Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela resolução de empecilhos para a exportação de frutas do Estado de Roraima.

Comentário sobre a erradicação da febre aftosa no Estado de Roraima (RR).

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Satisfação pela resolução de empecilhos para a exportação de frutas do Estado de Roraima.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Comentário sobre a erradicação da febre aftosa no Estado de Roraima (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2018 - Página 20
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • COMENTARIO, ASSUNTO, POSSIBILIDADE, EXPORTAÇÃO, FRUTA, PRODUÇÃO, LOCAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), REGISTRO, ATUAÇÃO, KATIA ABREU, SENADOR, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), PROGRAMA, ERRADICAÇÃO, MOSCA DO FRUTO.
  • ELOGIO, TRABALHO, OBJETIVO, ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA, GADO DE CORTE, LOCAL, ESTADO DE RORAIMA (RR).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Senador João Alberto, do PMDB do Maranhão, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores e telespectadoras da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, antes de ir direto ao assunto que me traz a esta tribuna, eu quero hoje saudar este povo que faz um trabalho silencioso, mas um trabalho muito digno, na verdade, um trabalho duro, um trabalho difícil, um trabalho árduo, um trabalho cansativo, um trabalho, Senador Ferraço, que quase ninguém observa. Hoje eu quero aqui homenagear os garis, aqueles que, enquanto a sociedade dorme, limpam a cidade, aqueles que, enquanto alguns estão na área de lazer, ou no bar, ou no restaurante, ou no cinema, estão trabalhando a noite inteira, noite a fio. Então, eu quero aqui saudar todos os garis do Brasil. Vocês são verdadeiros heróis. Quero parabenizar todos. O trabalho dignifica. Vocês merecem o meu respeito e o meu carinho.

    Sr. Presidente, eu subo a esta tribuna hoje muito feliz, Senadora Ângela Portela, porque, desde quando cheguei aqui, estou tentando destravar alguns pontos cruciais para o desenvolvimento do meu Estado de Roraima. Já destravamos o Parque do Lavrado. Era um empecilho colocado maldosamente no decreto que passou as terras da Federação para o Estado, o que criava uma insegurança jurídica, porque Roraima já tem 63% da sua terra demarcada e, com esse Parque do Lavrado, era mais uma área que ia ficar sendo preservada só por vaidade, só por vaidade. Conseguimos com a Presidente Dilma – a Senadora Ângela me ajudou muito nisso – excluir o Parque do Lavrado.

    Trabalhamos arduamente para tirar Roraima da questão da febre aftosa, porque só Macapá, Roraima e Amazonas ainda não estavam livres da febre aftosa nem com a vacinação. Então, se Macapá e Amazonas saíssem, Roraima iria comer até os ossos dos bois, porque não teria para onde exportar.

    Agora estamos livres também.

    Devemos muito ao trabalho que nós fizemos, e agradeço aqui especialmente à Senadora Kátia Abreu, que, na época, era Ministra, e à ex-Presidente Dilma, que nos ouviram bastante. A Kátia foi incansável nesse aspecto. Ao pessoal da Aderr, que é o departamento de defesa animal do meu Estado, que se empenhou. E Roraima hoje está livre da febre aftosa.

    Hoje tivemos uma grande vitória, Senadora Ângela Portela, porque a mosca da carambola era um empecilho à exportação das frutas no nosso Estado. Aí, nós lutamos muito com isso. Fizemos reunião no Conselho Nacional de Segurança, trouxemos o Estrella, do Estado de Roraima, que é da Aderr. A Patrícia também veio para cá. Somamos, lutamos todos os dias e, hoje, graças a Deus, conseguimos um grande avanço. O Ministério da Agricultura, na pessoa do atual Ministro, Senador Blairo Maggi – também devo muito à Kátia –, nos ajudou nisso. E conseguimos hoje.

    Quero agradecer também ao pessoal que compõe a Diretoria de Departamento de Sanidade Vegetal, no Ministério da Agricultura. Hoje foi feita a Resolução nº 3, datada do dia 15, mas publicada hoje no Diário Oficial.

    No meu Estado, dos 15 Municípios, quatro ainda estão na quarentena da mosca – Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia, parte de Bonfim e parte de Boa Vista. Todas as demais áreas do meu Estado estão livres para poder exportar a sua produção. Isso é um ganho importante para o Estado de Roraima, porque passa com isso a poder ganhar quase que anualmente recursos, com a exportação, que vão entrar no PIB do nosso Estado – cerca de R$100 milhões. Então, era um recurso que estava sendo perdido num Estado que vive praticamente do contracheque.

    Então, quero agradecer o empenho ao pessoal da Aderr. Quero agradecer ao Ministério da Agricultura, que teve essa sensibilidade.

    Com isso, a gente dá quatro passos importantes, porque eu trouxe na mala a preocupação energética, a preocupação da febre aftosa, a preocupação do Parque do Lavrado, a preocupação da mosca da carambola. Então, hoje, eu posso dizer que, em menos de três anos de mandato, a gente conseguiu um grande avanço. A mosca da carambola há oito anos perdurava no nosso Estado; a febre aftosa, há 50 anos; o Parque do Lavrado era outro empecilho.

    Então, Roraima começa a tirar os gargalos para que realmente possa aumentar sua produção, mudar sua matriz econômica e avançar rumo ao crescimento e ao desenvolvimento, tão importantes para o nosso Estado.

    Fico feliz quando a gente usa o mandato de Senador para ajudar a destravar o Estado de Roraima.

    Hoje, para mim, é um dia muito importante.

    Por outro lado, Sr. Presidente, também fiquei sabendo ontem que, aqui, nós temos vários materiais, equipamentos, munição, etc., mais de 700kg de materiais importantes para o bom trabalho do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do meu Estado. E esse material está, há quase um ano, disponível ao Governo do Estado, que não teve nenhum interesse em levá-lo. Enquanto isso, Roraima vive um momento de total insegurança, de total desaparelhamento tanto do Corpo de Bombeiros quanto da PM. Ontem nós iniciamos aqui um ofício ao Comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato, e hoje já tomamos conhecimento de que esse equipamento já se encontra na base aérea e vai ser todo ele encaminhado ao Estado de Roraima.

    Então, quero agradecer ao Comandante o atendimento do pedido que fizemos para que realmente esses equipamentos cheguem ao Corpo de Bombeiros do meu Estado e à Polícia Militar.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2018 - Página 20