castilho, que foi o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura nos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

    E agora, Senador Eunício, é esperar que o Presidente sancione esse projeto de lei, porque ele significará o primeiro marco legal, o primeiro marco...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... institucional que o nosso País terá para que possamos avançar em políticas que fomentem, que democratizem o acesso ao livro, à leitura, à escrita e à biblioteca no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2018 - Página 91