Discurso durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da necessidade de convocação do Presidente da Petrobras, Sr. Pedro Parente, para prestar esclarecimentos junto à Comissão Mista do Congresso Nacional sobre a política de aumento de preço dos combustíveis no país.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA:
  • Defesa da necessidade de convocação do Presidente da Petrobras, Sr. Pedro Parente, para prestar esclarecimentos junto à Comissão Mista do Congresso Nacional sobre a política de aumento de preço dos combustíveis no país.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2018 - Página 71
Assunto
Outros > ECONOMIA
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, CONVOCAÇÃO, PRESIDENTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PARTICIPAÇÃO, COMISSÃO MISTA, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, RELAÇÃO, POLITICA, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL, LOCAL, BRASIL.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Parlamentar Democracia e Cidadania/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, para contribuir com o gesto de V. Exª e do Presidente da Câmara, que constituíram essa comissão mista, embora eu concorde com a opinião do Senador Otto Alencar de que nós precisamos de uma intervenção imediata. Aliás, com todos os erros do Ministro Levy, não saía desta Casa, não saía do gabinete do Presidente do Senado Federal o Ministro da Fazenda, debatendo com o Senado Federal diversas medidas para melhorar a produtividade, para melhorar a situação econômica do País.

    Agora não se alcança o poder. O Sr. Pedro Parente decidiu, num planejamento estratégico, chamado, da Petrobras, que ia acabar com as refinarias da Petrobras, ia acabar com as Fafens no Brasil e está implementando o seu projeto, e, segundo falam, recebeu carta branca do Presidente da República.

    Ele, então, hoje, é o Pedro imperador. Ninguém toca no Pedro Parente. Ele não se dispõe a conversar com ninguém. Veio para uma reunião com as Bancadas de Deputados Federais e Senadores dos Estados do Nordeste – o Sergipe e a Bahia, atingidos pela sua decisão em relação à fábrica de fertilizantes – todo protegido. Não podia entrar na reunião nem fabricante, nem representação das federações da indústria. Foi preciso intermediar para que essas entidades entrassem na sala.

    E não é possível, portanto, Sr. Presidente, acontecer uma comissão dessas sem a presença do Presidente da Petrobras. Se essa comissão não convocar ou convidar, como V. Exªs queiram, o Presidente da Petrobras, não terá sentido ser realizada, porque o Presidente da Petrobras faz ouvidos moucos para o que fala esta Casa e a Câmara dos Deputados. Ele não está nem aí para nenhum de nós. Ele não está se importando com a opinião do Congresso Nacional. Ele está se sentindo o imperador do Brasil à frente da Presidência da Petrobras.

    Ou esta Casa toma uma providência em relação a isso, ou nós só vamos ver piorar essa situação dos combustíveis no Brasil, que agora chega a essa situação de absoluta inconveniência, que é da dolarização do preço do combustível no Brasil. Não é possível conviver mais com isso e não é possível que nós tenhamos aqui essa reação somente quando atingimos os grandes fornecedores e as grandes transportadoras com o aumento do preço do diesel.

    O povo, em geral, que utiliza, que tem carro, o consumidor comum, está pagando mais de R$5,00 no posto de gasolina, além do que já falado aqui, da dificuldade do povo brasileiro, da maioria da população em poder consumir o gás de cozinha. Mas isso não interessa ao imperador Pedro Parente, porque ele tem, para os carros dele, o combustível pago pelo povo brasileiro, e tem de graça no seu carro, no carro de sua família.

    Portanto, esta sessão, Sr. Presidente, só terá sentido se tiver a convocação ou o convite para que participe o Presidente da Petrobras. Ou ele se dobra a ouvir o Congresso Nacional, ou não tem sentido se realizar essa sessão.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2018 - Página 71