Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Protesto contra o aumento diário no preço do combustível no Brasil.

Autor
Valdir Raupp (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Protesto contra o aumento diário no preço do combustível no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 41
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL, BRASIL.

    O SR. VALDIR RAUPP (Bloco Maioria/PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Eu tive vontade de fazer um aparte ao Senador Jorge Viana, mas já estava concluindo o seu pronunciamento.

    Enquanto o Senador sobe à tribuna, eu vou falar um pouco sobre este assunto também.

    Eu falei hoje, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, numa reunião pela manhã, que ninguém aguenta mais, Senador Jorge. Ninguém aguenta mais.

    Qual a comparação que eu faço? Os juros estão caindo, e os bancos estão tendo altos lucros. A inflação nunca esteve num nível tão baixo nos últimos 30 anos, como está agora. Se a inflação está baixa e os juros estão caindo, Senador Maranhão, por que a gasolina está com essa disparada de alta que não para mais?

    Eu cheguei até a pensar, Presidente Cássio Cunha Lima, alguns meses atrás, que deveria haver uma escalada de baixa e não de alta. E não para de subir. Quando eu imaginava que haveria uma escalada de baixa no preço do combustível, o combustível não para de subir.

    Aí vêm aqueles vídeos para poder, inclusive, tirar onda com os políticos, em que se carregam carretas de combustível nas refinarias no Brasil e levam para a Bolívia a centavos de real o litro dessa gasolina.

    Então, não dá. Eu acho que chegou ao limite extremo. Essa paralisação que está acontecendo hoje nas rodovias até demorou, porque ninguém aguenta mais. A verdade é essa. Não é razoável, não está sendo razoável o preço dos combustíveis no Brasil hoje.

    Então, quero aqui colaborar, contribuir com a fala do Senador Jorge Viana.

    Eu sou da Base do Governo, mas eu tenho de me contrapor àquilo que é contra a grande maioria da sociedade brasileira. E essa questão da escalada da alta do preço do combustível é contra a grande maioria da população brasileira. Essa é a verdade.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 41