Discurso durante a 72ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários a respeito da possibilidade de suspensão da energia elétrica fornecida pela Venezuela e de outras questões referentes ao fornecimento energético no Estado de Roraima (RR).

Autor
Telmário Mota (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Comentários a respeito da possibilidade de suspensão da energia elétrica fornecida pela Venezuela e de outras questões referentes ao fornecimento energético no Estado de Roraima (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2018 - Página 13
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • APREENSÃO, POSSIBILIDADE, SUSPENSÃO, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, DESTINO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GESTÃO, MICHEL TEMER, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PREJUIZO, DIPLOMACIA, ENFASE, INFORMAÇÃO, AUSENCIA, PAGAMENTO, ENERGIA, IMPORTAÇÃO, FAVORECIMENTO, CENTRAL TERMOELETRICA, FUNCIONAMENTO, OLEO DIESEL, DEFESA, LIGAÇÃO, SISTEMA ELETRICO, ENTE FEDERADO, MANAUS (AM), UTILIZAÇÃO, ENERGIA EOLICA, ENERGIA SOLAR, DESAPROVAÇÃO, POLITICA, AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA (ANEEL).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Moderador/PTB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Srª Presidente, Senadora Ana Amélia. Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores e telespectadoras da TV Senado, ouvintes da Rádio Senado, Roraima corre o risco de um grande apagão. Infelizmente, eu temo que isso venha a acontecer.

    Sabemos que forças obscuras fazem de tudo para impedir que Roraima se interligue ao Sistema Interligado Nacional, através das linhas de transmissão até Manaus. Sabemos, Srª Presidente, que Roraima é abastecida de energia muito cara produzida por usinas termoelétricas poluentes e atrasadas.

    Sabemos também, Srª Presidente, que Roraima depende, em parte, da energia barata que vem da Venezuela, sem que o povo tenha benefício desse baixo preço.

    Sabemos que o Governo Temer está agredindo a Venezuela em fóruns internacionais, rompendo velhos acordos que tinha com a Venezuela, como acordos da Unasul, e quer expulsá-la do Mercosul.

    Não quero defender a Venezuela – longe disso –, mas sabemos que, mesmo que não gostemos de nossos vizinhos, temos que tratá-los bem e não podemos jogar pedra neles, porque eles podem reagir, especialmente quando dependemos deles.

    Agora têm surgido boatos, Srª Presidente, de que o Governo Temer pode não fazer pagamentos à Venezuela referentes à energia que compra para o abastecimento de Roraima. Se isso for verdade, será mais um desastre para o nosso Estado decorrente da política com relação à Venezuela por parte deste Governo infeliz.

    O primeiro foi a crise de imigração causada pelo espalhamento de promessas e boatos vindos do Governo brasileiro e de alguns políticos de Roraima de que aqui os venezuelanos que fugiram de seu país teriam casa e renda garantidas pelo Estado. Houve uma promessa da Prefeita do MDB, que se reuniu com dez ministros aqui e chegou lá oferecendo aluguel de R$700 a R$1,2 mil, alimentação e interiorização. Isso naturalmente foi uma chama neste momento de grande crise por que passa a Venezuela. Sabemos o que aconteceu depois dessa irresponsabilidade.

    Se perdermos nosso abastecimento de energia por causa dessa política irresponsável, vamos fazer o quê, Senador João Capiberibe? Nada. Vamos ter que ficar no escuro, aguentar apagões e racionamento no Estado, pois, em razão do obscuro bloqueio de nossa ligação com o Sistema Elétrico Nacional, estamos dependendo do abastecimento caro e insuficiente de termelétricas a diesel para complementar a energia que compramos da Venezuela. Agora, eu me pergunto: será que os donos dessas termelétricas e quem lhes vende ou transporta o diesel têm interesse em que Roraima se interligue ao Sistema Elétrico Nacional? Sabemos que, por muitos anos, ganharam centenas de milhões de reais com essa situação de isolamento de Roraima. É claro que eles não têm interesse em que Roraima se interligue ao Sistema Elétrico Nacional. Acho que isso explica muita coisa, não acham? Essas pessoas são inimigas do povo de Roraima e estão nos levando a um alto risco de apagão. São gananciosos e irresponsáveis.

    Roraima poderia estar com a energia muito mais barata, com todo o interior e áreas rurais iluminados, se estivéssemos interligados ao Sistema Elétrico Nacional através de uma simples linha de transmissão até Manaus. Já venho alertando sobre isso há anos. Inclusive eu tinha feito um acordo com a ex-Presidente Dilma para que a linha de transmissão fosse construída.

    Infelizmente, após a queda dela, o novo Governo mandou enterrar o projeto do linhão de transmissão. Não vai mais construir a linha de transmissão. Inventam desculpas esfarrapadas para sua inação.

    Os políticos do Estado que, sabemos, são muito influentes no Governo Federal, ao invés de dar uma solução, criam falsas promessas.

    A mais nova falsa promessa é uma proposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cujos diretores foram na sua maioria indicados pela Base do Congresso que está aí e que tem total afinidade com as propostas deste Governo.

    Em vez de construir uma simples linha de transmissão entre Roraima e Manaus, eles agora inventaram uma reunião para discutir a possibilidade de Roraima virar cobaia de um experimento de energia renovável e limpa pelos próximos cinco anos. Ora, ora, ora, por cinco anos?

    É claro que isso é uma desculpa para atrasar por muito mais tempo a construção da linha de transmissão que Roraima precisa para não ter apagão e para ter sua energia barata e limpa. Roraima não quer ser cobaia de experimentos mentirosos, experimentos inventados para nos iludir e não para serem realidade. Dizem que o experimento é para que Roraima seja um modelo de adoção de novas tecnologias de produção de energia limpa e renovável, ou seja, energia solar e eólica.

    Também sou um grande defensor de energia solar e eólica em Roraima, mas sei que Roraima só terá grandes investimentos em energia solar e eólica depois que tivermos a linha de transmissão com o Sistema Interligado Nacional. Por quê? Porque as energias solar e eólica dependem da natureza. O Sol é forte em determinados momentos do dia e depende também das nuvens. O vento não venta quando queremos. Sabemos que o consumo de eletricidade varia muito durante o dia. As indústrias e comércio funcionam de dia; a iluminação, à noite. No fim da tarde, há o horário de pico de consumo, quando a indústria e o comércio estão funcionando, e a iluminação já está ligada. Nesse horário, não há Sol. Nesse horário o vento pode estar fraco. Na madrugada, quase não há consumo de energia. Nesse horário, pode estar ventando muito. Ao meio-dia, a energia solar está no seu máximo, mas as casas e as ruas não precisam de iluminação, e a indústria para suas máquinas para o trabalhador almoçar.

    Se continuarmos isolados do Sistema Elétrico Nacional e depender de energia eólica e solar, haverá horários do dia com muita energia sem comprador e horários em que queremos consumir energia, mas não haverá produção por falta de vento ou do próprio Sol. Mas, se estivermos interligados ao Sistema Elétrico Nacional, isso deixa de ser um problema, porque o Sistema Elétrico Nacional tem grandes hidrelétricas que podem acumular energia quando o consumo fica abaixo da produção e liberar essa energia em forma de água represada quando a produção está abaixo do consumo. Roraima não tem grandes hidroelétricas para isso, tem que se interligar ao sistema nacional para poder ser um grande receptor de investimentos em energia eólica e energia solar.

    Nenhum investidor vai investir em energia eólica ou solar em Roraima, se depender do consumo só no nosso Estado, sem a linha de transmissão, porque, se o vento ou o Sol resolverem aparecer ao mesmo tempo e quando o consumo estiver fraco no Estado, não terão para quem vender a energia deles e perderão dinheiro. Alguém conhece investidor que rasga dinheiro? Eu confesso que não conheço.

    Os investidores vão exigir a linha de transmissão para poderem investir em Roraima, para poderem vender energia no Brasil, caso haja excesso de vento e Sol ou baixo consumo em Roraima.

    O que me deixa mais indignado é a desfaçatez dessa tentativa de querer colocar Roraima como cobaia de um modelo que sabemos que nunca será implantado. Isso é só uma desculpa para atrasar por mais cinco anos a interligação ao Sistema Elétrico Nacional e assim não acabar com o lucro fácil dos donos das termoelétricas de Roraima.

    O mais ridículo de toda essa história é que o objetivo dessa reunião da Aneel, que diz querer transformar Roraima em cobaia, é fazer com que o Estado se abasteça de energia limpa, renovável. Ora, se Roraima se interligar ao Sistema Elétrico Nacional, imediatamente ficará abastecida com energia renovável, porque o Sistema Elétrico Nacional é um dos mais limpos do mundo, já que 85% da energia elétrica nacional é de fontes renováveis, limpas! E mais, como já disse, só com a interligação ao Sistema Elétrico Nacional, poderemos realmente atrair investimentos em energia solar e eólica para o Estado de Roraima.

    Ou seja, essa reunião da Aneel é puro engodo e enganação. Eu só consigo ver uma razão para isso: preservar os imensos lucros de quem produz energia cara e suja com as termoelétricas a diesel de Roraima, assim como os vendedores e transportadores desse diesel.

    A reunião da Aneel para transformar Roraima em um modelo de energia renovável em cinco anos tem, na verdade, como objetivo verdadeiro o contrário: manter Roraima dependente de energia suja e cara por mais cinco anos.

    Agora eu pergunto: quem são esses poderosos que lucram com produção de energia das termoelétricas caras e sujas e com o diesel usado nelas e que inventam essa cortina de fumaça para evitar discutir a linha de transmissão entre Manaus e Boa Vista, em Roraima? Será que eles se preocupam com o povo de Roraima, que paga caro para sua energia, quando tem e ainda está agora correndo sério risco de sofrer com apagão?

    Nosso povo exige respeito e transparência. Nosso Estado não é propriedade de nenhum barão. Precisamos de uma nova Roraima, mais próspera, mais humana, onde o povo decida por si mesmo seu futuro. Roraima não pode ser cobaia de especuladores. Roraima precisa se interligar, porque Roraima também é Brasil.

    Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2018 - Página 13