Fala da Presidência durante a 67ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário acerca do protecionismo comercial praticado pela Europa, que prejudica a economia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário acerca do protecionismo comercial praticado pela Europa, que prejudica a economia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2018 - Página 50
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, PROTECIONISMO, EUROPA, REFERENCIA, CONTROLE SANITARIO, PREJUIZO, ECONOMIA, AGRONEGOCIO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

    A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) – Cumprimento o Senador Dário Berger.

    Primeiro, renovo a satisfação do encontro, ontem, nesse debate sobre paz na eleição. De fato, com as redes sociais... Aí temos que saudar também a iniciativa da Justiça Eleitoral brasileira, antevendo os riscos de que uma radicalização, natural num processo eleitoral, possa interferir no resultado final da eleição. Há também a criação de mecanismos punitivos graves, até não dar posse ao eleito, se este se houver valido do crime de rede social ou de outro meio para caluniar o adversário. É uma medida extremamente válida para alertar os candidatos todos. Então, eu também saúdo V. Exª. Estamos, na Fundação Milton Campos, que presido, trabalhando intensamente para também criar esse clima de harmonia ou, pelo menos – o que é o mais importante –, de muito respeito com o adversário. Isso não é admissível nesta fase da vida nacional.

    Quanto à questão do prejuízo que o protecionismo está fazendo, a economia de Santa Catarina sofre muito. Estivemos juntos em Chapecó, que é a capital brasileira do agronegócio, no seu Estado, discutindo a questão da sanidade, precisamente o que a Europa está alegando agora. E o Ministro Blairo Maggi, nosso colega Senador, tem atuado com energia. Agora, eu acho que existem outros mecanismos na área do comércio que podem ser invocados dentro das regras da Organização Mundial do Comércio. Então, temos que nos valer disso para invocar esse direito.

    O Rio Grande do Sul, como disse também, está com os mesmos dilemas. São setores fundamentais. E Santa Catarina – eu me esqueci de mencionar – fez um esforço extraordinário para ser a única região do Brasil livre de aftosa sem vacinação. Então, eu acho que também essa forma de agir dos governos em Santa Catarina merece uma compensação pelo esforço que fizeram do ponto de vista sanitário. Não é justo o que está acontecendo, em nome dos produtores gaúchos, catarinenses, paranaenses.

    Todo o Brasil está sofrendo as consequências da imposição dessas medidas restritivas ao comércio, porque eles não aceitam, sem dúvida, a nossa competitividade. Hoje, é extraordinariamente a produtividade do Brasil... Então, eles não aceitam, porque são produtores e têm custos muito elevados. E nós não temos subsídios. Eles têm pesados subsídios para evitar o êxodo rural, mas aqui nós não contamos com isso, e o coitado do agricultor ou do criador de frangos ou de suínos fica jogado à sua própria sorte.

    Parabéns, Senador Dário Berger.

    E, não havendo mais oradores inscritos nesta sessão, ela será encerrada. Amanhã, haverá também sessão não deliberativa do Senado Federal.

    Está encerrada a presente sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2018 - Página 50