Pronunciamento de Roberto Rocha em 16/05/2018
Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do ex-Senador Epitácio Cafeteira e apresentação de condolência a sua família.
- Autor
- Roberto Rocha (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MA)
- Nome completo: Roberto Coelho Rocha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do ex-Senador Epitácio Cafeteira e apresentação de condolência a sua família.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/05/2018 - Página 88
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EX SENADOR, EPITACIO CAFETEIRA, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
O SR. ROBERTO ROCHA (Bloco Social Democrata/PSDB - MA. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, muito brevemente, de igual modo, quero cumprimentá-lo pelo esforço de estar prestigiando os projetos que dizem respeito à segurança pública no Brasil e cumprimentar também – claro – o Senador Anastasia, pelo brilhante relatório que fez.
Senador Eunício Oliveira, nosso Presidente, quero fazer aqui o registro lamentável de um requerimento que apresentei à Mesa a pouco, que é um voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Epitácio Cafeteira, apresentando condolências a sua família.
Cafeteira faleceu no último domingo, dia 13, depois de longa enfermidade, aos 93 anos. Natural de João Pessoa, na Paraíba, o Senador Cafeteira chegou novo ao Maranhão, onde iniciou sua atividade profissional como funcionário do Banco do Brasil. Ao longo de sua vida exerceu, com brilhantismo, todos os principais cargos eletivos, graças à notável capacidade de empatia e comunicação com o povo mais humilde, que o tornou uma das principais lideranças populares da história do nosso Estado.
Cafeteira notabilizou-se, na política, pela extraordinária capacidade de falar à alma do povo, com uma retórica direta e envolvente, uma verve cortante que lhe rendeu fama e o carinho do povo.
Eleito para o Senado, aqui nesta casa cumpriu seu destino político com enorme sacrifício pessoal, mercê de problemas de saúde de que muitos nesta Casa foram testemunhas.
Apresento, portanto, este requerimento para que o Senado Federal possa expressar, em meu nome e em nome de todos os Senadores desta Casa, os nossos mais sinceros votos de pesar pela perda do destacado político brasileiro Epitácio Cafeteira.