Pela ordem durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a necessidade de aprimoramento da Lei da Delação Premiada.

Autor
José Medeiros (PODE - Podemos/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
LEGISLAÇÃO PENAL:
  • Comentário sobre a necessidade de aprimoramento da Lei da Delação Premiada.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 67
Assunto
Outros > LEGISLAÇÃO PENAL
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO FEDERAL, OBJETO, REGULAMENTAÇÃO, DELAÇÃO PREMIADA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PODE - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Obrigado, Sr. Presidente.

    Sr. Presidente, muito me honra, eu estou aqui do lado da Senadora Serys Slhessarenko, uma mato-grossense de Chapecruz. Mas mais do que isso, Sr. Presidente, há poucos dias eu assisti ao programa Conversa com Bial e tive a honra de ver o produtor José Padilha dizer que fez o seriado O Mecanismo inspirado na lei da Senadora Serys Slhessarenko. Ela, quando fez a Lei das Organizações Criminosas, colocou um dispositivo, que foi a Lei da Delação Premiada. Essa lei, embora precise ser aprimorada, possibilitou, de certa forma – não que fosse essa a intenção dela –, que ela lavasse a alma, Sr. Presidente, porque ela era Senadora nata, na eleição de 2006, 2010, e o PT simplesmente tirou a candidatura dela.

    A ironia do destino, Sr. Presidente, foi justamente a lei que a Senadora Serys fez: uma bomba de efeito retardado que possibilitou, hoje, que toda aquela cúpula que acabou com a sua candidatura estivesse presa.

    Mas, Sr. Presidente, dito isso, queria fazer essa homenagem a ela e dizer que nós precisamos... Essa lei precisa de aprimoramento porque tem sido usada por pessoas, como o ex-Procurador Janot, para poder fazer acordo com bandido e mandar bandido para Nova York.

    Então, eu queria fazer este registro aqui da Senadora Serys, fazer esse desagravo, porque ela foi uma companheira que era para ser Senadora até hoje, Sr. Presidente, se não fosse a sacanagem que o PT fez com ela lá em Mato Grosso.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 67