Discurso durante a 74ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar os 50 anos de fundação da Igreja Cristã Maranata.

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a celebrar os 50 anos de fundação da Igreja Cristã Maranata.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 18
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Feliz a nação cujo Deus é o Senhor!

    Um dia de muita glória e um dia de muita graça para todos nós, brasileiros. Mas um dia muito especial para nós, capixabas.

    E aí me permita, Brasil, e me permita o mundo que nos acompanha exercermos aqui o capixabismo, de exercermos aqui a autoestima, porque não poderia ser em outro lugar que não no Estado do Espírito Santo que a nossa Igreja Cristã Maranata fosse criada.

    Estamos aqui para celebrar não o cinquentenário da Igreja Cristã Maranata, meu caro Pr. Gedelti, em nome de quem quero cumprimentar este conjunto expressivo de pastores que o senhor lidera não apenas no Espírito Santo, não apenas no Brasil, mas mundo afora...

    Permita-me cumprimentar D. Jurama. E, cumprimentando D. Jurama, assim como a irmã Sara, cumprimento as mulheres pela presença firme, forte e decidida com que colaboram, compartilham e ajudam na construção da nossa Igreja Cristã Maranata desde a sua fundação.

    Nós não estamos aqui comemorando apenas o cinquentenário da Igreja Cristã Maranata. Nós estamos aqui cumprimentando o primeiro cinquentenário da Igreja Cristã Maranata na presença dos seus principais líderes, mas na presença também de um conjunto muito relevante de pastores e de líderes que representam outras denominações evangélicas, a quem quero cumprimentar na pessoa do Pr. Ely Blunck. Cumprimentando-o, quero estender esse cumprimento a todos vocês. É uma história vitoriosa não apenas em seu desafio evangelizador, mas também em sua obra social.

    Também hoje, dia 23 de maio, o dia em que o Senado da República, a mais antiga instituição do nosso País, faz essa homenagem à Igreja Cristã Maranata, nós estamos também, no dia 23 de maio, comemorando a fundação do nosso Espírito Santo, pois foi em 23 de maio de 1535 que o nosso Estado foi fundado.

    O nosso Estado nasce em Vila Velha, essa extraordinária cidade que faz aniversário, da qual todos nós nos sentidos honrados. E a Igreja Maranata nasce também nessa extraordinária cidade de Vila Velha. O Estado do Espírito Santo e a Maranata, portanto, nasceram e prosperaram a partir de Vila Velha, o nosso berço, terra de valor imensurável na construção da nossa história.

    Nesse dia especial, portanto, abraçamos a cidade de Vila Velha com muito orgulho, cidade em que nós vimos ser fundado o Estado do Espírito Santo, assim como a nossa Igreja Cristã Maranata.

    A Maranata foi fundada em janeiro de 1968, a partir das primeiras reuniões no Bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Ela nasce no Espírito Santo, no Bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Poderia ter nascido em qualquer outro bairro dessa extraordinária cidade, mas nasceu no Bairro Divino Espírito Santo.

    Hoje, já são mais de 9 mil templos em todo o País e com presença definitiva e decisiva em praticamente todos os nossos continentes. Esse crescimento da Igreja evangélica, da Igreja Cristã Maranata se deve, a meu modestíssimo juízo, aos seus estruturados e fundamentados princípios e valores. Uma instituição não alcança o seu primeiro cinquentenário se não for muito robusta, se não for muito bem estruturada em relação aos seus valores, aos seus princípios e aos seus fundamentos – 50 anos não são 50 dias, não são 50 semanas, não são 50 meses; 50 anos são uma vida. E esse crescimento da Igreja se deve, com certeza, a esses valores e a esses princípios e não apenas à sua excepcional obra cristã, mas também à sua obra social, até porque fé sem obra, como ensina Tiago, é morta.

    Eu não sou evangélico, mas eu sou cristão. O que nós precisamos é estar convergentes em torno desses princípios e desses valores. Mesmo não sendo evangélico, mas sendo cristão, eu sou testemunha – dou aqui o meu depoimento como representante do Estado do Espírito Santo – da extraordinária obra evangelizadora e social que a Igreja Cristã Maranata desenvolve no Espírito Santo, que já não é mais fronteira, que já não é mais limite para essa extraordinária obra de Deus realizada pela mão de homens e mulheres.

    Temos a clara percepção – eu, pelo menos, tenho a clara percepção e gostaria de compartilhar com as senhoras e com os senhores – de que o Estado, de que o Poder Público sozinho não dá conta mais de tantas demandas que emanam da sociedade. Nesse sentido, a Igreja Cristã Maranata e as Igrejas – no plural – evangélicas cumprem um papel fundamental na evangelização da nossa sociedade na sua obra social, na promoção de bons princípios e de bons valores e, sobretudo, no resgate fundamental de uma instituição tão violentada e tão atacada nos tempos atuais, que é a família, centro e núcleo da formação de valores, de caráter e de princípio.

    Assim, as igrejas têm contribuído de maneira decisiva para a direção e a governança da nossa sociedade. E a história da Maranata é uma composição de lutas e grandes vitórias em favor dos valores cristãos. Esses primeiros 50 anos atestam o reconhecimento dos capixabas e dos brasileiros a esse papel evangelizador. Não é sem outro sentido que todos nós nos unimos aqui, como Senadores, para fazermos esta modesta homenagem em razão da dimensão e da importância que a Igreja Cristã Maranata tem no seio da nossa sociedade não apenas no Espírito Santo, não apenas no Brasil, mas mundo afora. Em todo o Brasil, os nossos irmãos da Maranata empreendem obras beneficentes e de assistência não apenas educacional, mas moral – e não apenas educacional e moral, também voluntária, meu caro Pr. Amadeu, porque nós estamos diante de uma instituição em que os nossos líderes, em que os nossos pastores exercem esse ministério de forma voluntária. Todos têm a sua profissão e a sua atividade, mas exercem, portanto, voluntariamente, o seu papel na sua comunidade, seja ela onde for, em torno desses princípios e desses valores.

(Soa a campainha.)

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Social Democrata/PSDB - ES) – E eu acho que nós precisamos enaltecer esse princípio do exercício e do ministério voluntário.

    Portanto, é com muita alegria e com muita satisfação que, na condição de representante do Espírito Santo aqui no Senado da República, eu trago uma modesta palavra, porém sincera, de muito reconhecimento, porque muito mais importante que receber qualquer tipo de homenagem é merecer esta homenagem. E, ao longo dos seus primeiros 50 anos, ao longo desse primeiro cinquentenário, por certo, a Igreja Cristã Maranata merece e merece muito mais.

    Vida longa ao nosso querido líder, Pr. Gedelti! Vida longa aos nossos líderes e aos nossos pastores, que, ao lado do nosso Pr. Gedelti, tocam essa obra extraordinária, porque é uma obra coletiva, é uma obra que necessita do envolvimento e do voluntariado de milhares de brasileiros e estrangeiros, que contribuem nessa realização. Por certo, a gratidão precisa ser a memória do nosso coração. A gratidão é a memória do nosso coração. E eu quero externar aqui, como cidadão capixaba, como cidadão brasileiro, como Senador pelo Estado do Espírito Santo, como representante dos capixabas, todo o meu reconhecimento, todo o meu modesto e humilde reconhecimento, mas toda a minha gratidão ao trabalho e ao ministério da Igreja Cristã Maranata em nosso Estado. Vida longa à Maranata! Que Deus nos ajude!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 18