Fala da Presidência durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da sessão especial destinada a celebrar os 50 anos de fundação da Igreja Cristã Maranata.

Autor
Eunício Oliveira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Abertura da sessão especial destinada a celebrar os 50 anos de fundação da Igreja Cristã Maranata.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 12
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/PMDB - CE) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial destina-se a celebrar os 50 anos de fundação da Igreja Cristã Maranata, nos termos do Requerimento nº 262, de 2018, do Senador Magno Malta e de outros Senadores que sequenciaram o Senador Magno Malta no requerimento de proposição desta sessão solene. Inclusive, registro que o Senador Ricardo Ferraço foi o segundo signatário desta solenidade.

    Convido o representante do Presidente da Câmara dos Deputados, que está, inclusive, em uma reunião com cerca de 7 mil prefeitos e vice-prefeitos, no Centro de Convenções. Eu estava lá, fui fazer a abertura. Não é uma praxe, mas eu fiz questão de vir hoje para abrir esta sessão solene.

    Convido o representante da Câmara dos Deputados, designado por S. Exª o Deputado Rodrigo Maia, o Sr. Deputado Federal Carlos Manato. (Palmas.)

    Convido o primeiro signatário requerente desta sessão de comemoração, o Sr. Senador Magno Malta. (Palmas.)

    Convido, para compor a Mesa, o Presidente da Igreja Cristã Maranata, o Sr. Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros. (Palmas.)

    Convido ainda, para compor a Mesa, o Governador do Estado do Espírito Santo, que está aqui conosco, Governador Paulo Hartung. (Palmas.)

    E convido também o Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Sr. José Jacinto Costa Carvalho. (Palmas.)

    Convido todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional Brasileiro, executado e cantado pela cantora Lauriete.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Eunício Oliveira. Bloco Maioria/PMDB - CE) – Eu gostaria de registrar, com muito prazer, a presença dos Parlamentares aqui presentes: Senador Ricardo Ferraço, que, na sequência, depois do autor que assinou em primeiro lugar o requerimento, Senador Magno Malta, fará uso da palavra e será convidado a compor a Mesa; Senador Eduardo Lopes; e Deputados Federais que aqui se encontram: Deputado Jair Bolsonaro, Deputado Gilberto Nascimento, Deputado Izalci Lucas, Deputado João Campos, Deputado Jorge Tadeu Mudalen, Deputado Lelo Coimbra, Deputado Marcelo Álvaro Antônio, Deputado Paulo Foletto, Deputado Evair de Melo e Deputado José Augusto Nalin. E vejo ali também o ex-Governador Renato Casagrande, do Estado do Espírito Santo. Registro com prazer a presença de V. Exª, de quem eu tive o privilégio de ter sido companheiro na Câmara dos Deputados.

    Quero também registrar aqui os demais convidados, pedindo perdão pela omissão talvez do nome de alguns, inclusive de Parlamentares que vejo espalhados por todo o auditório.

    Registro a presença do membro da Academia Brasileira de Letras Sr. Carlos Nejar; e da esposa do Presidente da Igreja Cristã Maranata, Srª Sara Gueiros Dodd. (Palmas.)

    Do Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Sr. Sebastião Coelho; da Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, Desembargadora Hermínia Maria Silveira Azoury; do Juiz Federal Alexandre Jorge Fontes Laranjeira; do Prefeito do Município de São Lourenço, Espírito Santo, Sr. Eleardo Aparicio; da Vereadora do Município de Atílio Vivácqua, do Espírito Santo – esta é uma reunião do Espírito Santo aqui do lado –, Graceli Estevão Silva; do Vereador do Município de São Gonçalo, Eli Dantas de Lima; do Presidente da Igreja Congregacional do Brasil, Márcio Leal; do Presidente do Conselho dos Pastores da Cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Pr. Roberto Oliveira; do Pr. da Igreja Cristã Maranata na Bolívia, Sr. Jorge Niccolas Peredo Flores.

    De pastores, dirigentes e conselheiros da Igreja Cristã Maranata: Sr. Alexandre Melo Brasil, Sr. Amadeu Loureiro Lopes, Sr. Diniz Azevedo, Sr. Eloy Paste Júnior, Sr. Hernandes Gerôncio Pimentel, Sr. Forland da Silva Almeida, Sr. Francisco Ribeiro Lopes, Sr. Gilson Pereira de Souza, Sr. Luiz Fernando Gaspar Pitta, Sr. Mário Pedroza da Silveira Pinheiro, Sr. Wallace Rosseti.

    Do Presidente do Partido Social Cristão, Sr. Pr. Everaldo.

    Todos os que estão neste auditório sintam-se cumprimentados, assim como os que estão lotando o Salão Negro do Senado Federal. Sintam-se todos contemplados.

    Srªs e Srs. Senadores, Srªs e Srs. Deputados, componentes da Mesa, meu querido amigo irrequieto Senador Magno Malta, senhoras e senhores aqui presentes, telespectadores da TV Senado, da Rádio Senado, da internet, que nos assistem Brasil e mundo afora, eu quero, na minha primeira palavra, dizer da minha alegria de estar aqui, quando celebramos hoje os 50 anos da Igreja Cristã Maranata.

    À luz da grande duração das religiões, esse período representaria apenas um breve tempo para a profusão de atividades sociais e eclesiásticas mantidas pela sua irmandade. Tais virtudes, entretanto, merecem ser tão reconhecidas quanto elogiadas e destacadas, dada a expressiva projeção na formação espiritual do povo brasileiro.

    Como sabemos, a Igreja Cristã Maranata é uma corrente evangélica com orientação pentecostal. Fundada em janeiro de 1968, já conta hoje com mais de 9 mil templos em todo o País. Essa aceitação e esse entusiasmo é fruto de um avivamento ocorrido no Brasil, na década de 1960,... (Palmas.)

    quando fiéis de diversas igrejas protestantes tradicionais começaram a renovar o entendimento das palavras do Senhor.

    Nessa teia de novos entendimentos, a palavra "maranata" tornou-se um patrimônio espiritual. A partir daí, a Igreja expandiu-se muito por todo o Brasil e pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Espírito Santo e em Minas Gerais, nas gestões de seus Presidentes Manoel de Passos Barros, Edward Dodd, e Gedelti Gueiros.

    Aliás, eu queria fazer um agradecimento à nossa cantora, que fez aqui um belíssimo canto do nosso Hino Nacional Brasileiro. A ela também o nosso agradecimento.

    E quero dizer que não somente isso, mas graças à Missão Internacional Cristã Maranata, a Igreja também atua em países das Américas, Europa, Ásia e África. Por força desses laços, consegue manter relações de comunhão e cooperação com igrejas do Oriente Médio, Europa Oriental e Ásia Central, além do subcontinente indiano.

    Além disso, a Igreja Maranata é uma congregação atual, moderna, que se utiliza de novas tecnologias para alcançar os seus fiéis onde quer que estejam. Suas transmissões via satélite cobrem do norte do Canadá ao sul da Argentina, praticamente todo o continente americano. Por vezes, o sistema é igualmente empregado para transmissões à Europa Ocidental e partes da Europa Oriental.

    Diante disso e desse monumental trabalho religioso, e para encerrar minhas palavras, gostaria de uma vez mais reiterar nossas mais sinceras congratulações pelo 50º aniversário da Igreja Cristã Maranata.

    Por fim, temos convicção de que o Brasil, laico e religioso, estima enorme apreço pela instituição, destacando sua expressiva contribuição para a retomada de valores que parecem ter sido, lamentavelmente, esquecidos por muitos neste grande e querido País chamado Brasil.

    Eu quero ainda registrar a presença do Senador do meu querido Ceará, ex-Governador várias vezes, grande gestor público, o Senador Tasso Jereissati; da minha querida amiga, companheira, Senadora Rose de Freitas; e do Senador José Medeiros, que também se encontram aqui nesta sessão.

    Agradecendo, mais uma vez a Deus por estarmos todos aqui, concedo a palavra ao primeiro requerente desta sessão solene o subscritor Senador Magno Malta. Tem a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 12