Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a comemorar os 100 anos do Dia das Mães no Brasil.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão solene destinada a comemorar os 100 anos do Dia das Mães no Brasil.
Publicação
Publicação no DCN de 10/05/2018 - Página 34
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CELEBRAÇÃO, CENTENARIO, DIA NACIONAL, HOMENAGEM, MÃE, COMENTARIO, ATUAÇÃO, MULHER.

     O SR. JOSÉ MEDEIROS (PODE-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, em nome da requerente desta sessão, a Senadora Ana Amélia, quero cumprimentar todo o dispositivo, todas as mães presentes e todas as mães do Brasil.

      Aliás, minha mãe tem um grande carinho pela Senadora Ana Amélia, pois, na primeira vez em que subi à tribuna, era a Senadora quem presidia a sessão. S.Exa. falou algumas palavras que emocionaram muito a minha mãe.

      Minha mãe acompanha sempre a tribuna do Senado, então sabe até mais do que eu o que falou cada Senador. Como ela sempre acompanha as sessões e nós daqui sempre cumprimentamos as pessoas que nos assistem, há alguns dias resolvi cumprimentá-la. Por que não?

      Como é interessante a política! Dizem que na política, quando você tem defeito, é publicado, e quando não tem, inventam. Saiu no meu Estado uma série de galhofas: “Bênção, mãe!” Talvez tenham achado que iam me envergonhar ou constranger. Pelo contrário, recebi aquelas críticas com muito orgulho, orgulho de saber que, se estou Senador hoje, é por causa daquela nordestina que está lá sempre acompanhando o meu trabalho. Sempre me acompanhou na vida, e agora me acompanha neste Senado Federal.

      Eu queria compartilhar algo com quem está nos assistindo hoje. Nessa época de Internet, a criatividade rola. Minha filha, de apenas 15 anos, mandou para mim -- não sei se o fez para me provocar, mas eu tomei como homenagem à mãe dela -- algo que está rolando na Internet, que pode ou não ser verdade, mas achei interessante. Trata-se de uma entrevista realizada com crianças de 7 e 8 anos de idade sobre as suas mães. Essas crianças estão cursando o ensino fundamental da Espanha. As respostas abaixo foram consideradas as mais interessantes:

Quem é o chefe da sua casa? Acho que a minha mãe, porque ela tem muito mais coisas a fazer do que meu pai.

Como Deus fez as mães? Com mágica, superpoderes, e misturou tudo muito bem.

Que ingredientes ele usou? Nuvem, cabelo de anjo, tudo de bom que há no mundo, e uma pitada de mal.

Por que Deus te deu sua mãe, e não outra mãe? Porque Deus sabia que ela seria mais minha mãe do que outras mães.

      É importante que se diga para quem está nos assistindo que essas repostas foram dadas por crianças de 7 e 8 anos.

Por que sua mãe se casou com seu pai? Minha avó diz que é porque ela não pensou direito.

Qual a diferença entre as mamães e os papais? As mamães trabalham no trabalho e em casa, os papais só vão ao trabalho. As mães sabem falar com as professoras sem assustá-las. Os papais são mais altos e fortes, mas as mamães têm o verdadeiro poder, porque você tem de pedir para elas quando quer dormir na casa de um amigo.

As mães são mágicas porque elas fazem você se sentir bem sem remédio.

O que sua mãe faz no tempo livre? Mães não têm tempo livre.

Esta é interessante:

Se você pudesse mudar algo em sua mãe, o que seria? Eu queria que desaparecessem os olhos invisíveis que ela tem atrás da cabeça.

      Achei esta demais! Achei tudo muito interessante, pois creio que cada resposta dessas, de certa forma, descreve um pouco das características das nossas mães.

      Neste dia, eu realmente queria parabenizar a Senadora Ana Amélia e todos os responsáveis por esta sessão. Nós fazemos tantas sessões para homenagear este ou aquele segmento, este ou aquele tema, mas creio que esta talvez seja a mais meritória e a mais importante sessão de homenagem que nós já fizemos, porque, sem nossas mães, nós não estaríamos aqui.

      E há mais: eu não sei se os senhores já perceberam -- e estou falando como filho, conversando com todos os senhores -- que as mães nunca param de se preocupar com os filhos. Para elas, eles nunca crescem. Mas já tive oportunidade de receber a visita de minha mãe porque eu estava doente, e percebi que ela estava mais doente do que eu! Essa é a característica das mães. Elas realmente são de outro planeta ou alguma coisa assim!

      Eu queria parabenizar a conhecida Associação Cristã de Moços. Muita gente às vezes confunde, só conhece a Associação Cristã de Moços por causa da música Y.M.C.A., que não tem nada a ver com a Associação Cristã de Moços, não é, Senadora Ana Amélia? (Riso.) Eu queria parabenizar a Associação e fazer este registro a quem teve a idealização deste maravilhoso dia.

      Dito isso, eu gostaria de agradecer a tolerância do tempo, Sr. Presidente, e dizer a todos os brasileiros da minha satisfação de estar aqui participando desta sessão em homenagem a todas as mães deste País.

      Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 10/05/2018 - Página 34