Comunicação inadiável durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Deputado Federal Rômulo Gouveia.

Pesar pelo falecimento do Vereador Lula Cabral, do Município de Campina Grande (PB).

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Deputado Federal Rômulo Gouveia.
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Vereador Lula Cabral, do Município de Campina Grande (PB).
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2018 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, FILIAÇÃO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), CAMPINA GRANDE (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PESAMES, FAMILIA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, VEREADOR, FILIAÇÃO, PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA (PMB), CAMPINA GRANDE (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, POLITICA, PESAMES, FAMILIA.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Social Democrata/PSDB - PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador João Alberto, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, é com profunda tristeza que ocupo a tribuna do Senado Federal, nesta tarde, para registrar o falecimento, no último domingo, do Deputado Federal Rômulo Gouveia.

    Rômulo teve uma trajetória extraordinária na vida pública paraibana. Começou, Senador Paim, no movimento comunitário, no movimento verdadeiramente popular de Campina Grande, presidindo a Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Tavares. Depois, Rômulo foi Presidente da Uces, entidade que congrega todas as SABs, como nós chamamos em Campina Grande, que são as associações de moradores. Na sequência, quando meu pai foi eleito Governador, já em 1990, Rômulo dirigiu a Merenda Escolar e, depois, dirigiu a Seap, em Campina Grande. Já em 1992, foi eleito Vereador por Campina Grande, quando foi também Presidente da Câmara Municipal. Foi Deputado Estadual, Presidente da Assembleia, Vice-Governador, atualmente Deputado Federal, cargo que ele exercia, tendo sido eleito para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para a 4ª Secretaria com a maior votação que um Deputado já obteve numa disputa pela Mesa Diretora, com, praticamente, a unanimidade dos votos.

    Rômulo era um coração ambulante. Rômulo era de uma fraternidade extrema, de uma fidalguia incomum, um homem bom, um homem que a vida inteira procurou servir ao seu povo e sua gente com decência, com dignidade.

    Eu disse, no dia do seu desaparecimento, que ele nasceu do povo, sim, porque Seu Zuzu, seu pai, era um taxista, um trabalhador, e Dona Berenice, que ainda está viva e a ela as minhas condolências neste instante, extensivas, naturalmente, a Eva Gouveia, esposa de Rômulo, e aos quatro filhos... Rômulo nasceu do povo, viveu pelo povo e morreu ao lado do povo.

    Poucos poderiam ter uma trajetória tão genuína como Rômulo, pela sua origem, pela capacidade que ele teve de galgar cada degrau de sua vida pública, com esforço pessoal, inteligência, denodo, humildade. Era, sobretudo, uma pessoa humilde, que nos deixará uma lacuna enorme.

    Então, neste instante, estou, Sr. Presidente, apresentando um requerimento de voto de pesar pelo desaparecimento do Deputado Rômulo Gouveia, assim como, neste instante, com igual tristeza, notifico o falecimento do Vereador Lula Cabral, também de Campina Grande. Morreu um dia depois de Rômulo. Eram grandes amigos os dois.

    Lula Cabral, professor da Universidade; um homem apaixonado pelo esporte, particularmente pelo handebol; foi o responsável pela iniciativa esportiva de dezenas de jovens em Campina Grande; um homem amante da natureza; alguém que sempre defendeu a cultura e o esporte. Também estou apresentando um requerimento de voto de pesar pelo falecimento de Lula Cabral. As minhas condolências à Bibi, sua esposa, e a seus filhos.

    E é com muita tristeza mesmo, Sr. Presidente, que ocupo, com a generosidade de V. Exª, esta tribuna, ao concluir o meu pronunciamento, para deixar consignado nos Anais do Senado Federal essas manifestações de condolências às famílias e, sobretudo, o lamento que faço, neste instante, pelo que Rômulo representou, junto com Lula Cabral, para Campina Grande e para a Paraíba.

    Que nós possamos, mantendo a nossa fé em Deus, ter a certeza de que eles estão em um bom lugar por tudo aquilo que eles fizeram nas suas existências terrenas. Fica a saudade. Persistirá sempre o exemplo de alguém que, com muita grandeza, soube dignificar os mandatos que exerceu ao longo de sua trajetória tão curta de vida, abreviada de forma surpreendentemente precoce, mas que servirá sempre como referência, como um norte, de como a política deve ser feita, como o serviço a quem mais precisa, aos que mais necessitam, sempre com ética, com decência e com dignidade.

    Viva Rômulo Gouveia! Viva Lula Cabral!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2018 - Página 14