Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o aumento excessivo do preço dos combustíveis no país.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Preocupação com o aumento excessivo do preço dos combustíveis no país.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 65
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • APREENSÃO, MOTIVO, EXCESSO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL, LOCAL, BRASIL.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, eu também quero trazer um adendo sobre o tema.

    De fato, é um absurdo. De julho de 2017 para cá, foram 115 reajustes, com 57% na gasolina; 57% no diesel; 70%, só em 2017, no botijão de gás. Eu chamo atenção, Senador Jorge Viana: 1,2 milhão de pessoas estão voltando a cozinhar com fogão a lenha, havendo gente acidentada com queimaduras, cozinhando com álcool.

    E o mais grave, Sr. Presidente – e eu queria que o senhor prestasse atenção só a este dado, o nosso ex-ministro conhece o assunto –, é que o preço do diesel no Brasil está 50% mais alto que o preço do diesel no mercado internacional. Esse é um problemaço! A que isso está levando, Senador Jorge Viana? Nós estamos virando exportadores de petróleo bruto e estamos importando diesel dos Estados Unidos, porque o daqui está muito caro! Para se ter uma ideia, entre 2015 e 2017, nós importávamos 41% do diesel dos Estados Unidos; agora, são 82%. Então, essa tese de que o preço está variando de acordo com o mercado internacional, no caso do diesel, é furada!

    Eu queria chamar a atenção para isso, porque eu acho que a imprensa está cobrindo de forma muito superficial o tema e acho que é preciso, como falou o Senador Otto, que todos nós atuemos com velocidade neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 65