Fala da Presidência durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Resposta à questão de ordem formulada pelo Deputado Caetano, em que se suscitou o levantamento de sessão conjunta em razão da morte do Deputado Federal Rômulo Gouveia.

Autor
Eunício Oliveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Resposta à questão de ordem formulada pelo Deputado Caetano, em que se suscitou o levantamento de sessão conjunta em razão da morte do Deputado Federal Rômulo Gouveia.
Publicação
Publicação no DCN de 16/05/2018 - Página 29
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, LEVANTAMENTO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, MOTIVO, MORTE, DEPUTADO FEDERAL.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco/PMDB - CE) – Deputado, já foi levantada essa questão de ordem pelo Deputado Fábio Ramalho.

    Eu vou pedir às comissões que liberem os Parlamentares para que venham à sessão do Congresso Nacional.

    Eu havia convocado reunião do Senado para as 16h, mas está suspensa a sessão do Senado até que aconteça esta sessão aqui no plenário da Câmara dos Deputados.

    Portanto, não há questão de ordem ainda, porque nós não iniciamos os trabalhos. Nós estamos em breves comunicações e é possível que façamos a partir da abertura dos trabalhos...

    O SR. CAETANO (PT - BA. Fora do microfone.) – Art. 25, Sr. Presidente, V. Exª não respondeu.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco/PMDB - CE) – Para definir nosso sistema de trabalho – já foi respondido a V. Exª ou a outro, eu não estava aqui presente –, é necessário que tenhamos 86 Deputados e 14 Senadores. Enquanto o quórum não for atingido com 86 Deputados e 14 Senadores, nós não abriremos. Temos 30 minutos para as breves comunicações.

    O SR. CAETANO (PT - BA. Fora do microfone.) – Eu não estou falando sobre o quórum, Sr. Presidente. Eu estou falando sobre o falecimento, no art. 25, de um Congressista.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco/PMDB - CE) – Eu não estou ouvindo V. Exª. Desculpe.

    O SR. CAETANO (PT - BA) – Eu não estou falando sobre o quórum. Eu estou falando sobre o art. 25, que diz que...

(Soa a campainha.)

    O SR. CAETANO (PT - BA) – ... a sessão poderá ser levantada, repito, a qualquer momento, por motivo de falecimento de um Congressista ou Chefe de um dos Poderes. Faleceu o 4º Secretário da Câmara, Rômulo Gouveia. Então, nós solicitamos que seja levantada a sessão.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco/PMDB - CE) – Desculpe-me V. Exª. Eu não tinha escutado V. Exª.

    Realmente a sessão pode ser levantada. Inclusive, eu vou dar a palavra ao Deputado Cunha Lima para prestar uma homenagem a um companheiro – eu tive a honra, inclusive, aqui de ser Deputado junto com ele –, o Deputado Rômulo Gouveia, que morreu prematuramente. Então, todas as nossas homenagens ao Deputado Rômulo Gouveia, o nosso voto de pesar da Mesa do Congresso Nacional à família enlutada.

    Espero que esteja falando em nome de todos os Congressistas pelo comportamento que teve aqui o nosso querido e ex-companheiro Deputado Rômulo Gouveia, que, com pouco mais de 50 anos, lamentavelmente teve um infarto fulminante. Muita falta vai fazer ao Brasil, muita falta vai fazer a esta Casa e, especialmente, ao povo da sua Paraíba.

    Deputado Cunha Lima.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 16/05/2018 - Página 29