Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à política socioeconômica adotada pelo Governo Federal.

Anúncio do lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Registro da realização da 21ª Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas à política socioeconômica adotada pelo Governo Federal.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Anúncio do lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Registro da realização da 21ª Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2018 - Página 57
Assuntos
Outros > GOVERNO FEDERAL
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, ATUAÇÃO, ECONOMIA, POLITICA SOCIAL.
  • ANUNCIO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, OBJETIVO, DISPUTA, CARGO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MARCHA, DEFESA, MUNICIPIOS.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) – Senador João Alberto, que ora preside os trabalhos, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores, ouvintes da Rádio Senado, os que nos acompanham pelas redes sociais, Sr. Presidente, ontem, nós vimos, através da imprensa, num evento em que o MDB lançou a cartilha intitulada – abro aspas – "Encontro com o Futuro", que Michel Temer, finalmente, decidiu encarar a realidade e anunciou a desistência de sua candidatura à Presidência da República.

    Também pudera, não é? O Presidente mais rejeitado da história contemporânea do nosso País; um Presidente que tem simplesmente uma desaprovação de 82,5% da população; um Presidente que não chega a pontuar 1% nas pesquisas que têm sido realizadas e divulgadas a respeito das eleições presidenciais de 2018. Volto aqui a repetir, ele tem 0,9%, não chega a 1% nas pesquisas de intenção de voto para Presidente da República.

    Com relação à rejeição, é recorde. Simplesmente, de acordo com a última pesquisa da CNT, 82,5% da população brasileira rejeita o Presidente e o Governo que estão aí. Portanto, não restava a ele outra saída senão desistir da pretensa candidatura à reeleição para a Presidência da República.

    Mas, no mesmo momento em que ele anunciou a desistência, porque já está rejeitado pela população – as pesquisas já colocam claramente isso –, ele anuncia que vai apoiar o Ministro da Fazenda, o Sr. Henrique Meirelles, idealizador daquela emenda da morte. Falo da emenda constitucional que paralisa o Brasil por 20 anos, a Emenda 95, de 2016, que congelou os investimentos nas áreas sociais pelos próximos 20 anos. Por isso que é a emenda que paralisa o Brasil.

    Aliás, a cartilha intitulada Encontro com o Futuro, do MDB, não é nada mais nada menos do que uma atualização da chamada Ponte para o Futuro, que foi apresentada durante o processo de ruptura democrática como um programa destinado a resgatar o desenvolvimento econômico e a capacidade do Estado de executar políticas sociais que iriam combater a pobreza, criar oportunidades para todos, etc.

    Hoje estamos vendo exatamente o contrário. Ou seja, depois de aprovadas diversas medidas previstas no programa do golpe, a população brasileira tem hoje convicção de que aquela ponte na verdade conduziu o Brasil para o abismo. A chamada Ponte para o Futuro, repito, conduziu o Brasil para o abismo; conduziu o Brasil ao passado, um passado de desalento, fome e extrema pobreza.

    Hoje, depois de comparar o Brasil real com o Brasil da propaganda governamental, a população brasileira sabe que este Governo que está aí é o espectro de um passado colonial e escravista. No mundo fantástico de Michel Temer, a recessão acabou e o Brasil retomou o crescimento. Mas quais são os dados da vida real? Os dados da vida real indicam exatamente o contrário. Por exemplo, o comemorado crescimento do PIB em 2017, de 1%, foi apenas um espasmo movido por fatores esporádicos como a safra recorde e a liberação de saques do FGTS. Não por acaso o PIB ficou estagnado no quarto trimestre do ano passado e o Banco Central prevê retração de 0,13% no primeiro trimestre de 2018. Segundo dados do Caged, Sr. Presidente, 717 mil empregos com carteira de trabalho assinada foram destruídos entre maio de 2016 e março de 2018. No mesmo período, o índice de desemprego aumentou de 11,2% para 13,1%. O número de brasileiros sem ocupação saltou de 11,4 milhões para 13,7 milhões.

    E devo aqui acrescentar que o índice de desemprego só não é maior porque o desalento com o mercado de trabalho bateu recorde no primeiro trimestre deste ano: 4,6 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego, porque simplesmente não têm expectativa de encontrar, não têm esperança. Entre 2015 e 2017, o número de brasileiros em situação de extrema pobreza praticamente dobrou, saltando de 6,5 milhões para 12 milhões.

    No Governo Temer, o preço do gás de cozinha – minha Nossa Senhora! – aumentou 17%, levando mais de 1 milhão de famílias a substituírem o gás de cozinha pela lenha ou pelo carvão. Desde o início da nova sistemática de reajustes adotada pela Petrobras – julho de 2017 –, o preço da gasolina comercializada disparou, acumulando nas refinarias, por exemplo, um aumento de 58,76%, e o preço do diesel acumulou um aumento de 59,32%, o que provocou, inclusive, a recente paralisação dos caminhoneiros, que se encontram em greve neste exato momento em protesto contra o absurdo que é o aumento exagerado do preço da gasolina.

    Nos governos do PT... No governo do Presidente Lula, as pessoas não só tiveram direito de comprar o seu carrinho como o preço da gasolina era acessível, assim como no governo da Presidenta Dilma. E está aí o preço da gasolina hoje no Governo do golpe.

    Então, Sr. Presidente, eu quero dizer que esse Brasil do desalento e da pobreza, que voltou, do desemprego, que está crescendo, é a realidade que o Governo Temer tenta mascarar. Essa é a tragédia social que o pré-candidato a Presidente da República pelo MDB, o Sr. Henrique Meirelles, terá de defender, porque, afinal de contas, foi ele, Henrique Meirelles, o maestro dessa política econômica que está levando o Brasil ao abismo. Por quê? Porque a pobreza está aumentando, assim como o desemprego, o desalento. E é isso – imaginem! – o que o MDB chama de encontro com o futuro. Pelo amor de Deus! Não dá para levar a sério isso de maneira nenhuma, Sr. Presidente!

    A maioria do povo brasileiro está ficando cada vez mais consciente...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... e as pesquisas mostram isso. Só há um caminho para recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda, e esse caminho se chama Luiz Inácio Lula da Silva.

    Luiz Inácio Lula da Silva continua lutando – juntamente conosco – para disputar as eleições e para ser eleito Presidente do Brasil. Lula é o símbolo vivo de um Brasil que dá certo, de um Brasil que é respeitado no mundo, de um Brasil, Sr. Presidente, que é exemplo no combate à pobreza. Lula é o símbolo vivo de um Brasil que não deixa suas crianças morrerem de fome, de um Brasil que gera emprego e renda, de um Brasil com um pujante mercado de consumo de massa, de um Brasil que investe em educação,...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... de um Brasil (Fora do microfone.)

    que fortalece a integração latino-americana, que fomenta a construção de um mundo multipolar.

    É por isso, Sr. Presidente, que o Partido dos Trabalhadores lançará, com muita alegria, com muita felicidade no seu coração, no próximo dia 27 de maio, em todos os Municípios brasileiros onde o PT está organizado, a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

    Querem interditar e silenciar Lula, para dar continuidade a este programa do golpe, que está trazendo a miséria e a pobreza de volta ao nosso País. Mas nós vamos afirmando a pré-candidatura do Presidente Lula a Presidente da República. Nós vamos, mais uma vez, demonstrar que nós somos milhões de lulas pelo País afora.

(Interrupção do som.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – Tentam aprisionar a maior liderança política do nosso País porque, Sr. Presidente, Lula é a ideia exatamente de um Brasil mais justo; e as ideias – como diz o Presidente Lula – não podem ser aprisionadas de maneira nenhuma.

    Então, quero aqui reforçar, Senador João Alberto, que, no domingo, dia 27, em todos os Municípios onde o PT está organizado, onde existem os simpatizantes, a legião enorme de amigos e amigas do Presidente Lula que querem ver este Brasil feliz novamente, nós lançaremos, sim, a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas próximas eleições.

    Senador João Alberto, só mais um minutinho, porque eu quero fazer um registro sobre a Confederação Nacional dos Municípios, que realiza mais uma importante...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... marcha em defesa dos Municípios brasileiros, a 21ª Marcha, aqui em Brasília, com uma delegação grande de prefeitos e prefeitas lá do meu Estado do Rio Grande do Norte, que saúdo neste momento.

    Quero aqui dizer da alegria com a Conferência Nacional dos Municípios, que, recentemente, elaborou um ranking no qual me coloca como a Parlamentar do Rio Grande do Norte mais comprometida com a agenda municipalista. Fiquei em primeiro lugar, Senador Lindbergh, entre os Senadores que representam o Rio Grande do Norte. Recebi, inclusive, o certificado de Parlamentar que mais aqui tem abraçado, que mais tem defendido as causas que dizem respeito à defesa dos interesses dos Municípios. E faço isso com a clareza que tenho...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RN) – ... de defender os Municípios, porque, afinal de contas, defender os Municípios é defender a população, pois é lá que essa população vive, trabalha, sonha e, inclusive, aspira por uma vida com dignidade e com cidadania.

    Nestes tempos de ataque à democracia, nestes tempos de agenda que subtrai tanto os direitos sociais, de Emenda 95 que congela os investimentos nas áreas sociais, mais do que nunca nós temos que estar aqui vigilantes, reafirmando o nosso compromisso na defesa dos projetos de lei que venham proteger os Municípios e que venham defender a sua população por direito a uma cidadania com dignidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2018 - Página 57