Pela ordem durante a 67ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 137 anos da emancipação política do Município de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Comemoração dos 137 anos da emancipação política do Município de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2018 - Página 30
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, LAGOA VERMELHA (RS), ELOGIO, QUALIDADE, SAFRA, REGIÃO, CRESCIMENTO, ECONOMIA, ANUNCIO, FESTA, AGROPECUARIA, CIDADE.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Todos cantam a sua terra, eu também vou cantar a minha. É assim que começa o poema. Mas eu estou aqui muito feliz, porque a minha cidade, onde eu nasci, num pequeno distrito de Lagoa Vermelha, na região nordeste do Estado ou nos campos de cima da Serra, está celebrando hoje 137 anos de emancipação política.

    E aqui está presente o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Município de Lagoa Vermelha, João Paulo Salvador...

(Interrupção do som.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – ... a Expô Lagoa, 19ª edição da Expô Lagoa, que se realiza e não acontecia há 11 anos. A boa safra agrícola, a retomada lenta e gradual da atividade econômica em uma região de excelente clima, de excelente solo, com uma carne de excelente qualidade. Então hoje, além da celebração, vem o lançamento. Estarei lá presente, na próxima sexta-feira, para essa abertura da Expô Lagoa, 19ª edição.

    E quero dizer também que, no ano que vem, de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, se realiza uma festa tradicionalíssima e reconhecida no Estado e entre os países, também, da América Latina, a Festa Nacional do Churrasco e o Rodeio Internacional de Lagoa Vermelha.

    E um detalhe: uniram-se Sebrae e Senac para a criação de um curso de extensão em churrasco. Já temos uma escola do chimarrão, agora completa. E quero lhe dizer, Senador Ataídes Oliveira: eu faço um convite pessoal a V. Exª, que é lá do Tocantins, para dizer que não é exagero de uma lagoense, como eu, falar – não é, Secretário? – que Lagoa tem o melhor churrasco do mundo. Quem vai lá e come esse churrasco sabe, Senador Medeiros, que é exatamente isso.

    E eu fui até uma cidade do Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul, e lá encontrei vários conterrâneos meus e essa referência. Aqui, o Senador Ronaldo Caiado já esteve na minha terra e confirma, é testemunha ocular, degustativa, da qualidade do churrasco no nosso Estado.

    Algumas pessoas que estão nos ouvindo podem dizer: "Mas será que essa Senadora não tem o que falar, a não ser falar disso?" Quem não fala da sua terra, quem não destaca os valores que nós temos, desde o pecuarista que produz a carne, do açougueiro que vende, do retalhista que faz, do churrasqueiro que assa a carne, todas as pessoas envolvidas na comunidade...

    O churrasco é um momento de confraternização da família, e confraternizar é muito melhor do que divergir, do que brigar, do que ficar fazendo controvérsia. Então, que saudemos sempre esses momentos, porque são um momento de paz.

    Então, obrigada ao senhor.

    Quero cumprimento o Secretário, que vem nos brindar aqui, o Secretário João Paulo Salvador, que traz a mensagem do convite para esse grande e importante evento na minha querida Lagoa Vermelha.

    Muito obrigada, Senador, que está presidindo esta sessão, Ataídes Oliveira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2018 - Página 30